quinta-feira, novembro 06, 2014

As singularidades de um rapaz de Massamá



Circulava nos nossos tempos de tropa uma daquelas anedotas de caserna, já antiga, que rezava assim; Durante uma cerimónia de juramento de bandeira, os homens desfilavam perante as famílias e a oficialidade, quando a mãe de um dos bravos recrutas, proferiu a seguinte frase arrasadora, olhando para a vizinha do lado, – veja lá a senhora, 1700 homens a marchar e o meu filho é o único que vai certo! – Mãe é mãe.
Ora esta anedota deu azo à frase atirada de chofre quando algum camarada se mostrava demasiado asno e teimoso, “és o único que vai certo”, como forma de fazer ver à criatura que estava a ser um nadita teimoso, mesmo a roçar o jerico.
Era essa frase que eu adorava dizer cara a cara aquele rapaz de Massamá que dizem que é primeiro-ministro de uma república das bananas ali para os lados da Península Ibérica, dizer-lhe nos olhos, «ó rapaz és o único que vai certo». É uma maneira simpática que fazer ver ao pobre diabo egocêntrico, que a teimosia não é boa conselheira e agarrar-se a ela para fazer valer os seus medíocres pontos de vista também não.
Disseram, sobre o pobre rapaz de Massamá, dois dos mais insignes língua de trapo da nossa praça, armados que andam há muito em comentadores isentos, nunca o foram, fazem intrinsecamente parte da quadrilha politiqueira, que o rapazito de Massamá quer ficar na história, almeja portanto ser uma espécie de versão masculina da senhora Thatcher, temos assim portanto o rapaz de Massamá, um verdadeiro furacão político, a querer ficar na história e quiçá chateado por não conseguir.
E tão chateado ando o mocinho, que anda por aí a desancar nos jornalistas e nos jornais que acusa de falta de apoio aos seus delírios e da sua súcia de baralhados a fazerem de conta que são ministros e pior a fazerem de conta que mandam realmente em alguma coisa.
Este pobre rapaz de Massamá, é digno da nossa mais pia e dedicada pena, é um verdadeiro senhor dos Passos cheio de chagas e que carrega penosamente uma grã cruz sobre as costas flageladas pelos mauzões, um pobre rapaz portador de uma luz evidente e salvadora que veio para redimir a sua bolsa, perdão a nossa vida, expiando os pecados dos bandidos gastadores, jamais lhe ouvimos um queixume, uma pieguice que seja, nem dele nem dos seus excelentes, capazes, diligentes e mui competentes lacaios, perdão apóstolos, que com a extrema competência que todos temos visto assinalam o caminho redentor e salvador das pedras aos incréus.
Estamos em crer que este rapaz de Massamá é o cordeiro sacrificial que foi oferecido para ser imolado no altar da grande finança e das falcatruas, bem remissão dos nossos muitos pecados, estamos em crer que neste preciso momento no Vaticano já se trabalha para a beatificação e consequente canonização do futuro santo do panteão nacional, São Pedro de Massamá padroeiro dos velhacos, facínoras, vigaristas, trafulhas, bandalhos e bandidos.
Milagres não faltam, crianças que tinham escola deixaram de ter, jovens que tinham emprego deixaram de o ter, avós que tinham reforma quase deixaram de a receber, foi o milagre do corte das gorduras do Estado.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Menina Marota disse...

Ele ficará na história mas, de certeza, nunca será o D. Sebastião...

Eu colocava-o no altar dos sacrifícios sim... a arder... eheheh