segunda-feira, abril 25, 2011

25 de Abril!




Este dia 25 de Abril que comemora os 36 anos de libertação do Portugal tacanho da ditadura e atascado numa guerra colonial que esvaía a economia a troco da quimera de alguns interesses instalados, ficará na memória por alguns factos, alguns bem tristes.
Numa primeira tirada de saudar. Sua Excelência o senhor Presidente da República teve hoje um gesto que lhe fica muito bem, levou as comemorações do Abril libertário para Belém, levou também os seus três antecessores para que em conjunto reflectissem sobre este país, esta democracia e este Estado.
Foram discursos narcóticos, o discurso do actual presidente da república, foi um discurso haxixe, mais virado para o sonho, alias Sua Excelência o senhor Presidente da República, referiu a palavra sonho ou sonhar várias vezes, daí eu achar que foi um discurso a puxar para o etéreo. Ramalho Eanes proferiu um discurso Xanax, o seu tom monocórdico e arrastado consegui seguramente adormecer meia plateia, atenta aos seus desvelos históricos.
Soares, atirou-se aos presentes com um daqueles seus discursos, lamechas e irritantes, parecidos com um risco de branquinha, sobe rápido à carola, mas cinco minutos depois já está tudo à toa de novo. Sampaio foi o verdadeiro discurso tinto carrascão, vamos a eles e partimos isto tudo, foi quanto a mim o mais honesto e o mais realista.
Um outro triste facto foi o da não comemoração deste dia na suposta casa da democracia, a Assembleia da República onde os partidos invocaram razões estúrdias e patéticas, escusou-se a dar voz à democracia, enfim fica bem aos partidelhos que temos, esta atitude, bem reveladora da qualidade dos mesmos.
Otelo por seu lado não deixa de me espantar, desta vez confessou que soubesse no que isto ia dar, há 36 tinha-se deixado estar quieto. Não concordo com Otelo, mas compreendo-o perfeitamente, se fora eu, um desses capitães o sentimento seria idêntico.

Ainda assim, VIVA O 25 ABRIL!
Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: