quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Dia Mundial da Internet Segura 10 de Fevereiro

Ontem comemorou-se o dia mundial da Internet Segura. Tema bem a propósito para o qual lentamente muito lentamente, as instituições públicas e privadas, os governos e as autarquias, começam a despertar, ainda que de uma forma tímida e algo sem coordenação.
Os pais, os professores e outros agentes de educação estão também em falta, por desconhecimento, por laxismo ou por não estarem para aí virados, também estes agentes têm menosprezado esta cada vez mais importante questão, que se prende com a utilização segura da Internet por parte de crianças e adolescentes, que são ao contrário do que se pensa as maiores vítimas desta problemática, que claro está pode afectar todos e cada um de nós.
A questão da segurança e do uso seguro da Internet é infelizmente um tema muito abrangente em que as ameaças proliferam, da exposição a conteúdos impróprios, à violação de direitos de autor, a problemas de saúde, ao cyberbulling, passando pelas mais mediáticas questões das burlas, esquemas e vírus informáticos, este problema é transversal numa sociedade cada vez mais informatizada à força, e onde a preocupação é criar mercados e não utilizadores conscienciosos.
À laia de comemoração atrasada deixo-vos uns links para locais óptimos, para que se preocupem seriamente com esta questão, qualquer dúvida que tenham sobre esta problemática, muito abrangente, podem também escrever para o seguinte E-mail: espacointernet@cm-almeirim.pt, que terei todo o gosto em vos responder, ou indicar-vos quem saiba responder.

A primeira página que vos recomendo é aqui da casa, claro está, é a página “Os Adultos e a Internet”, uma página do Município de Almeirim, que tem sido pioneiro em muito do que de bom se faz nesta área.

A segunda página é a obra do meu excelente amigo Tito de Morais, “Miúdos seguros na Net”, alguém que há já muito tempo pugna para que estas questões sejam levadas a sério por quem de direito.

A terceira sugestão é uma página institucional do governo que lida com estas questões, a “Internet Segura”.

Quarta é última, deixo-vos um blog sobre o famigerado PC Magalhães, que tem dado água pela barba à malta, lá podem obter ajuda sobre questões técnicas relacionadas com o equipamento, “Assistência Técnica Informática Online Grátis

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: