segunda-feira, junho 14, 2010

A cegueira Lusa!

Mais uma vez, em Portugal, a realidade suplanta a ficção. Saramago na sua obra “Ensaio sobre a cegueira” jamais pensou que a realidade superasse tão grandemente a sua excelente ficção. No entanto foi isso que sucedeu. Este desgoverno que por aqui anda, vai encerrar escolas, vai encerrar mais escolas. Se em alguns casos isso até se justificará, noutros a cegueira tomou conta do governo e do seu alegado Ministério da Educação, que mais serve para deseducar do que para propiciar aos cidadãos nacionais uma educação cívica e académica condigna.
Ressalve-se porém, que este actual governo, não é nem mais nem menos cego que os anteriores, porque desde os consulados de Cavaco Silva, que o interior é barbaramente assassinado, os seus assassinos estão bem identificados, são todos os senhores que ocuparam todos os governos desde 1985, cuja política ao invés de desenvolver o interior, foi precisamente o oposto, foi assassinar o interior. E quando digo desenvolver o interior, não quero com isso dizer, construir uma zona industrial de empresas a falir, abrir um hipermercado e fazer prédios de cinco andares, não mil vezes não. Esse modelo de desenvolvimento foi o que nos deixou nesta alhada, foi o que criou as assimetrias cretinas e os disparates anacrónicos em que o rebotalho politiqueiro e a sua rede de amiguismos e compadres caciqueiros nos fizeram cair.
Falo de modelos de desenvolvimento que explorem o turismo, a silvicultura, a pastorícia, modelos que protejam o ambiente, que promovam os produtos da terra, que promovam a qualidade, mas isso claro está seria pedir muito a esta maralha. Eles preferiram os cortes cegos em tudo, aplicando os quarenta e cinco mil milhões de Euros que recebemos em pouco mais que estradas, estradas que servem apenas para os habitantes do interior puderem fugir de lá, onde se morre de tudo como acontecia no século XIX.
Esta onda absurda de encerramentos de escolas, mais não é que a continuação dessa imbecil realidade política. Desde 1985, que a perpetuação da inépcia e da incompetência tem sido o apanágio da administração, é por essas e por outras que acho fantástico ouvir dizer que fulano fez um bom trabalho ou que sicrano foi um excelente ministro, quando na realidade, se estamos como estamos o devemos a essa Corja velhaca de ineptos, alicerçada é verdade nesta não menos imbecil caterva de carneiros capados que somos enquanto sociedade.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Geo disse...

Cá na California, fecham alguns ministérios do governo nas sextas, por exemplo a primeira e a terceira sexta-feira do mês. O propósito, claro, é poupar dinheiro. Poderia-se debater se esta a funcionar ou não. Há perca na eficácia do governo porque as vezes não podemos fazer coisas necessárias dentro de um tempo razoável.

Outras opções? Pagar menos aos funcionários públicos? Reduzir pessoal?

É muito complicado,

George Gage
Moreno Valley, CA
USA