sábado, agosto 27, 2022

Peço desculpa...

Hoje vou optar por fazer um acto público de contrição, rogando as mais humildes desculpas a muitos dos meus concidadãos, por actos que este miserando escriba pratica. Eu sei que “as desculpas não se pedem, evitam-se”, esta é uma recomendação do senso comum, que todos nós seguramente já ouvimos, infelizmente os meus ouvidos são de mercador, logo, por tais descuidados aqui me lanço aos pés da misericórdia dos meus concidadãos a quem possa ter ofendido, não quero ter às minhas costas o opróbio da reprovação dos pares, ouvi pois senhoras e senhores este meu lacrimoso e sentido pleito.

Peço desculpa aos senhores automobilistas, que tão bem estacionam os seus carripanos em cima dos passeios, peço desculpa por insistir em andar a pé por cima dos passeios, que tão bem ficam com os vossos chaços lá estacionados em cima, muitas vezes, e bem, obrigando-me, bem como a todos os outros vermes parecidos comigo, gentalha que anda a pé por cima dos passeios, vejam lá a lata desta gente, com tanto sítio para andarem, dizia eu que as carripanas bem estacionadas em cima dos passeios nos obrigam, aos tristes e patetas peões, a terem de se deslocar pelas ruas e pelas estradas, gerando consequentemente mais necessidade de pedidos de desculpas, pois, eu bem como todos os outros vermes pedestres corremos o risco de estragar os belos carripanos dos excelsos automobilistas, ao sermos atropelados, além disso provocamos inevitáveis constrangimentos no trânsito, coisa que não se quer, dado as ruas estarem cada vez mais parecidas com extensões de um qualquer autódromo.

Quero também rogar mil desculpas à edilidade cá da terra, porque para combater esta praga da gentalha que quer circular a pé inventaram ruas sem passeios, quero pedir-lhes desculpa porque a mania que tenho de querer circular a pé pelos passeios das ruas cá da terra esbarram com os vossos contentores, sinalização vertical e demais porcarias com que empecilham os já de si exíguos passeios, aqui me penitencio por tamanha ousadia de conspurcar a vossa excelente gestão da mobilidade dos habitantes da cidade, com esta absurda mania de andar a pé, por vezes é ver aqueles patéticos seres de muletas e ou de carrinhos de bebé a terem de fazer autenticas provas de obstáculos ruas fora, porque os passeios estão tão atafulhados de bugigangas que não se consegue por lá circular em segurança, no entanto foram inauguradas com pompa e circunstancia as passadeiras para cegos, o milagre é um cego conseguir lá chegar sem ser atropelado, isto se não tropeçar nos calhaus, das ruelas terceiro mundistas do Bairro da Tróia, esbardalhando-se ao comprido.

Quero também pedir desculpas ao senhores das lojas, que largam os seus caixotes, caixas e caixinhas, reclamos e bugigangas pelos passeios, estando claro está no seu pleno direito de usufruir da via pública sem terem de estar constantemente a serem incomodados nas suas importantíssimas tarefas pelos vermes pedestres, pela velhinha descuidada que esbarra nas caixas largadas a esmo às portas dessas barracas comerciais, pelos apoios das bandeirolas, que agora é moda pespegar pelos passeios, pobres lojistas, que veem a sua seráfica existência incomodada pelos trastes que andam de muletas, de cadeira de rodas ou aquelas tipas que insistem em entupir os passeios passeando os seus fedelhos de carrinho, vejam lá a ousadia, por todos esses alarves pedestres, rogo aos bravos taberneiros, marçanos e lojistas os meus mais sentidos pedidos de desculpa.

São igualmente devidas desculpas aos intelectualmente sobredotados utilizadores de motas e motoretas que tão bom uso dão aos passeios estacionando lá por cima, libertando desse modo o preciso espaço necessário para que ainda mais carros possam entupir as ruas, peço desculpa por de quando em vez esbarrar contra as vossas motoretas eu verme peão me confesso, peço desculpa pela ousadia de sequer pensar que os passeios são para eu andar em segurança, quero igualmente pedir desculpas aos senhores e senhoras que utilizam bicicletas e mais recentemente trotinetas, pessoas que muito bem circulam e estacionam por cima dos passeios, peço desculpa por insistir em andar a pé pelos passeios, confesso sou um cretino, peço pois desculpa por entulhar os passeios com as minhas caminhadas.

Por último, até porque já longa vai a prédica, quero pedir desculpa aos senhores das empresas de energia e de comunicações que precisam dos passeios para plantar os vossos postes, caixas e caixinhas, tornando e bem um suplício a utilização dos passeios, por parte dos imbecis que como eu insistem em acreditar que os passeios são para as pessoas circularem a pé em segurança.

Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

 

Sem comentários: