segunda-feira, outubro 05, 2009

Ridículo e Patético

Comemora-se hoje mais um aniversário da implantação da Republica, goste-se ou não, é uma data significativa da nossa história, no entanto este ano não há cerimónias no local onde primeiramente se anunciou essa mudança de regime, imposta pela força das armas, sempre na senda do endémico atraso, rebelamo-nos contra a velha e decadente monarquia, duzentos anos atrasados dos outros, poderíamos até ter mantido o títere real, como fizeram a nossa vizinha Espanha ou o velho aliado Reino Unido.
Mas não! Resolvemos cortar o mal pela raiz e mandar o real tratante às malvas, hoje sinceramente já não estou muito certo de que tenha sido uma boa decisão, fantoche por fantoche, despesa colossal por despesa colossal, estipêndio imoral do erário público por desperdício vergonhoso do erário público, a bem dizer entre o deve e o haver, tenho muitas reservas, mas enfim, somos um República, das bananas e de bananas é verdade mas uma República.
Sua Excelência o Presidente da República, declarou que este ano, devido à campanha eleitoral, não vai fazer o discurso tradicional na Praça do Município. Descabida e sem tacto, é a única classificação possível para esta decisão. Que tem uma coisa que ver com outra? Será que estes senhores tão doutorados e professorados, não sabiam fazer um exercício simples de pragmatismo, de separação das águas, creio bem que não.
Creio bem que esta é mais uma situação que diz bem da qualidade das nossas elites políticas, então, senhores tão intelectualmente avançados, não são capazes, a bem da estabilidade nacional, a bem do educar das gerações de analfabetos mais recentes, não são capazes de deixar de lado as suas ridículas querelas politiqueiras e assumir a comemoração de tal data.
Triste, ridículo e patético o país que gente de tal semelha tem no leme do desgoverno da sua pátria barca!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: