sexta-feira, janeiro 09, 2009

Reestruturação ou talvez Não!

Dizia o outro que “por vezes é necessário fazer alguma coisa para que tudo fique na mesma”, ou então que é “preciso fazer alguma coisa para que tudo fique pior” digo eu! ´Que é o que se passa com a famigerada reestruturação da Guarda Nacional Republicana. Uma vez mais os doutos e sapientes cérebros que desgovernam as forças de segurança, fizeram parir uma reestruturação, que na modesta opinião de quem como eu é um simples observador desprovido de conhecimentos técnicos, vai ser como se dizia na minha “guerra” uma valente e “real cagada em três actos”.
Quer-me a mim parecer que a rapaziada do ar condicionado que pensa nestas coisas, não tem muito bem a noção do país onde vive, o que como em outros casos se percebe perfeitamente, pela pura e dura imbecilidade das alterações, não discuto as soluções técnicas se bem que sobre elas tenha opinião formada há muito tempo. Centrar-me-ei só num pontinho que a mim me fez confusão, que passo a explicar.
As nossas forças policiais estão num grau crescendo de desmoralização, seguramente atingiram o zero, desmotivados, mal pagos, insultados e as mais das vezes sem meios, estes homens e mulheres tentam cumprir o melhor que podem a tarefa que lhes está atribuída, quantas e quantas vezes de forma abnegada e em detrimento da família, esta gente devia ser acarinhada e bem tratada, porque são cada vez mais a nossa “thin red line”contra a escumalha subsídio dependente da roubalheira, do tráfico e do homicídio, visto como está que os tribunais estão apostados em libertar todos os tabardilhas galfarros por mais perigosos que sejam.
Não admira pois que nos jornais, surjam notícias a dizer que os homens e mulheres das forças policiais estão desmotivados, insensato seria que não estivessem, tal o abandono a que têm sido votados, relembre-se a trapalhice das Glock, a legislação completamente desadequada do novo mundo do crime, os salários miseráveis, a assustadora taxa de suícidios e doenças do foro psiquiátrico e psicológico que deveria fazer a rapaziada do ar condicionado sentir-se envergonhada, ainda a semana passada uma jovem militar da GNR se suicidou deixando orfão uma criancinha pequena, nas televisões não dei por terem dado cobertura ao caso, estavam demasiado ocupados a dar enfase a um entulho que depois de roubar um carro e disparar para o polícia levou e bem um balázio nos cornos. Esta dualidade de critérios em que se defende e promove a escumalha e se esquecem de quem nos defende, dá-me nojo.
Voltando à reestruturação, as tragalhadancices usuais extinguem umas unidades, ou antes dão-lhes um novo nome, e, ponto que realmente me faz chocar, criam 3 ou 4 novos tachos para Major-general, dentro da estrutura da GNR, vai até existir um major general a comandar uma unidade de 750 homens, ora isto é claramente deitar dinheiro à rua, além de vergonhoso, já nem falo no fecho de postos, nos transtornos para o pessoal que terá de se deslocar para novas unidades, falo na vergonhosa e despendiosa criação de mais lugares de tacho, quando as necessidades de meios de instalações e de condições são tão gritantes.
Aos homens e mulheres das nossas forças policiais só posso, infelizmente dizer obrigado, obrigado por continuarem a desempenhar a vossa função o melhor que podem e sabem, na certeza porém de que, muita coisa está mal, que existe dentro dessa estrutura gente sem brio, mas que não serão essas poucas ovelhas ronhosas que farão manchar a vossa excelente prestação.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Alien David Sousa disse...

Barão, excelente este teu "post". É cru, é verdadeiro e é brilhante por isso mesmo. Também a mim me faz confusão a dualidade de critérios que mencionaste no teu texto por parte dos media.Um desgraçado qualquer que mataria a minha mãe sem hesitar leva um tiro de um agente e as televisões estão todas lá para dar cobertura. Um agente é ferido, ou como mencionaste tira a sua própria vida e ninguém perde 2 minutos para o reportar. É nojento. Mas esta mentalidade - vamos ser honestos -também se revela um pouco no povo. Por vezes parece que a policia é que é o inimigo. Olha-se de lado para os agentes que nos vêm dizer que não podemos estar ali estacionados, ou que nos param para pedir os documentos MAS, quando estamos numa situação de aperto e aparece um agente é como se fosse um anjo caido do céu. Acho que nos esquecemos que o trabalho deles é para nosso bem. E quanto aos senhores do "ar condicionado", bem esses, o que era capaz de lhe mudar a prespectiva seria viver 1 mês na pele de um dos nossos agentes. Com as condições que estes têm, tentar lidar com os problemas como eles o fazem. Talvez, talvez assim, alguma coisa mudasse.
Tal como tu tenho um imenso respeito pelos nossos agentes e acho que já chega! Ele merecem mais respeito, que se manifesta em condições decentes para desempenharem as suas funções.

Saudações alienígenas