sexta-feira, outubro 25, 2013

O que há sobre a NSA!

Têm vindo a público nestas últimas semanas notícias sobre a NSA, sigla que significa National Security Agency ou em português Agência Nacional de Segurança estacionada em Fort Meade, no Estado do Maryland, nos Estados Unidos da América, essa grande união de estados paradigma da democracia ocidental, daí o estado em que o Ocidente se encontra.

O que faz esta rapaziada? Pergunta, pertinente esta, basicamente esta rapaziada espia. E fá-lo por todos os meios que consiga, incluindo os menos lícitos, conforme o explicitado no sítio Internet da NSA. Coligindo informação, e monitorizando todos os tipos de comunicação. Diga-se que a NSA, foi elevada ao estatuto operacional em 1981, já levando pois uns anitos de bisbilhotice, nessa altura estávamos ainda na Guerra-fria, a Perestroika e a Glasnost, precisariam ainda de quatro longos anos para surgir pois só em 1985 é que o camarada Gorbatchev chegaria ao poder.
Em 1981, o antigo canastrão de Hollywood Ronald Reagan, geria os destinos da liberdade do mundo ocidental, do outro lado mantinha-se um dos dinossauros esclerosados do comunistedo pútrido o camarada Leonid Brezhnev, que morreria no ano seguinte.

Mas voltemos ao atalho para não perdermos as cabras. A NSA nasce para espiar as comunicações, libertando a CIA desse serviço para que a segunda melhor se dedicasse às suas guerras sujas, na América Latina, em África, no Médio Oriente, na Ásia, criando, treinando e armando conhecidos paranóicos como Bin Ladden ou Saddam. Por seu turno a NSA, menos exposta, zelava pelas comunicações que interceptava como e quando queria, espiando inclusivamente os seus aliados da Europa, em que aliás os EUA nunca confiaram e mantiveram desde o problema da Guerra Hispano-americana de 1898, recorde-se o Incidente do USS Maine, e consequente intervenção de tropas dos EUA em Cuba com a intenção de democratizar e libertar a ilha do opressão colonialista de Espanha, para depois fazerem da ilha uma coutada privada dos EUA até 1958 com a tomada do poder pelos barbudos de Fidel.

Entrementes o muro de Berlim desaba, uma nova era de cordialidade parece reinar, e os EUA, precisam de novos inimigos, a NSA passa por um período de adaptação, continuando porém a sua missão de meter o bedelho em tudo o que são comunicações, data de 2000 um programa de recolha e analise de informação que ganhou popularmente o nome de Projecto Echelon, que mais não era que o início da adaptação da NSA à era da informática, este projecto assentou num acordo entre os EUA, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, acordo esse que permitiu à rapaziada da NSA espiar do Pacífico ao Atlântico sem oposição. E falamos de um processo complexo de espionagem e monitorização de comunicações, civis, militares, electrónicas, digitais, de radares e igualmente de contra medidas que obstem à escuta das comunicações pelos potenciais “inimigos”.

A actividade da NSA, só saltou para a ribalta, porque se descobriu através não apenas dos famosos Wikileaks mas também de Snowden, que a NSA anda a espiar não apenas as pessoas insignificantes como a minha pessoa e a pessoa do dilecto leitor, mas também gente dita importante, como se não o fossemos todos, como é o caso da presidente do Brasil Dilma Roussef e mais recentemente a Kaiser Angela Merkel, e vai daí que a titi Angela parece que se irritou e vai pedir satisfações ao Obama. E não esqueçam que os americanos precisam de saber que tipo de tralha, vendem os suiços e os alemães ao Irão, ao Paquistão e a outros países de género, falamos nomeadamente do tráfico de equipamento especializado para tratar urânio e outras matérias do género.

Resumindo, concretamente não se sabe o que a NSA sabe ou não sobre cada habitante do planeta terra, mas há trinta anos que esta agência espia as comunicações das pessoas, anteriormente, eram os telefones, hoje são os emails, os telemóveis, os computadores e as redes sociais tudo a ser coligido e analisado pelo pessoal de Fort Meade, para quê, não sabemos, as desculpas são as mesmas de sempre, garantir a liberdade, combater o terrorismo e por aí adiante, no entanto estamos em crer que existe ali mais do que aquilo que realmente se vê, e também acreditamos que jamais saberemos a verdade.

Portanto da próxima vez que enviar um email com conteúdo pornográfico ou tiver uma suposta conversa sigilosa lembre-se que de dizer olá ao pessoal da NSA! E não confie muito nos Iphones, smartphones e coisas do género, um progama para espiar essas traquitanas custa 50 Euros e existem dezenas deles disponíveis!
 
Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: