segunda-feira, outubro 11, 2010

Andamos ao sabor da maré!

Somos cada vez mais um país abominável e asqueroso, povoado de imbecis e de rebotalho, senão vejam a tristeza que é esta história do orçamento, impávidos e serenos os politiqueiros rafeiros que nos calharam em sorte, andam por aí com as suas disputazinhas chocas, mesmo os apaziguadores, culpados até ao tutano disto que ora vivemos desempenham a patética tarefa de parecer bem na fotografia, apenas e só.
Os pategos anquilosados, divididos entre os segredos da casa, a novelucha da época e a futebolada, invariavelmente perdidos. Porque nunca perceberam que o mundo avançou a uma velocidade incompatível com quimeras construídas sobre dunas, que ao sabor do vento vão e voltam, assim anda este povo, de embuste em embuste, a cada nova salvadora etapa, a cada novo Sebastião redentor, nos afundamos mais, porque o jogo está viciado. Incapazes de assumir a cidadania plena e participativa, o povaréu cretino continua polarizado pelo agitar das bandeirinhas partidárias, exigindo depois ao Estado que tudo faça, quando ele cidadão que deveria ser participativo e activo se borrifa para tudo.
Caminhamos para a cova com a alegria dos pobres de espírito, guiados pela redentora sabedoria da ignorância, após três décadas de Estado de Direito, continuamos os melhores entre os maus e os piores entre os bons, são expectáveis melhorias neste quadro? Claro que não, mas os optimistas, todos os que ganham acima da tabela e à conta do orçamento acham que sim. Todos os outros a quem doem ao fim do dia de trabalho e que no fim do mês vêem o fundo negro das algibeiras, a esses resta ter esperança.
Portugal é um país de assimetrias dignas de um romance de Kafka, minorias racistas, pobres que são ricos, remediados que são pobres, maiorias oprimidas, trabalhadores desprezados, bandalhos mimados, quem produz é um indesejável e os indesejáveis são aplaudidos, a única assimetria que converge ao resto do mundo é a de que os ricos estão cada vez mais ricos.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: