quarta-feira, abril 15, 2009

A Nobre Arte de Vigarizar

Portugal é, foi e será sempre um país de aldrabões, de vigaristas e pilha galinhas! Assumida esta premissa passemos à realidade. Essa realidade é completamente irreal, num país vergado pela ignomínia da pobreza, que há gerações que luta pela sobrevivência, os nossos poderosos sempre nadaram no fausto dos desafogados, porque claro está, o truque está em manter a plebe mais imbecil que um portão de uma quinta, mais estúpidos que uma bota da tropa.
Assim procedendo, sempre os nossos poderosos, se rodearam de tribunais e leis, muitas leis, muita lenga-lenga jurídica, para claro está, dar trabalhinho à plêiade de falcatos causídicos que desponta hoje a cada esquina qual cogumelos envenenados, convém dizer que tal encenação nunca serviu para iluminar o povo antes para o escravizar e reduzir à réstia minguada que hoje somos.
Nos os “alegretes pobretes”, cá vamos, atulhando o bandulho com cabidelas e papas, de enganar os tolos, cada vez mais aguadas por falta de substância do conduto, honestos e previdentes foram os, segundo estudos e números oficiais, cerca de 40 milhões de conterrâneos de segundas e terceiras gerações, que deram “às de vila Diogo” e se foram aboletar nos pardieiros da Europa e das Américas, deixando esta imundice de terra entregue aos tais poderosos que se empanturram e agora clamam por emigrantes.
Infelizmente o que por cá recebemos agora, na sua maioria, é lixo, escumalha e rebotalho humano que enxotado de outras vias-sacras desemboca aqui no paraíso dos desocupados, prontinhos para viver da subsidiocracia nacional, porque aos bons que por cá passaram, engenheiros, médicos, enfermeiros, arquitectos, professores mandamo-los prás obras e prás limpezas a dias, recordo o Ivan e a Dyana, biólogo e pediatra, que após penarem as passas do Algarve, conseguiram visto para o Canadá, onde ele está na universidade de Toronto e ela num dos hospitais da mesma cidade a fazer aquilo que sabe, por cá ele era trolha e ela passava roupa aferro numa empresa, este é só um exemplo, este posso contar porque o vi e o vivi também. Um exemplo da suja e medíocre realidade desta trampa de terra.
Os poderosos, digladiam-se pelas fêveras da porca cada vez mais famélica que é Portugal, por vezes a encenação vai ao cumulo de os fazer ir a tribunal, em mediáticas farsas, em palhaçadas imbecis, onde doutas e sapientes magistraturas e justiças, tropas fandagas de investigadores e corjas de estudiosos nunca provam nada arrebatando assim os velhacos às mandíbulas dessa coisa torpe e miserável que é a Justiça Lusa, que não só é cega, como surda, marreca e manca.
São por demais os nomes e exemplos, de fraudulentos poderosos, escudados em cartões partidários e em relações escuras de tráficos vários, protegidos por compadrios, por unto de manápulas gananciosas e ávidas de dobrões. A triste realidade de um país que manda aos mares de Ormuz, um navio a combater piratas esquálidos que tentam não morrer de fome, nessas nobres águas das gestas de um Albuquerque que os tinha no sítio, um tipo de homem que há muito que se deixou de fazer por cá, enquanto que nesta Tortuga ibérica os irmãos da costa e as fraternidades de flibusteiros, se pavoneiam em carros de alta cilindrada ocupando a guarda do tesouro que esburgam e desbaratam a seu bel-prazer sem mais aquela.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

jardinsdeLaura disse...

É isso sim, infelizmente! Faço parte daqueles que resolveram "dar às de vila Diogo" há 6 anos atrás e devo dizer que não estou, melhor não estamos, nada arrependidos! Bem pelo contrário a primeira pergunta que nos fizemos pouco tempo depois de termos cá chegado foi "Porque é que não o fizemos 10 anos antes?! Estaríamos já muito melhor e ter-nos-íamos poupado a muito desencanto e sofrimento!!". Enfim nunca é tarde. Mas apesar de tudo isto que sinto quero ainda acreditar que tudo é possível e que nada está ainda totalmente perdido e sobretudo que esse país tb é feito de gente boa!
Gostaria ainda de dizer que enquanto emigrante me choca imenso saber como aí são tratados os emigrantes de outros países!!! Aliás pergunto-me como pode um país que (de há década para cá é) tradicionalmente emigrante tratar dessa forma os emigrantes que agora lhe toca a vez de receber?!
Felizmente para nós (emigrantes portugueses), que os governos dos países que como eu muitos escolheram para emigrar não têm esse comportamento vergonhoso!