segunda-feira, setembro 29, 2014

A má moeda



Uma vez a propósito de políticos competentes e incompetentes, Sua Excelência o senhor Presidente da República, num raro acesso de humor, escreveu um texto sobre a famosa Lei de Gresham, em que aoque parece a moeda boa expulsa a moeda má, perguntamo-nos como é que o senhor Silva ainda convive com o político Silva e ainda não o expulsou, pensando bem existem dez mil razões para que a Lei de Gresham não seja lá muito apreciada em Boliqueime.
E a propósito de moedas, que dizer desse tostão que vegetava cabisbaixo como secretário de Estado adjunto e a quem Coelho mandava fazer o trabalho sujo de papagaio de serviço, uma história de sucesso que prova que a subserviência dá sempre frutos e a moedinha lá passou de tostão a cêntimo na Europa civilizada.
Inchados de orgulho os pavões parolos alaranjados, vieram tecer loas à grande conquista, iríamos ter um comissário europeu, alguém que estaria no olho do furacão, afinal Juncker teria de pagar o apoio recebido de Coelho, e como o pobre tostão estava um nadita desacreditado e desgastado, mal-amado além de que ao que parece não ter lá muito boa relação com a Teresinha económica, dor de cotovelo ao que parece, Coelho tira-o da cartola e manda-o à Europa, para longe e para não chatear.
Porém Juncker que é um grande passarão rodeou-se de amigos de confiança, e a grande esperança nacional, foi atirada para um pelouro da treta apelidado «Inovação e a Investigação», o homem vai ser o responsável por um orçamento de 80 milhões de Euros, mas é só isso, fica fora da área política. Essa área fica reservada para aqueles que realmente interessam, os comissários indicados pela França, Alemanha e Grã-Bretanha ficam com as principais pastas de competência económica. O francês Pierre Moscovici, antigo ministro das Finanças, será o responsável pelos assuntos económicos e financeiros. O britânico Jonathan Hill, antigo líder dos conservadores na Câmara dos Lordes, assegura a estabilidade financeira, serviços financeiros e mercados de capitais. O democrata-cristão alemão Gunther Oettinger, que na Comissão liderada por Durão Barroso teve a energia, passa para a economia digital, ou seja quem realmente interessa fica com o poder, os outros vão fingir que mandam.
Diz um dito de antanho que «Quem nasceu para dez réis nunca chega a tostão», esse será o caso da pobre moeda, que mercê da sua superlativa subserviência, foi premiado com um cargo dourado, onde se limitará grosso modo ao seu trabalhinho de manga-de-alpaca militante. Ora digam lá que não é tão bom, termos um comissário europeu, melhor que isso só se for um cherne a presidente.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: