terça-feira, outubro 31, 2006

Um Exemplo, exemplar!


Esta notícia saiu há dias num jornal diário, uma notícia pequenina de fim de página, rezava assim; “ Catorze actuais e antigos deputados sul-africanos foram condenados por fraude, depois de terem admitido abusar dos subsídios de viagens concedidos aos parlamentares, segundo um comunicado da Autoridade Nacional de Acusação divulgado ontem. Os arguidos foram condenados a multas entre os 2641 euros e 12.547 euros ou penas de prisão de três a cinco anos”.
Muito bem agora vamos supor que a notícia era sobre Portugal e deputados portugueses, que era publicada no mesmo diário, a redacção da notícia seria radicalmente diferente, vejamos; “ Dois deputados dum lote inicial de catorze actuais e antigos deputados portugueses, foram condenados por alegada fraude, o Ministério Público só produziu prova no caso destes dois deputados, visto que no caso dos outros doze, a matéria de facto, já prescreveu. A condenação surge depois de um período de 5 anos de investigação, 3 anos de instrução e 4 anos de julgamento, em que os arguidos negaram qualquer abuso dos subsídios de viagens concedidos aos parlamentares, afirmando alguns deles tratar-se de uma cabala que atinge directamente a sua honra e o seu bom nome, existindo assim matéria para processar o estado e exigir a respectiva indemnização por ofensas morais, divulgou ontem uma fonte anónima do Ministério público já que o processo ainda se encontra em segredo de justiça.
Os dois alegados arguidos condenados incorrem numa multa de 30 a 300 Euros, ambos já declaram que vão recorrer, da sentença. Prevendo-se que a leitura da decisão do recurso seja feita no prazo de 2 anos, até lá os alegados arguidos mantém todos os seus cargos na Assembleia, visto faltarem somente 2 anos para o fim dos seus mandatos.”
Duas diferenças saltam logo aos nossos olhos, a 1ª é que a notícia portuguesa é maior, porreiro um a zero, a 2ª diferença reside no tamanho dos dois países, eles são um pouco maiores, porra um igual.
É caso para dizer, na África do Sul só demoram um ano a julgar e condenar deputados criminosos, e vocês por cá, quanto tempo mais vão demorar.

P.S. – Contínua ainda por esclarecer aquela questão do tal subsídiozito que os nossos queridos deputados auferem para os transportes públicos que nunca usam, pergunto eu, se não usam não podem apresentar a justificação para receber o subsídio, então porque recebem na mesma, será isto legal?

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

33 comentários:

Anónimo disse...

Pelos vistos, compensa ser deputado em Portugal. Tanto mais que, ao que sei, o deputado português - esse espécime único - goza da chamada "imunidade parlamentar", o que me parece que significa que a Justiça não lhe pode tocar enquanto for deputado. Viu-se com o Pedrosa, por causa do caso Casa Pia: mes esse, pelo menos, lá abdicou da imunidade parlamentar, honra lhe seja feita, pelo menos nesse ponto...

A história que contaste dá que pensar: são tantos os recursos e apelos e mais atropelos que, quando toca de cumprir qualquer tipo de sentença, já passaram tantos anos que ninguém se lembra de nada: nem juízes, nem arguidos, nem nós. E tudo fica impune! Já nem sei porque é que há a mania de continuar a dizer que "o crime não compensa". Nos meus tempos, não era nada assim...

Um abraço

naoseiquenome usar disse...

E depois desta comparação devíamos ter vergonha da actuação da nossa justiça rendilhada!
Sendo certo que quem tem o dever de aplicar a lei lhe não pode fugir e, sendo certo que quem faz as leis é o legislagor, ou seja...


Um abraço.

Anónimo disse...

Barão da Tróia: agradeço muito sinceramente as visitas diárias ao meu blog, uma "paragem obrigatória" na Praia da Claridade, nem sempre retribuídas, razões de saúde, infelizmente, o que peço desculpa. Tento "cumprir", com algumas dificuldades, um artigo diário... e nem sempre dá para visitar os Amigos, mas não estão esquecidos !
Parabéns por este post "Um Exemplo, exemplar!".
Um artigo muito bem feito e por aqui se vê com vai a Justiça neste País... Mais palavras para quê ?... Está tudo dito !
Boa semana.
Um Abraço.
Filipe

Miguel disse...

É dos tais...dá p'ra rir e para chorar. Bem visto!

Velutha disse...

E por este caminho segue a justiça. diz o povo: A justiça tarda mas não falta.Aplicar-se-á em Portugal este provébio?
Beijinhos

antónio paiva disse...

................
somos fecundados alegremente
e lá vamos cantando e rindo
................


Abraço e bom feriado

A Professorinha disse...

Essa questão dos deputados nunca vai ser esclarecida. Vão simplesmente deixá-la cair no esquecimento...

cm disse...

Um retrato fiel do nosso país.

Beijo

Isabel Magalhães disse...

É intrínseco!




somos corruptos por natureza!




deixo um abraço.

Casemiro dos Plásticos disse...

isto em portugal nunca irá acontecer!

Prof disse...

Excelente comparação com um país que alegadamente está num patamar inferior ao nosso. A justiça no nosso país é uma palhaçada, as penas são uma palhaçada... O caso Casa Pia arrasta-se há tanto tempo que quando finalmente sair a sentença alguns dos arguidos já terão morrido...
Fica bem...

Anónimo disse...

como se diz no brasil deu tudo em pizza

Carla disse...

Ando sem tempo e a fugir
Mas vim desejar-te
Um dia a sorrir...

Beijos e bom fim de semana

eu mesma! disse...

Lá a noticia é pequenina e os gajos são condenados. Aqui a noticia é grande, alimentando jornais durante vários anos, o crime é prescrito e os gajos não são condenados.
Quer-me parecer que a culpa é dos jornalistas… ahahahh

Depois a multa cá é levezinha, lá é mais pesadita….
O Senhor engenheiro que anda sempre atento a ver onde pode sacar mais guito, ainda não viu este nicho de mercado… assim como o de acabar as mordomias do subsídio de transporte público…. sempre juntava mais uns euros para diminuir o deficit …

É que lá estão os amigos e… não vá o diabo tecê-las.

sónia disse...

A malta gosta é de pão e circo!

Nunovsky disse...

Acho que o caso dar-se em Portugal seria, neste momento, completamente utópico. Mas não deixa de me provocar alguma supresa o facto de ter acontecido na África do Sul.
Talvez um dia consigamos ver isto cá...quando Portugal já tiver mudado de nome!

125_azul disse...

E por essas e outras o aumento do subsídio de alimentação será de 6 cêntimos para os funcionários públicos, não vá o orçamento de estado desequilibrar-se! Beijinhos

Andreia disse...

Pois. A notícia é maior e mais complicada...

Francis disse...

O povo cala, o povo consente, o povo gosta. Desde que nos dêem um Sôr Prior bom para a paróquia e que faça todos os anos o peditório a Nossa Senhora, o resto não interessa!

o alquimista disse...

É uma festa este nosso país, e vamos nos associando ao que de mais perverso se faz por esse mundo de deus...

Forte abraço

o alquimista disse...

É uma festa este nosso país, e vamos nos associando ao que de mais perverso se faz por esse mundo de deus...

Forte abraço

João Moutinho disse...

O Sr. Barão está a atentar contra a nossa democracia!
:-(
Falar mal de gente tão dedicada...

karla disse...

e desde kd e k se faz justiça como deve d ser em Portugal? Ah, pois é...

beijinhos

Isabel Filipe disse...

COmo eu várias vezes digo ... há muita porcaria que continua a acontecer por aqui por causa das nossas brandas penas ...

bom fim de semana
beijo

Anónimo disse...

Faço a ronda, não por imperativos menos concebíveis, mas porque este blogue é duma estética irrepreensível, comprometido com a beleza da vida, a merecer mais e constantes visitas, porque aqui respira-se serenidade, e sinto-me, dum modo agradável, satisfeito, porque a excelência não tem preço, simplesmente, apreço. Bom fim-de-semana.

Eric Blair disse...

O famoso caso batman!

just me, an ordinary girl disse...

Um dia iremos sair deste buraco, eu acho. Não sei é quando nem como nem para onde iremos a seguir...

Um beijo, e bom fim de semana!!

Cucagaio disse...

Portugal é Portugal, há que marcar a diferença.

Archeogamer disse...

Acho que aqui os nossos amigos políticos ficariam uma vida a pagar as suas deslocações. :)


Cumps Dae.

Diogo disse...

Muito bem visto!

de Matos disse...

Mas ja devia ter percebido que naquele parlamento nada é legal... se as cadeiras falassem...

abrasso e bom fim de semana

Anónimo disse...

se tal exemplo chegasse a Portugal nem república teriamos porque a corrupção vem desde das juntas de fregeusia até a presidencia da república

PsyRules disse...

se fossem só so deputados... essa gente .. cá neste país um gaijo com papel ate pode violar uma cachopa que ainda argumenta que foi obrigado a isso e sai do tribunal com uma indeminização qualquer...

gosto de circo.. por isso cá estou!