quinta-feira, abril 22, 2010

O senhor dos Passos

O PSD, encontrou o seu Sócrates! Passos Coelho do PSD, futuro primeiro-ministro de Portugal, é a versão neo-liberal farçola de centro direita, de Sócrates do PS, na sua versão farçola neo-liberal, pseudo socialista de centro direita. Confusos?
É para ficar confuso, quer nas declarações do congresso quer na entrevista aos sinais de fogacho do escritor, comentador supra sumo da sapiência erudita MST, Passos Coelho, revelou o neo-liberalismo quinta via, versão PSD, inaugurada por Sócrates, depois da terceira via de Blair e do partido e dois sistemas da China. Coelho, opta por privatizar, opta pela fuga Pilatos, ou seja, o Estado lava as mãos destas trapalhadas todas da saúde, da educação e dos transportes, porque inepto e incapaz de colocar tudo nos eixos, mantêm a carga fiscal, se não a aumentar, ficaremos a aguardar, e com o mesmo dinheiro, poderá então continuar a engordar os senhores do sistema, deixando o pobre cidadão entregue aos lobos esfaimados empresariais que esfolarão a seu bel-prazer a massa ignorante do povaréu.
Acho Passos Coelho um tipo capaz, desconfio dele, como desconfio de todos os “apparatchiks”, dos partidos, oriundos das jotas, mas ainda assim, estou disposto a conceder-lhe o beneplácito da dúvida persistente, até porque a sua declaração em relação aos círculos uninominais que me parece muito acertada, vindo ao encontro de uma aspiração pessoal que advogo há muito, será pois uma iniciativa muito bem vinda, pena que não proponha uma ainda maior revisão, que acabe com o despesismo patético deste modelo de Estado, optando por um sistema presidencialista, mais magro, mais em conta para o pais pobre de espírito que somos, no entanto desconfio, porque os barões do PSD, a quem Passos Coelho, deve a sua ascensão, não irão engolir facilmente esta mudança, veremos!
E veremos também, que favores políticos terá Passos Coelho de pagar, será curioso, começar a observar quem aparece atrás a esticar a cabeça, para aparecer no boneco, quando o actual líder aparecer na televisão, para já começou por escolher rapaziada das concelhias que mais o promoveram, começou a pagar em géneros os favores, mas os verdadeiros favores estão ainda ocultos e esses facilitadores estão na sombra, veremos quando chegar o tempo das eleições, confesso-me curioso, também apreensivo se voltar a ver certos fantasmas cavaquistas, se bem que todos sabem que Passos não suporta Cavaco e a recíproca também é verdadeira, daí as recentes declarações do actual líder a elogiar a prestação de Sua Excelência o actual Presidente da Republica,a ver vamos.
Na sequência das loas de presteza, uma espécie de passar a escova para amaciar o pêlo. Não gostei da tentativa de Passos Coelho de descolar Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica do partido a que pertence, até porque, a paupérrima actuação de Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, não conseguiu nunca ocultar a sua identidade politica de social-democrata, o que quer que seja isso da social-democracia. Fico portanto na expectativa, ciente porém que teremos mais do mesmo, que Passos Coelho será a continuação de Sócrates, a continuação das politicas liberais, que por insuficiência de competência, são sempre muito mais fáceis de levar por diante do que as verdadeiras transformações de que o pais realmente necessita. Ainda assim, por ora, saúdo o PSD, por uma boa escolha, Passos Coelho, foi de longe a melhor das hipóteses, terá porém tempos difíceis dado que a julgar pelos semblantes de Rangel e Aguiar Branco no congresso, as navalhas estão embainhadas mas prontas para esfolar qualquer coelho que apareça, tão logo se apresente a oportunidade, uma outra esperança que tenho é de que esta escolha sirva para definitivamente afastar da cena, as personagens nefastas do tempo do cavaquistão, Lopes, Mendes, Meneses e outras criaturas dessa laia, deposito alguma esperança de que isso seja verdade.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: