quinta-feira, janeiro 28, 2010

Um espanto de cerimónia

A televisão estava ligada, num qualquer canal do telelixo nacional, inaugurava-se o ano judicial com a pompa, a circunstância e o estadão costumeiro que por cá se colocam nestas cerimoniazecas insalubres, querendo presumir muito, quando afinal todos sabemos o que a casa gasta.
Remexia nos DVD, descobrindo um, excelente, protagonizado por Rowan Atkinson, não, não é o Mr. Bean, é um DVD da séria Black Adder, aprestando-me para visionar o dito, quedei-me porém estarrecido a ouvir a tal cerimónia, orava, o fleumático Bastonário da Ordem dos Advogados, ali fiquei a ouvir os vários discursos pastelões das personagens do costume.
O excelso Bastonário igual a si próprio conseguiu o prodígio de alagar de cuspo as três primeiras fileiras de ouvintes, dizendo mal de tudo e de todos, sorte a minha que tinha um ecrã pelo meio, o senhor Procurador Geral com o seu fantástico sotaque de merceeiro de Fornos de Algodres, também pouco ou nada adiantou.
Mas a “piece de resistance”, que fez valer o esforço foi Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, desde já vos confesso que não teria rido mais se preterisse esta cómica cerimónia ao DVD de Black Adder, sem dúvida que não. Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, é um dos mais prazenteiros bonacheirões deste país, digno de figurar na história da comédia, alias Atkinson, bem poderia usar os seus discursos para escrever novos episódios de Black Adder.
Vejam lá que foram precisos quase trinta anos, para que Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, percebesse que as leis produzidas em Portugal pouco tem que ver com a realidade do país, e que a qualidade legislativa é de muito pouca qualidade. Uma pergunta assaltou de imediato as minhas fracas e pouco objectivas meninges, por onde tem andado Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, onde tem vivido nestes últimos trinta anos?
Ao ouvir ontem Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, poderíamos, falaciosamente ser tentados a pensar que Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, esteve ausente do país durante a última trintena de anos, afinal não, Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, foi professor universitário, ministro, Presidente de um partidelho politico, Primeiro-ministro e agora “la cerise” Presidente da Republica, num culminar da escalada do poleiro por terras lusas, e por incrível que pareça apenas agora descobriu Sua Excelência o Senhor Presidente da Republica, as evidências que qualquer borra-botas iletrado já à muito que percebeu.
Oh mui iluminadas, doutas e sapientíssimas mentes que temos por mais altos magistrados da nação, oh doutos filhos do Iluminismo humanista, ontem naquela cerimónia, foram proferidos os mais fantásticos atestados de tudo o que significa incompetência, sendo o mais interessante, o facto de que esses atestados foram passados ao Estado, principalmente pelos seus maiores, mais duradoiros e diligentes actores.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: