terça-feira, outubro 10, 2023

Proibir é preciso?

 

Fonte da imagem: https://nypost.com/2016/06/02/yes-you-can-tell-your-kids-no-smartphones/

 

Proibir actos humanos, tem ao longo da nossa História sido um método recorrente de enquadrar as acções humanas, criando um quadro legal que consubstancie possíveis penas para os transgressores, em especial as menos nobres que decorrem de falhas graves que são também, a par das mais nobres qualidades, uma componente do ser complexo que é o Humano.

Recordemos o Código de Hammurabi1, um dos códigos legais mais antigos e completos que se conhece, ditado pelo rei babilónio Hammurabi, que reinou entre 1792 e 1750 a.C. No entanto, e apesar dos muitos códigos legais e proibições neles constantes, a espécie humana, foi e provavelmente será sempre propensa a que alguns dos seus elementos sejam em dada altura os propiciadores da prevaricação, quero com isto dizer que teremos sempre, ladrões, homicidas e até aqueles que furam a “proibição” apenas como acto de desafio.

Introito feito, vamos ao que interessa, recentemente (Julho de 2023), a Unesco publicou um relatório2, onde se advoga a proibição da utilização de smartphones nas escolas, fazendo fé no mesmo relatório, parecem existir provas de que a utilização excessiva de smartphones está intimamente associada a uma diminuição do desempenho escolar, além de que os elevados níveis de tempo de ecrã parecem alegadamente possuir um efeito negativo na estabilidade emocional das crianças, até aqui nada de novo.

Antes de continuar, devo informar-vos que durante uma década, 2001-2011, fui responsável por dinamizar acções formativas, gratuitas, para pais, professores, crianças e jovens, sobre os perigos que se escondiam por detrás daquela aparentemente maravilha da tecnologia que despontava, “a Internet”,“ os elevados níveis de tempo de ecrã” eram já nessa altura uma preocupação, porque juntando o tempo de computador ao da televisão, corríamos o risco de um excesso, em 2011 já nos preocupávamos com telemóveis, consolas de jogos e tablets, infelizmente foi uma década em que andei armado em Santo António a discursar aos peixinhos. Fui um dos pioneiros dessas preocupações, sendo que um desses pioneiros, provavelmente o decano de todos é um bom amigo, cujo projecto3 (vide nota abaixo) vos aconselho a visitar.

O relatório da Unesco, surge sustentado em vários estudos. No que à proibição da utilização de smartphones no espaço escolar concerne, são apresentados três estudos, realizados em três países, Bélgica, Reino Unido e Espanha. Ficamos a saber com o relatório da Unesco que em 2022 um em cada sete países, possuíam legislação que limitava e ou mesmo impedia a utilização de telemóveis no espaço escolar.

O estudo espanhol4, (Beneito, P., Vicente-Chirivella, O. 2020), apresenta uma relação directa, entre a proibição do uso de telemóveis em duas províncias espanholas, com uma subida nos índices de proficiência e sucesso escolar de PISA e uma diminuição nos problemas relacionados com o bullying, o estudo belga5 (Baert et al., 2020), virado para o sucesso académico no ensino superior quando relacionado com a utilização de telemóveis, termina a revisão da literatura sobre o tema sem conclusões claras acerca dessa influência, abrindo a porta à necessidade de novas investigações, um terceiro estudo6 (Beland, L.P., Murphy, R., 2016), estudou a efeito da proibição da utilização de telemóveis em escolas de quatro cidades do Reino Unido, chegando os seus autores à conclusão de que essa proibição tem efeitos diferentes em diferentes tipos de alunos.

A experiência proibicionista já tem alguns anos, mesmo cá em Portugal há escolas onde os telemóveis foram banidos há já muito tempo7, tendo esse afã da proibição chegado recentemente espoletado pelo relatório da Unesco bem como um estudo realizado em Portugal8 no entanto um outro estudo sueco9, revela que quando utilizados com supervisão activa, os telemóveis, parecem não ter os resultados tão nefastos como aqueles que outros estudos sugerem.

Aqui chegados, que conclusão retirar? Pessoalmente é minha convicção que a “proibição” per si, é contraproducente, podendo originar outro tipo de problemas e conflitos, além de propiciar uma ainda mais excessiva utilização, um balanço destas medidas, só poderá ser efectuado daqui a um ou dois anos, após uma investigação que depois traduza os resultados obtidos em indicações sobre possíveis caminhos e estratégias a seguir, a minha convicção fundamento-a em décadas de experiência a estudar esta temática, quer na literatura que vou consultando quer nas evidências científicas que dessas leituras podem ser extraídas, proibir nunca é uma boa solução, neste tipo de situações, prefiro soluções de compromisso, sérias, bem desenhadas e efectivamente levadas com seriedade, espero ter-vos dado ferramentas para que pensem seriamente sobre um problema que existe, coincidentemente no Parlamento discutiu-se o uso de telemóveis nas escolas, com vários partidos a sugerir propostas sobre o tema. Estava em questão um projeto-lei apresentado pelo Bloco de Esquerda onde se propunha proibir o uso de telemóveis durante o tempo de recreio da escola para os alunos até ao sexto ano, o dito projeto-lei foi chumbado pelo PS e pelo PSD10.

Existe um excesso de utilização dos smartphones por parte dos mais jovens, essa é uma realidade indismentível, em particular nesta última década, esse excesso de utilização há décadas que é conhecido, sendo numerosos os estudos que apontam para os malefícios, pessoalmente sou adverso a proibições, porém se descobrirem que proibir, é o método mais eficaz, que serve para fazer crianças mais felizes e mentalmente mais saudáveis, que se proíba então, até fazerem essa descoberta, optem antes por mostrar bom senso.


Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia


Referências:

1https://www.history.com/topics/ancient-middle-east/hammurabi

2 https://www.unesco.org/gem-report/en/node/604

3 https://www.miudossegurosna.net/

4 https://www.emerald.com/insight/2632-7627.htm

5 www.elsevier.com/locate/ijedures

6 www.elsevier.com/locate/labeco

7https://observador.pt/2023/05/27/escola-de-lourosa-proibiu-telemoveis-ha-seis-anos-e-os-alunos-nao-sentem-falta-deles-peticao-online-quer-que-seja-assim-em-todo-o-pais/

8https://www.dnoticias.pt/2023/2/7/347412-estudo-aponta-que-os-jovens-retiram-tempo-a-familia-ao-sono-e-ao-exercicio-para-estar-on-line/#

9 https://www.academia.edu/42819427/Does_Banning_Mobile_Phones_in_Classrooms_Affect_Educational_Results

10https://tek.sapo.pt/mobile/equipamentos/artigos/ps-e-psd-dizem-nao-a-proposta-de-proibicao-do-uso-de-telemoveis-na-escola?utm_source=newsletter_Tek&utm_medium=email&utm_campaign=20231006_numero-de-ciberataques-esta-a-crescer-e-sao-mais-sofisticados-ajudados-por-inteligencia-artificial&utm_content=articles_two_/mobile/equipamentos/artigos/ps-e-psd-dizem-nao-a-proposta-de-proibicao-do-uso-de-telemoveis-na-escola&elqTrackId=a2d35ecfc38f45ad992495fb4ec79278&elq=400947acfd7d4fea9c0ae25755512358&elqaid=9750&elqat=1&elqCampaignId=9322

 

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