sexta-feira, dezembro 19, 2014

O senhor Silva



Pergunto-me, para que servem os milhões gastos pelo senhor Silva em assessores, assessorias, pareceres e por aí adiante, pergunto-me que préstimo têm os milhões que o senhor Silva esbanja em viagens e aviões cheios de convidados, pergunto-me para que precisamos nós desta República.
A propósito da trapalhada do BES, o senhor Silva, na sua qualidade de Sua Excelência o senhor Presidente da República, achou por bem, vir de novo justificar o injustificável, diz a esse propósito Sua Excelência o senhor Presidente da República "Surpreende-me muito aquilo que alguns meios de comunicação portugueses têm dito em relação àquilo que eu afirmei…”, e o que afirmou o senhor Silva? Ora afirmou que, «de acordo com a informação que tenho do Banco de Portugal, considero que a actuação do banco e do governador tem sido muito correcta». Foi apenas isso o que o senhor Silva disse.
Já anteriormente tive oportunidade de escrever, que ao Presidente da República não cabem arroubos de “prima-dona”, nem preocupar-se publicamente claro está, com problemas de empresas privadas, ainda que seja a empresa de um banqueiro amigo que tão generoso foi para a candidatura do próprio senhor Silva, segundo artigos jornalísticos consultados a soma é superior a 150 mil Euros.
O senhor Silva já nos tinha dado a pérola das asneiradas com a trapalhada das acções da SLN e da casinha de praia, algo que o senhor Silva nunca explicou condignamente, os contornos desses dois eventos que se correlacionam permanecem nebulosos, opacos e a cheirar a esturro. No entanto, não contente o senhor Silva, resolveu, na sua qualidade de Presidente da República, tecer loas ao BES uns dias antes do seu descalabro, do descalabro do Banco refira-se, dado que o descalabro do senhor Silva já se deu há muito.
Tarde demais, ao reparar, que afinal cometera uma, mais uma das muitas, grande argolada, o senhor Silva, veio de novo justificar-se, e em linha com todo o seu percurso, veio sacudir água do capote e atirar a culpa para terceiros, em mais um triste exemplo daquilo que um Presidente da República não deve ser, francamente acho que o senhor Silva é um dos maiores erros de elenco da política nacional, e é seguramente até ao momento o pior presidente da triste história desta República gasta e estafada.
Ouvindo as declarações anteriores e actuais sobre o tema BES, proferidas por Sua Excelência o senhor Presidente da República, questiono-me sobre a qualidade dos assessores do senhor Silva. Nunca nesta quarentena de anos de Republica democrática, a figura presidencial, despertou em mim o dó, que o actual detentor do cargo me desperta, é um dor de alma ver a pobre criatura arrastar-se no lodaçal de país que ajudou a criar, lado a lado com o “monstro” de quem foi o pai e muito ajudou a engordar, de trapalhada em trapalhada de equivoco em equivoco, num muito triste espectáculo daquilo que uma figura cimeira, de um país, não pode, nem deve nunca ser.
Confesso que já lhe tive algum rancor, no entanto hoje a única coisa que sinto em relação ao senhor Silva, é dó. Pena muita pena, e algum asco, por ver como é fácil em Portugal, mercê da total falta de uma cultura do mérito e da qualidade, que apareçam sempre Silvas de questionável qualidade e préstimo, que mansamente engordam as algibeiras à conta do erário público sem grandes preocupações e pejo de fazerem as maiores das abstrusidades, cientes que estão da sua qualidade de inimputáveis, que lhes assiste, enquanto seres políticos, é um dó ver este país e a gentinha que manda nele!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: