quarta-feira, março 04, 2015

Este tal estado da Educação!



O Conselho Nacional da Educação, doravante simplesmente CNE, praticamente sozinho e revelando um portentosa sabedoria, para além de uma capacidade intelectual claramente acima da média, que rivaliza com os grande génios da humanidade, acaba de revelar que descobriu o problema mais grave do sistema educativo de Portugal, ora parece que afinal existem problemas no sistema educativo, facto quase sempre desvalorizado pelos vários ministros da pasta, sendo o actual o campeão da desvalorização de tudo e mais alguma coisa.
Mas voltemos ao CNE e à sua excepcional descoberta, que seguramente revolucionará o ensino a uma escala nunca antes vista, estou em crer que o Nobel da Educação, será propositadamente criado para agraciar o senhor Crato e o senhor Justino presidente do CNE, por tal descoberta, que lançará definitivamente o ensino nacional, mundial e quiçá universal, dado que se espera, já no próximo ano, que delegações de várias galáxias próximas, estejam presentes num encontro promovido pelas autoridades educativas nacionais, sobre esta grande descoberta.
Esta descoberta é de tal forma importante, que abalará para sempre as estruturas do edifício educacional, velho e degradado, tal como por exemplo está a escola de música do conservatório nacional, um edifício centenário completamente degradado onde chove dentro e que está em tal estado porque nesse local se lecciona apenas música, deus nos livre, como é possível escolas dedicadas a estas tretas de músicas e artes, podemos lá gastar dinheiro com esses calaceiros da música e do teatro e dessas artes perniciosas, dinheiro tão necessário para ter secretárias, motoristas, carros topo gama, cartões de crédito, ajudas de custo e milhões para enterrar em bancos e pagar as trafulhices dos senhores que pagam campanhas eleitorais.
Gostei particularmente do senhor Crato, que apareceu na televisão, com a sua cara de “virgem ofendida” num esgar, encenado, misto de surpresa e indignação, pelas recomendações do CNE, como se o senhor Crato não soubesse que recomendações foram propostas. Esta gente deve achar que somos todos tolos e parolos, e que qualquer idioteira que se ouve, é tida por acertada, em especial vinda de uma coisa chamada CNE, como se nós não soubéssemos quem está nesse conselho e a que conclusões chegam.
Dizia um ilustre educador do século anterior, que “… só chumbam os alunos porque não os ensinam…”, paradigma revelador do verdadeiro problema da nossa Educação. Não vou discutir e opor-me a que a retenção, nome pomposo e pateta, para o velho “chumbo”, seja de facto um problema da educação, é com toda a certeza, e deveríamos estar a trabalhar sobre o porquê da sua existência, que factores concorrem para a tal retenção, aliás sabemos muito bem alguns deles, qualidade miserável das escolas, qualidade ultra miserável dos programas dimanados por ministérios de fraca categoria, professores de qualidade duvidosa, alunos miseráveis sem regras e sem respeito por si e pelos outros, famílias incapazes, ou seja é toda uma sociedade que desvaloriza o conhecimento e a vida académica, que coadjuva as taxas de retenção, um destes dias numa reportagem que passou sobre o ensino Pré-escolar, que curiosamente continua sem fazer parte do ensino oficial, dizia-se a certa altura esta maravilhosa frase; "Tipicamente há uma educadora e duas auxiliares em cada sala", sempre gostava de perguntar ao senhor jornalista da RTP onde foi buscar esta informação, tipicamente e quando existe, cada sala tem apenas uma auxiliar e as mais das vezes de qualidade assaz questionável.
Mas sobre estes factos o CNE e o senhor ministro, nada dizem, ao invés disso, um e outro lançam a ideia destrambelhada da “recuperação de alunos”, ora se forem tão bons na recuperação de alunos como são a recuperar escolas, sendo a escola do conservatório de música um excelente soberbo exemplo, estamos conversados.
O problema é que as retenções, aparentemente, custam dinheiro, palavra maldita para o actual governo liberaleiro, que só tem dinheiro para os colégios privados dos amigos, “vade retro” a escola pública gastadora. Junte-se a isso as famigeradas estatísticas, onde os nossos números, tão desalinhados com os números europeus e mais próximos do norte de África, mostram a realidade do que realmente somos e estragam assim a imagem edílica e seráfica que o senhor Crato quer mostrar aos seus homónimos europeus.
Que estes senhores venham à televisão papaguear estas abstrusidades como se fossem um qualquer “ovo de Colombo”, até não é muito problemático. Assustador é se estes senhores acreditam mesmo naquelas bojardas, pois temo bem que se acreditam naquilo, temos o nosso ensino entregue a alienados, com a capacidade intelectual de uma ameba, o que é deveras preocupante, mas que também explica muito daquilo que se passa.
Sendo um problema da nossa Educação, a retenção não passa de um “fait diver” quando comparada com problemas graves como seja a indisciplina, a qualidade medíocre dos curricula, a falta de investimento, a desmotivação do pessoal docente e não docente, a pouca participação, no que verdadeiramente interessa, dos pais e das suas associações, órgãos meramente decorativos, sendo que o grande e maior problema da Educação nacional seja a quantidade incrível de personagens de qualidade mais que duvidosa que têm perpassado pelo ministério, gente sem migalha de qualidade. O sistema educativo se está no miserabilismo que está, pode agradecer a toda uma trupe de políticos medíocres e esse tem sido e continua a ser o grande problema da Educação nacional.                  

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia                      

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