quarta-feira, março 03, 2010

Bullying em Mirandela

Num outro blogue que possuo, já agora faço publicidade, http://protejainternet.blogspot.com, onde discorro acerca da problemática da segurança da Internet, não me tenho cansado de alertar para o fenómeno do bulying, e das suas variantes, que rodam todas mais ou menos à volta da violência, quer física quer psicológica, quer ambas.
Hoje o jornal Correio da Manhã, faz referência a um desses casos. Em Mirandela um rapaz de 12 anos ter-se-á suicidado após mais uma sessão de agressões. Foi o culminar de uma situação, que já durava há muito, sendo que no ano anterior, essa criança teria dado entrada numa unidade hospitalar, após ter sido violentamente agredido, por colegas da escola.
O assunto é complexo, o bullying é um fenómeno, complicado, como complicado é o actual universo das crianças. Mais perigoso se torna, quando, como é o caso de Portugal, autoridades, escolas, associações de pais, comissões disto e daquilo, estão completamente alheias ao que se passa verdadeiramente nas escolas, a esse propósito leiam aqui uma reportagem do jornal Sol sobre o tema, reparem que a data é de 2008 salvo erro, mas continua actual, porque daí para cá nada mudou. Também aqui neste bloguelho, tenho vezes sem conta alertado para o facto de que as escolas serem campos de batalha, fui até já acusado de alarmista, o facto é que infelizmente as coisas acontecem.
Em relação ao caso de Mirandela, a questão é a já usual, a Comissão de protecção de Crianças não sabia, alias é raro essa gente saber de alguma coisa o que me faz questionar há já muito tempo sobre a utilidade de semelhante instituição, servirá para quê essa comissão? A associação de pais diz que também desconhecia, claro, esses também as mais das vezes andam mais preocupados nas guerrinhas políticas e em crucificar os professores, do que realmente preocupados com os filhos, por último da escola nem um pio, o que também é normal, porque o clima institucional não é favorável a estas coisas e mesmo que saibam as mais das vezes ou actuam com a maior das irresponsabilidades, também me pergunto par que servem tantas reuniões tantos conselhos pedagógicos e por aí adiante, outras vezes a atitude é titubeante, desresponsabilizando completamente os precoces criminosos que cometem tais actos, ou seja, à boa maneira lusa se de um lado chove do outro faz vento.
Lembro-me de um caso aqui perto, em que alunas mais velhas filmaram as mais pequenas nos balneários e depois andaram a distribuir as imagens pela escola, a escola a pena mais dura que se lembrou foi a de uma repreensão verbal, valha-nos São Pancrácio Salustiano, mais valia estarem quietos e calados do que fazerem esse figura ridícula, pior foi a atitude passiva dos pais, quer das lesadas quer das prevaricadoras, que deixaram tudo assim com os habituais paninhos quentes que nós Portugueses tanto gostamos, há quem chame a isso hipocrisia!
Trago este assunto de novo aqui, para mais uma vez, gritar bem alto a indignação, de alguém que vê este país atulhado de animais de carroça, que preferem enterrar a cabeça na areia a fazer alguma coisa. De uma vez por todas admitam que as escolas são violentas, tratem dessa violência, não escondam o sol com a peneira, façam alguma coisa, reajam, participem, interessem-se, assumam as coisas sem pruridos e falinhas mansas, deixem, de mentir. Hoje foi o filho de alguém, amanhã pode bem ser o seu!
Notícias sobre esta temática:
Aqui!
Aqui!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Anónimo disse...

A história do menino de mirandela realmente deixou-me chocada e acho sim que a escola tem parte de culpa. No entanto o que ouvi dizer é que a mae ia fazer queixa á escola... Mas que mae é esta? Que mae é esta que deixa o filho dar entrada no hospital e nao faz absolutamente nada?! Isto sim deixa-me revoltada, nao sou mae, mas se fosse estes miudos nao ficavam inteiros!!! E os pais de delinquentes assim ja que nao sabem educar que os metam numa casa de correcçao!!!