terça-feira, outubro 06, 2009

Muitas mais léguas submarinas depois!

Chateia-me ter razão! A sério, que me chateia, principalmente porque aos que sempre me acusam de pessimismo, é dada a oportunidade de me felicitarem, tempos depois com um curioso, tinhas razão. Talvez este início de post seja um pouco “umbiguista”, perdoem a presunção, é talvez das poucas coisas que resta, não adianta nada, não muda nada, faz apenas pensar, que senhores que tem tantos pergaminhos afinal, não chegam aos calcanhares de um borra-botas labrego da província, no que toca à objectividade de análise.
Quando, Portas, então Ministro da defesa e dos Janquizinhos, perdão Assuntos do Mar, que raio de coisa “Assuntos do Mar”, a reprodução das cavalas, entra nesse âmbito, que terá o dito politiqueiro a dizer sobre isso? Dizia eu que quando esse camarada era ministro, e se lembrou de ceder aos grupos de pressão da Armada e alguns amiguinhos a trabalhar no ramo, para a compra de submarinos, fui dos que torci o nariz à coisa, havia marosca, alias alertei para o gasto inútil dessa compra.
A defesa da aquisição, baseava-se na tradição, nem cem anos, bem como nos compromissos NATO, com esquadras de submarinos de dezenas de unidades, os nossos dois submarinos enfim farão de certeza a diferença, valha-nos São Custódio Anastésio!
Se Portas, optasse por criar um Polícia Marítima, do tipo da Guarda Costeira Inglesa ou Norte americana, com meios de superfície topo gama, fazendo dessa coisa insalubre chamada Instituto de Socorros a Náufragos uma sub unidade dessa Polícia Marítima, dotando Portugal de um serviço de topo de protecção de costa e busca e salvamento, seria caso para aplaudir de pé, infelizmente Portas, que como vários outros anteriores ministros da pasta da Defesa, percebe tanto daquilo como eu de souflé merengado, logicamente as escolhas foram as piores, com os actuais resultados, mais uma vez nefastos, para o bolso dos imbecis que pagam esta porcaria toda, nós!
Muito para além das falcatruas, das burlas dos contratos que não aparecem e de toda essa novela para entreter o pagode, questiona-se o péssimo desempenho de alguém com tantas certezas, alguém que se declara o defensor dos oprimidos, o Sebastião de Portugal reencarnado em jornalista reciclado em politiqueiro de feiras e arraiais. Triste, muito triste, vergonhosamente triste! E caro, obscenamente caro, para um país com dois milhões de pessoas à míngua.
É esta gente, que há séculos, desbarata dinheiro em imbecilidades, em delírios, em TGV’s e submarinos, coisas tão necessárias como as pragas de gafanhotos ou os furúnculos no traseiro, é esta gente, que cara alegre continua a perorar pelos corredores do poder, cheia dela mesma, alimentada pelo dinheiro de todos nós, que gasta o que não é deles em nome de qualquer coisa que se diz ser o superior interesse da Nação.
No superior interesse da nação podia bem ser que os Nipões nos emprestassem o seu Kamikaze, o seu vento divino, que varresse as portas e portões desta terra, enviando esta Corja para as profundezas do Inferno, deliro, é verdade, deliro!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Amigo
Permita-me assim o tratar, pois que quem fala como falou, só pode ser considerado meu amigo.
É um facto que o Dr Paulo Portas, então Ministro da Defesa Nacional, falhou redondamente no que à Polícia Marítima diz respeito, pois que a saber, então na oposição, defendia exactamente um projecto desse tipo.
Ou seja, A Polícia Marítima (PM), e o extinto serviço marítimo da BF-GNR, integrariam um projecto semelhante ao de Macau, os quais por sua vez, reunir-se-iam sob a alçada do mesmo Ministério.
Essa sua "nuance" de integrar também o ISN, é de elevada têmpera futurista, mas é o que actualmente se passa.
A PM, recebe nos seus serviços de piquete os pedidos de socorro, venham dos próprios, de particulares ou do 112 e activa de imediato os seus meios, habitualmente entregues à fiscalização.
No final, volvidas por vezes 30 e mais horas de entrega total nas buscas, sai a manchete no jornal de que foi a Marinha.
Assim, e para não me alongar, desejo mais uma vez agradecer o tema que lançou a debate neste seu blog e votos de continuidade.
Bem Haja

"O MARRECO DA FORMOSA"

http://asppoliciamaritima.blogspot.com/