quinta-feira, maio 06, 2010

Comissões para lamentar!

O título da croniqueta de hoje, surgiu em conversa com um excelente amigo, que com os seus oitenta e picos anos faz inveja a muito rapaz novo, quer pela argúcia quer pela sapiência, escusado será dizer, que este homem, é um homem simples, que dedicou a sua vida à cultura e à coisa pública, dizer também que não tem iates, nem carro tem, nem casas no Algarve, foi autarca, mas é dos casos raros, de honestidade, por isso vou plagiar aquela sua brilhante tirada, sobre as famosas Comissões Parlamentares.
A febre das Comissões Parlamentares, atingiu o nosso Parlamento! Não soubéssemos nós, que aquele é um local cada vez mais oco e ficaríamos contentes em saber que existem as tais ditas comissões, curioso que estão cheias de gente nova, jotinhas dos partidos, que parecem muito dedicados e empenhados. É vê-los com aqueles ares e esgares de estadão, a fazer figura de muito atentos, valha-nos Deus, é um verdadeiro caso para lamentar, as coisas a que se prestam!
Parecem os meninos no recreio, alias até acredito que os mandem para lá, para isso mesmo, assim não chateiam, os mais velhos. Uns até deixam crescer a barba para parecerem mais adultos e responsáveis, elas vestem-se de avozinha para parecerem mais adultas, enfim, o que escrevo não é falta de respeito aos senhores e senhoras deputados, é apenas a visão que tenho e devo confessar, que não sou o único a pensar deste modo, é verdadeiramente para lamentar.
E afinal, qual é o sacrossanto objectivo destas comissões pretensiosas, alguém o divisa? Não? Ora nem eu, não consigo perceber, por mais tratos que dê à bola para que servem, ou a quem servem estas puras perdas de tempo e estes gastos injustificados, almejam o quê, para além do risível confronto politiqueirote. Não servem para absolutamente nada, excepto, dar recomendações ao parlamento, que as seguirá ou não, são por isso coisas para lamentar estas comissões.
Ao cidadão mais desavisado, poderá parecer que o nome pomposo “Comissão Parlamentar”, poderá ser indício de alguma instituição forte e com poderes, erro crasso, estas comissões para lamentar, podem tanto como uma pata coxa e marreca a tentar atravessar o deserto, não percebo que se gaste tempo e dinheiro do erário público em semelhantes estultices parolas, cujo préstimo é idêntico ao de um abcesso num dente, há porém uma qualidade que devemos ressalvar, a da coerência, estas comissões são coerentes com o Parlamento, ambos servem a poucos e para quase nada, uma, mais uma, situação verdadeiramente para lamentar.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Pata Negra disse...

Está em marcha uma candidatura verdadeiramente revolucionária à presidência da república. Para que ela ganhe dimensão pública suficiente para acordar uma democracia, adormecida nos sofás que estão frente às televisões dos portugueses, é necessário que assines e divulgues, por tudo o que é WEB, a petição "Pata Negra à presidência da República" em http://www.ipetitions.com/petition/patanegra/