segunda-feira, junho 21, 2010

Justa Homenagem

Saramago era um homem de máscaras. Inquestionável facto. Como toda a gente Saramago criou máscaras, criou sobretudo uma personagem, o Saramago polemista, inflexível e austero, pouco dado a sorrisos e simpatias, mas quem lia os seus livros, facilmente percebia que aquela máscara não era o verdadeiro homem feito escritor. Na sua escrita encontramos a essência de uma pessoa, gentil, verdadeiramente preocupada com os outros, um ser altruísta que procura o bem, ou aquilo que acredita ser o bem, para os outros e para si, nunca se deixando de fora da sociedade.
Saramago foi sem dúvida um patriota, deixando de lado algumas das suas opiniões mais insidiosas, o homem Saramago que não o escritor, foi um patriota convicto que amou a sua pátria como poucos, por isso escreveu tanto e tão bem, acerca da alma lusa, que é o que se pode encontrar nos seus livros, essa alma atormentada e decadente, permanentemente atacada por delírios de grandeza, para logo a seguir se deixar cair em melancólicas tiradas em que tudo se questiona.
Morreu um grande um enorme cultor desta pátria que é a nossa língua, morreu um grande e insigne português. Morreu um homem simples, que produziu excelentes excertos sobre o que é ser português. Ateu e comunista são apenas rótulos, com que os medíocres, que mais não sabem procurar e que mais não atingem por falha intelectual, lançam para o ar tentando denegrir a grandeza do grande escritor que foi Saramago, as suas letras estão aí e perduraram para sempre apoucando os rótulos e trazendo à tona o que verdadeiramente interessa, a soberba prosa de um excelente escritor, nome maior da cultura contemporânea.
Polémicas à parte, Sua Excelência o Senhor Presidente da República, esteve ao seu nível, não esperava melhor do que já tinha feito noutros anos em relação a Saramago, as atitudes tristes ficam com quem as pratica, por isso, nada mais há a comentar. Até porque daqui a trezentos anos se continuará a falar de Saramago, enquanto Cavaco, será apenas pó da memória, e essa como todos bem sabem é muito curta.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Abril disse...

Faço votos para que na maratona que vão fazer junto á Casa dos Bicos,para lerem uma obra de Saramago não apareçam esse vómito de barbas,qualquer coisa lara ou larilas e um presidente de qualquer merda com uma péssima dicção.

Um abraço amigo e continua Levantado do Chão