quinta-feira, dezembro 11, 2014

Os Espaços Internet



A falta de visão estratégica, a longo prazo, foi e continua a ser um dos grandes problemas dos senhores que supostamente devem zelar, esse é o pressuposto pelo qual são eleitos, pelos interesses dos cidadãos. Dito isto, importa esclarecer o leitor sobre o título deste artigo.
A criação dos primeiros telecentros em Portugal remonta a finais dos anos 90, com os projectos-piloto das Cidades Digitais (1998-1999), seguidamente, no início de 2000 criaram-se os Espaços Internet em Autarquias.
Os Espaços Internet foram locais ao serviço da inclusão, da partilha de conhecimento e da criação de valor humano através da utilização das Tecnologias da Informação. Desenvolveram um trabalho de grande importância em prol da inclusão digital dos cidadãos ou da inclusão social através das tecnologias digitais, oferecendo formação específica na área das TIC.
Conheci um Espaço Internet, que foi um extraordinário elemento de aproximação do cidadão à administração pública, colaborando desde cedo na obtenção de documentos electrónicos por parte dos cidadãos, em 10 anos de existência, contabilizam-se cerca de 32 mil documentos assim obtidos, desde formulários, documentos de legislação, bilhetes de avião, reservas de hotéis, artigos do diário da república, documentos de estudo para os estudantes das escolas da área, etcoetera.
Durante a década em que funcionou esse Espaço Internet, colaborou no envio de qualquer coisa como 987 declarações de IRS, no capitulo da Formação durante essa mesma década decorreram 60 cursos de formação em Competências básicas em Internet, num total de cerca de 830 formandos, acumulando 2100 horas de formação, não contando com acções de formação pioneira no capítulo da Segurança da Internet, que abrangeram todas as escolas do Concelho onde estava inserido, contabilizando 1780 formandos e cerca de 1800 horas de formação.
Foi sem dúvida um grande esforço em prol dos cidadãos, que tinham naquele espaço um local onde obter toda uma série de serviços que de outra forma dificilmente conseguiriam e de forma totalmente gratuita.
Infelizmente as condicionantes financeiras, mas mais a falta de capacidade, de visão a longo prazo e de competência ditaram o encerramento de tão importante e válida iniciativa, mesmo funcionando em condições longe das necessárias, lutando com carências de vária ordem, esse Espaço Internet foi funcionando de forma diligente, até que fechou.
Felizmente noutros locais que pontuam por possuir gente com capacidade, esses espaços foram acarinhados desde a primeira hora e ainda hoje se mantêm a cumprir uma função social importante, promover a inclusão e ajudar às necessidades dos cidadãos que não possuindo, meios financeiros e ou conhecimentos para aceder às novas tecnologias se socorrem desses locais para verem as suas necessidades atendidas.  
Passam quase 3 anos, desde que encerrou esse Espaço Internet, infelizmente a necessidade da sua existência é hoje mais que nunca evidente, e prova que aqueles que como eu diziam que encerrar tal serviço era uma asneira, tinham razão. Infelizmente a razão é algo que quem governa parece desconhecer!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: