quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Merkel e os túneis da Madeira

A senhora Merkel, falou a título exemplar, de mau exemplo diga-se, sobre as diatribes construtoras da súcia da Madeira, que utilizaram os dinheiros europeus para transformar a ilha em sucedâneo de gruyere ao invés de apostar num modelo de desenvolvimento sustentável, que criasse emprego e riqueza, apesar de ser uma alusão de gosto questionável, é inegável a razão que assiste à senhora Merkel, as damas odendidas de Portugal pressurosas e fingidas, desataram a vociferar contra a férrea germânica.

O actual presidente do parlamento europeu o também germânico Martin Schulz, declaraou que Portugal ao ir “pedir batatinhas” a Angola, revela o seu declínio enquanto país. Outra verdade que as mesmas damas fingidas vieram condenar, tal como a declaração da sua conterrânea Merkel, também esta pode ser polémica, pode ser ingerência, pode até ser atentatória, da pretensa soberania de Portugal, coisa que perdemos há muito tempo, ainda que ninguém tenha ainda percebido.

Encarar as verdades é sempre muito complicado, é uma coisa muito portuguesa, ninguém, gosta de ouvir as verdades, e ambas as declarações tem muito de verdadeiro. Na Madeira como no continente, os dinheiros dos fundos europeus foram malbaratados em betão, alcatrão e destruição, em obras com derrapagens colossais, com roubos descarados, com enriquecimentos escandalosos, para grande surpresa ninguém foi culpado, nem será. Governos sucessivos, de PSD's e de PS's, começando no grande guru da estúrdia nacional, o Zé de Boliqueime, o iniciador de toda esta miseranda situação, até ao aprendiz de filósofo conhecido por Engenheiro de fim de semana, todos, os senhores dessa corja de incapazes perpeturam as politicas de esbanjamento, hoje é ve-los a carpir mágoas, a dar conselhos e alertas, cambada de hipócritas.

E isso é tão verdade que o resultado está à vista de todos os que sem sofrerem de partidarite e estupidez partidária queiram olhar com olhos sinceros para Portugal, somos hoje um país destruído, que se vendeu por subsídios, cheio de más cidades, e péssimas vilas, com um interior morto e devassado, temos para apresentar auto estradas tão caras que ninguém lá consegue andar e casas a rodos com uma qualidade medíocre que de tão caras também ninguém compra, é isso que temos, o resto são tretas. Essa é a verdade, a verdade de compadrios e amiguismos, de SLN's e BPN's, de Faces Ocultas e trafulhices de toda a ordem em que se esvaíram os dinheiros públicos, os culpados continuam nos cadeirões do poder e ninguém lhes toca.

As declarações de Merkel e de Shulz, apenas pecam por não se assumirem as culposas actuações quer da Alemanha quer da Europa, da Alemanha porque preferiu vender os seus produtos a troco de subsídios, da Europa por falhar no seu projecto solidário o que leva a que Portugal tenha de ir estender a mão para outro lado, podemos certo está condenar as declarações dessas pessoas, mas lá que são verdade são, e até foram bastante simpáticos, porque bem vistas as coisas, continuiamos a ser aquele povo “...que não se governa nem se deixa governar...” como disse o ínclito romano há dois mil e muitos anos! Eu acrescentaria, que este é um povo que nem se sabe governar!


Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

Sem comentários: