domingo, março 18, 2018

A sopeira do Caldas

Quem já viu um congresso de um partido político, viu-os a todos, pouco muda naquela “opera bufa”, mais musica menos música, mais ou menos algazarra histriónica e histérica, mais laranja ou menos azul, aquilo apenas muda a cor do balde, lá dentro bóiam mais ou menos as mesmas patéticas criaturas, os instalados, que enchem os bolsos e a pategada que lá vai encher a sala e fazer de conta, a presumirem muito importância com a fitinha dependurada ao pescoço e ares presunçosos, pobres patetas.
Este fim de semana passado lá apanhamos, bem quem quis apanhou, mais uma estucha televisiva de congresso partidário de um grupelho de extrema direita, a festarola culminou com a reeleição da sopeira catequista que quer ser ministra, abençoada e crismada que foi como líder daquela trupe, foi portanto mais um evento de ir às lágrimas como são todos os deste género.
Foi curioso o discurso da dona sopeira, parecia ela que era uma das esganiçadas das “esquerdas unidas”, ao invés da querida líder das direitas sacristas, fartei-me de rir com aquilo, os fundadores do grupelho, aquela malta mais antiga e empedernida do “pra Angola e em força” e do crucifixo, devem andar às voltas nas respectivas covas, com o discurso da senhora, mais com o tipo de gente que assumidamente faz agora parte do partido.
Os marialvas e peralvilhos mais as tias de adenóides afectados e vozes roucas, andam agora numa roda-viva, parece que lhes estão a tirar o tapete de debaixo dos pés, ó tia agora vamos ter de aturar este tipo de misturas? Perguntam-se os ferrenhos apoiantes do grupelho sacrista, entre Franciscas e Contanças, entre Bernardos e “qualquercoisa” Maria, o Mundo está no fim grita uma vetusta e esganiçada matrona, ao que isto chegou, o mundinho do centro popularucho, está a derrocar e a culpa é da sopeira que se quer colar aos esquerdalhos.
Ele agora é bichos, bichas e trixas, cruz credo ao que isto chegou dirão as ratas de sacristia dessa direita betolas, agastadas com a aparente democratização daquele antro de trauliteiros, que agora se redescobre numa espécie de versão sem glúten do esquerdalho bloco, num fantástico arremedo de humor, sim porque aquilo tudo, aquele golpe de rins programático que ouvi dizer ser um discurso pragmático, esvazia o contexto partidário do bom e velho partidelho sacrista, homofóbico e xenófobo, aproximando-o do resto da maralha politiqueira, sem que ali se distinga nada digno de nota, são mais uns a tentar arear o tacho.
A sopeira arengou às hostes enlevadas, elevando a fasquia, que seguramente lhe vão cobrar, se as urnas não se encherem com cruzinhas no quadrado certo, vi ter alguns dos patetas que ouvimos clamar è perna, dos outros dos que realmente interessam à ali um senhor que foi chutado para euro deputado que ou muito me engano ou está só à espera do dia certo para enfiar a faca na sopeirita.
A sopeira catequista quer ser ministra suprema. Muitos riram, outros acharam que a pobre rapariga resolveu experimentar os efeitos terapêuticos de alguma erva mais atrevida, eu reservo-me, faço-o porque acredito na determinação da senhora, mais ainda acredito na imbecilidade colectiva de um país medíocre, que durante 50 anos comeu o feno dado à mangedoura pelo sacrista de Santa Comba, sem tugir.
Já vestidos de Democracia, fizeram eleger gente de tanta qualidade como sejam o Migalhas de Boliqueime, ou o Engenheiro da Covilhã, só para citar estes, os mais capazes no que toca a dar o truque, não valendo a pena alumiar peças menores como o Cherne ou o valdevinos tornado Provedor.
Conhecendo então esta proverbial e inata capacidade que este povinho nacional tem para escolher medíocres e vigaristas, não me espanta nada que a sopeira do Caldas, veja um destes dias cumprido o seu sonho de se sentar no cadeirão da chefia, se querem que vos seja sincero, sou gajo para votar nela, só para os ver a espumar pela boca, de raiva.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: