terça-feira, março 15, 2011

15 de Março de 1961 em Angola!

Foi a 15 de Março de 1961, que o inferno desceu aquelas terras de Angola, os avisos tinham sido mais que muitos, a revolta dos pobres agricultores forçados da Baixa do Cassange em Janeiro do mesmo ano e o 4 de Fevereiro, com os ataques em Luanda, tinham sido extraordinários prenúncios do terrível tempo que estava para vir.
Aliás, o 15 de Março, era esperado por todos, Exército, Pide e colonos, suspeitavam de algo que estava no ar, tornando a atmosfera cada vez mais irrespirável, em 1961 ecoavam ainda os ecos das sublevações de alguns povos indígenas em 1946, no entanto naquele terrível mês do ano de 1961, ninguém esperava a barbárie que se soltou.
Não tem cabimento aqui, fazer juízos de valor, sobre as atrocidades cometidas, de parte a parte, os insurrectos fizeram aquilo que achavam certo e as autoridades e colonos responderam conforme, aqui cabe apenas o lamentar das mortes inúteis de tantos inocentes, o lamentar da falta de visão política dos governantes e sociedade de então, cuja miopia e cupidez, tiveram o desenlace hediondo e triste que se conhece.
Pretos e brancos, qual antítese da união da humanidade que se quer e se deseja, enveredaram por um irreconciliável antagonismo que ainda hoje faz mossas na sociedade em que vivemos. Importa lembrar os que caíram, os inocentes e todos os que deram o seu melhor pelas causas em que acreditavam, que descansem em paz!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: