quinta-feira, outubro 15, 2009

Transplantes Pulmonares a atroz realidade!

Portugal é um daqueles países, que só o é, por mero acaso da história. Porque isto tem tudo para não ser coisa nenhuma, os episódios Kafkianos, a que assistimos nesta gaiola de malucas, bradam aos céus. O caso da «burrocracia» que entreva os transplantes pulmonares é um exemplo atroz de como a inépcia, a incúria e a incompetência campeiam a seu bel-prazer nos corredores esconsos de um suposto país desenvolvido, que disso tem muito pouco.
Este caso é um paradigma, da fantástica teia de cretinice que envolve Portugal, onde uns se escudam nos outros e os que precisam estão sempre completa e irremediavelmente tramados. Ontem fiquei a saber que existe uma unidade de transplantes pulmonares em Coimbra, existe só no papel.
A fazer fé naquilo que ouvi, a tal unidade de transplante, só verá a luz do dia quando a lista de espera para transplante chegar a um determinado número de doentes a necessitar desse tipo de intervenção, ora é certo e sabido que este tipo de transplantes enfrenta um processo muito moroso, onde os doentes precisam de órgãos que sejam não só compatíveis em termos de tipo de sangue, para evitar ainda assim possíveis rejeições, mas também adequados à estrutura física de quem os recebe, é um lento e desesperante processo, que culmina, infelizmente, com a morte de muitos doentes, porque o processo de degradação pulmonar é inexorável, não se compadecendo com burocracias estúpidas, como por cá parece ser a ordem do dia.
O caso relatado é o de uma rapariga de 22 anos, que foi inscrita nessa famosa unidade existente alegadamente em Coimbra, que não pode ir para a unidade de transplantes pulmonares de Santa Marta, porque o protocolo não permite, também não pode ir para a Corunha, onde têm sido transplantados com sucesso bastantes doentes, porque o tal protocolo também impede.
Não existe nenhuma razão lógica e objectiva para que esta pobre moça, não possa ser operada em qualquer lugar do mundo, que lhe permitisse salvar a vida, as únicas razões invocadas, são razões mesquinhas, imbecis e corporativistas de classe e de um Estado cretino dominado por gentinha medíocre e estúpida. Afinal tantos impostos, tantas taxas, tanto choque fiscal, tanta palhaçada para quê?
Visitem este excelente blog, para conhecerem mais sobre esta realidade completamente absurda deste país de mentecaptos e imbecis, onde o absurdo, a vigarice e a falta de inteligência se sobrepõem aos mais elementares direitos do pobre cidadão que teve a infelicidade de cair neste pardieiro. Estou mesmo chateado, esta questão deixou-me de tripas às avessas, que cambada! Que Corja!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: