terça-feira, maio 25, 2021

Berram cabritas no monte…

A semana passada, espoletado pelo infeliz, e não único, caso de Odemira, foram várias as vozes, muitas de oportunistas politiqueiros medíocres, que se levantaram contra o ministro Cabrita, o todo poderoso, estou a brincar o homem é um pobre diabo digno do nosso dó, senhor da Administração Interna.

Ao contrário dos muitos demagogos aproveitadores que zurziram no coitado do Cabrita, apenas a seguir à trapalhada de Odemira, eu há muito, desde que disseram que o homem estava na calha para Ministro com a pasta da Administração Interna, que digo que o excelso cavalheiro é uma nódoa ministerial, o homem não serve para aquilo, é um pateta digno de pena, uma pobre alma que se arrasta ou antes se pavoneia por ali sem se dar conta do ridículo nem das anedotas que nas suas costas os seus “comandados” contam sobre ele.

Eu sei que todos os elencos governeiros têm aquilo a que chamo “ministro anedota”, o governo do senhor Costa, inovou, numa dada altura chegou a ter pelo menos três, no Ambiente pontua um, na Defesa já esteve outro, um pobre diabo, que como se viu com a trapalhada de Tancos, estava tão bem para o cargo como assenta bem uma sela nas costas de uma vaca. O terceiro é o nosso inefável Cabrita, um bonacheirão um verdadeiro comediante e dos bons, afianço-lhes, desta loiça aparece pouca, o homem tem um jeito inato para a trapalhada e uma queda delirante para a bronca, enfim o bom do Cabrita é um dos nossos melhores comediantes.

Invoco para fundamentar o que até aqui disse sobre a propensão do senhor Cabrita para a anedota, episódios tão edificantes e tão terrivelmente esclarecedores, como sejam o bem conhecido caso das famosas “Cabras sapadoras”, outra barracada bem conhecida com o seu dedinho foram as não menos famosas “golas antifumo”, que ardiam só de pensarem em fogo. Num registo mais sério recordar a barracada, ainda actual, do “Siresp” esse logro, a incrivel e patética dissolução do SEF, outra barracada com os helicópteros Kamov, que apodrecem fechadinhos num barracão perdido por aí para ver se ninguém deles se recorda, e mais recentemente as burrices com Odemira e a escravidão dos emigrantes, e o triste episódio das comemorações da vitória do Sporting, todos estes casos são prova mais do que suficiente de que o senhor Cabrita, com eu sempre afirmei, não presta para o cargo. Então ó Chico, dizem vocês, depois disto tudo como é que o Cabrita ainda se aguenta no cargo e o senhor Costa ainda diz que “tem um excelente ministro”?

A resposta é deveras simples, o senhor Cabrita é um “aparatchik”, ou seja um aparelhista, que cresceu na sombra das redes clientelares partidárias, oriundo da JS, amigo de faculdade do senhor Costa, o senhor Cabrita sempre andou pelos alvajares do Poder, nos anos oitenta passa por Macau, que era um feudo particular do PS, para onde eram nomeados muitos dos seus quadros, para encherem bem o bolso de patacas antes de rumarem aos gabinetes governamentais e aos ministérios, resumindo, o senhor Cabrita é um homem do aparelho, um amigalhaço do chefe, logo não sai, claro está.

Pessoalmente nada me move contra o senhor Cabrita, nenhum rancor, animosidade e ou questão pessoal, acredito piamente que o senhor Cabrita seja, uma boa alma, um inteligente e capaz executor de tarefas, uma excelente pessoa, não ponho nada disso em causa, aquilo a que objecto com veemência é ao facto do senhor Cabrita ter qualidades para ser Ministro de uma área tão especializada e sensível como é a Administração Interna, o que claramente não acontece. Que mais não fosse, se as provas anteriores não fossem suficientes, o estado miserável em que se encontram as forças policiais, tanto em meios como em legislação, a completa impunidade em que os criminosos deste país actuam, seriam razões mais que suficientes para afirmar que o senhor Cabrita enquanto Ministro das Administração Interna, não nos serve, tem a criatura, enquanto ministro tanto préstimo como um pente para um careca.

Para terminar perguntem a o senhor Cabrita se é sócio ou já o foi de uma empresa de advogados, que fez a assessoria jurídica do contrato inicial do SIRESP, assinado em 2006 por António Costa. Se tal for verdade, o senhor Cabrita pode ser excelente ministro, da ética, infelizmente, não tem noção alguma do que isso seja.

 

Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

 

Sem comentários: