segunda-feira, junho 20, 2011

O novo Governo de Portugal

O futuro Primeiro-ministro apresentou o seu governo! Fiquei surpreendido, tanto pela positiva, como pela negativa. Passos Coelho foi inteligente na constituição do seu governo, como eu já previra, deixou Catroga de fora e Relvas foi para Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto, talvez não faça grande estrago, como era óbvio, foi à cata de independentes, próximos do PSD, para colorir a coisa e entregou algumas pastas sensíveis ao CDS.
A coisa mais positiva é o trazer gente nova, ter deixado as avantesmas do aparelho fora da carroça, acho que fez muito bem, claro que talvez venha a pagar caro esse topete, no entanto acho que foi uma boa jogada.
Pela negativa, negra que é, aponto dois disparates, o primeiro é Aguiar Branco na pasta da Defesa, vai ser outra dor de alma, vão ser mais quatro anos de adiamento de uma reestruturação séria na Defesa Nacional, porque o senhor Aguiar Branco será mais um apenas para aquecer a cadeira e pouco mais. Será portanto um elemento a menos no governo.
Outro facto negro é a nomeação de Portas para os Negócios Estrangeiros, primeiro porque é um desperdício ter um ministério de negócios estrangeiros, depois porque concordo inteiramente com o General Pezarat Correia, o seu artigo publicado no DN, é coerente com aquilo que penso sobre Portas e sobre a sua actuação. Porta nunca deveria ter integrado este governo, fê-lo impondo-se a Coelho, que pressionado teve de o engolir, Portas, esconde-se nos negócios estrangeiros, para ficar à sombra, aqui pelo menos não compra submarinos, a ver vamos se leva mais 80 mil cópias pagas à conta do erário público.
A menina Cristas na Agricultura, poderá ou não ser bom, não é conhecida, será por hora imune a grupos de pressão, fico na expectativa, Paulo Macedo na Saúde, acredito que ajudará a equilibrar as contas, e a matar o que resta do Serviço Nacional de Saúde, veremos se tenho razão. Miguel Macedo, na Administração Interna, também não me parece grande escolha, sensibilidade e conhecimento da realidade factual das polícias, e outras entidades ligadas a uma área tão sensível e difícil, não me parecem ser o seu forte, não lhe auguro grande prestação, já na Justiça Coelho acertou, creio que Paula Teixeira da Cruz é uma pessoa de mérito reconhecido, resta saber como resistirá aos grupelhos corporativistas. Fico também na expectativa de ver Crato, pessoa que muito admiro pela intervenção intelectual, veremos se conhece realmente a Educação e que propostas trará. No essencial é um bom grupo, descontando umas personagens de somenos importância, afinal este é um governo de gestão do FMI, como os anteriores foram da União Europeia, que é quem afinal manda nisto vai para 30 anos.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: