terça-feira, junho 16, 2009

TGV

Precisa este país assim tão desesperadamente de um TGV? A julgar pelas opiniões exacerbadas dos nossos governantes, parece que sim, parece que a salvação do país está no TGV. Mais uma vez a salvação de Portugal está numa quimera, como aliás nos últimos vinte anos, cada governo apresentou o sonho salvador que nos iria colocar no mapa do sucesso internacional, prontos a ombrear com o que há de melhor na Europa civilizada.
Invariavelmente, essa quimera, acabou em barracada. Somos peritos mundiais em asneiras, broncas e barracadas, somos indiscutivelmente um dos maiores produtores mundiais de farsantes e polichinelos, de indigentes intelectuais armados em doutores da mula ruça.
O que vai o TGV trazer de bom para nós o Zé Pagante? Não sei, mas sem TGV, posso contar-vos uma história, que bem ilustra o estado dos transportes públicos cá na terra, agora imaginem quando vier o TGV, com os seus custos de manutenção babilónicos.
Era uma vez um Zé Pagante que precisou de estar às 8 da manhã na Avenida da Liberdade em Lisboa a capital do reino da cretinice. Levanta-se às 5 da manhã, porque tem de apanhar o comboio às 6.39h da manhã, para chegar às 7.30h à estação do Oriente, para apanhar o metro e desembocar meia hora depois no destino. Ou seja, o Zé Pagante, demorou 3 horas a preparar e fazer um percurso que não chega a 100 quilómetros, não falando sequer dos problemas que encontrou, atrasos, falta de ligação entre transportes, greves, avarias e demais ocorrências inopinadas.
Mas também quem manda o Zé Pagante morar no fim do mundo! Desengane-se o ilustre leitor este Zé mora às portas da capital do Reino, Almeirim fica a cerca de 100 quilómetros daqui, por esta historieta podem perfeitamente perceber o que não serão os transportes públicos, no interior profundo, aqui na província, ainda que tão próximo, isto é o atraso de vida que é, imaginem o resto.
Por isso se sua excelência o senhor Presidente da Republica vetar o diploma do TGV, vou aplaudir, com certeza que vou aplaudir, ciente porém que o entretanto maledicente PSD, será o primeiro a pegar de novo no projecto assim que assentar o anafado traseiro no poleiro, isso mesmo que a Manelinha agora diga cobras e lagartos, infelizmente, nas próximas eleições iremos trocar uns por outros imbecis, uns corruptos por outros, uns alarves por outros, será portanto a vez da cleptomania laranja voltar, com os seus já conhecidos paroquianos, os mesmos que por junto com os do punho erguido entretanto embevecidos pela terceira via Blarista, têm desbaratado e dissipado este país nos últimos 20 anos.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

O Micróbio II disse...

Achei piada aos "já conhecidos paroquianos"... porque é sabido que alguns deles preferem andar de avental do que frequentar paróquias...