quinta-feira, abril 09, 2015

Os “presidenciáveis”



As hostes já se movimentam para escolher o próximo ocupante do cadeirão de Bélem, o próximo jarrão decorativo presidencial, que mais valia ser em porcelana fina, sempre o poderíamos vender aos invés de esbanjar rios de dinheiro numa função e num cargo que não servem para nada, e nós país pobre e miserável que há 300 anos que anda de mão estendida na pedincha, bem poderia considerar em exterminar, mas qual quê, os “tachos” e as alcavalas decorrentes da seráfica e republicaníssima função, toldam as vistas e lá fica tudo como em antes.
À direita, perfila-se uma série absurda de nomes, uma dor de alma. Sendo Alberto João Jardim a mais risível das hipotéticas candidaturas. Santana Lopes, excelente candidato, a porteiro de salão de chá, mais que isso não. Com Barroso, o trânsfuga, corríamos o risco de assim que lhe acenassem com um qualquer lugar regiamente pago, se botasse a correr e deixa-se a presidência, é outra anedota.
Marcelo, é um desinteressante papagueador televisivo, mas presidente só se for do clube de coleccionadores de esfregões de palha-de-aço. Infelizmente à direita, o conjunto, dos “presidenciaveis” é de um miserabilismo atroz, Rui Rio, a concorrer, será um desperdício, seria um muito melhor candidato à liderança do seu partido. Se no quadrante da Direita não surgir alguém melhor temo bem que possa surgir outro graveto qualquer.
À esquerda a coisa também não conhece melhores dias, Gama, Roseira, Ferro Rodrigues, Vitorino ou mesmo Guterres, são mais do mesmo, mais dessa pandilha de profissionais da politiqueirice, e disso francamente estou farto. Desconhecem-se por enquanto candidaturas do PCP, sendo uma hipótese Carvalho da Silva, apesar de o mesmo negar o apoio dos seus chefes de sempre.
Neste quadrante esquerdo também não apareceu até ao momento ninguém que valha a pena sequer considerar, é tudo muito mauzinho, demasiado mau para ser verdade, infelizmente a tal Esquerda não está melhor que a Direita, ou antes cada vez são mais iguais até na qualidade absolutamente miserável dos candidatos que hipoteticamente poderão concorrer ao lugar.
Restam os independentes, Henrique Neto e Sampaio da Nóvoa, ambos conotados com a Esquerda e com o já extinto socialismo. Qualquer um dos dois apresenta pergaminhos de excelência, são duas candidaturas quase idênticas que disputam votos no mesmo universo de votantes. Henrique Neto é um velho lutador, um homem de inquestionável competência e dignidade, o único que levantou a voz contra Sócrates, cheio de razão estava. No entanto prefiro o Professor Nóvoa, nunca foi meu professor, apesar de conhecer a sua excelência enquanto pedagogo através de amigos, cuja opinião é consensual em relação às qualidades do homem, mas prefiro o Professor Nóvoa em especial porque sou do contra e porque muita gente no PS já se manifestou contra o apoio do partido a tal candidato, e sempre que os aparelhistas se manifestam contra alguém, é porque essa pessoa vai contra esse tipo de parasitismo que se instalou na sociedade nacional. Ainda que considere que o Professor Nóvoa seja um desperdício como Presidente da República.
A ver vamos o que daqui vai sair, muito depende do resultado das legislativas, e dos congressos que se seguirem e das guerrilhas internas. Depois de Cavaco, a bitola é tão baixa, que estou em crer que até uma marmota empalhada poderia desempenhar a contento o cargo, sendo que, e insisto, aquilo que deveríamos estar a discutir é se faz sentido um país pobre, miserável, falido e completamente em queda, continuar a gastar milhões para manter um cargo de opereta bufa. Era isso que deveríamos todos enquanto sociedade estar a discutir.

P.S. Achei fantásticas as declarações do senhor Pinto, do senhor Lelo e do senhor Jardim acerca do Professor Nóvoa, todos juntos não chegam à sola do sapato do Professor, mas isso é apenas uma opinião maculada pela muita consideração e estima que tenho pelo Professor Nóvoa. 

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: