quarta-feira, outubro 08, 2014

São doidos estes Portugueses!



Em Novembro de 2005, a Comissão Europeia publicou um livro verde intitulado «Melhorar a saúde mental da população – Rumo a uma estratégia de saúde mental para a União Europeia». Entre outros valiosos dados, consta que um em cada quatro cidadãos europeus seja atingindo por algum tipo de doença mental sendo que as formas mais comuns de doença mental na UE são as síndromas ansiosas e a depressão, o que conduz também a taxas de suicídio muito altas, apesar da taxa em Portugal não atingir os 10% por cem mil habitantes.
A OMS define saúde mental como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.
Ora em Portugal, país onde pura e simplesmente não existe nenhuma política de saúde mental, este é dos casos mais preocupantes no que à saúde concerne, graças a uma infeliz sucessão de governos miseráveis e laxistas, em termos de saúde mental e do seu tratamento estamos em claro e franco retrocesso, facto que o actual governo muito tem contribuído tanto a jusante como a montante, ou seja, não só nos leva à loucura com as suas trafulhices como também não cuida dos que soçobram a esta hecatombe, basta dizer que no conjunto da EU apenas dois países gastam menos com a saúde mental, ambos antigos membros do defunto Pacto de Varsóvia e bem sabemos como eram tratados os alienados nesses locais, Portugal caminha para isso. Até porque há muito que se escondem os deficientes mentais mais profundos e não só, quando há visitas de senhores muito importantes, é prática comum há muito tempo.
Somos um país de tontos! Basta olhar para os políticos e para as suas erráticas decisões para o perceber, basta andar na rua e verificar as coisas que o indígena normal faz no seu dia a dia, para percebermos que somos um país de alucinados, de doidos, de tontos por vezes perigosos.
Os pobres diabos que foram obrigados a bater com os costados na Guerra Colonial, só muito recentemente foram alvo de alguma intervenção, e ainda assim não foi o Estado a quem cabia cuidar destes homens que tomou a iniciativa mas sim a Liga dos Combatentes, milhares de homens com Stress Pós-traumático, que nunca ninguém ouviu, medicou nem perdeu sequer um segundo a ouvir as suas histórias de terrores nocturnos, de pesadelos e depressões umas atrás das outras.
Tal como em muitas outras áreas que realmente importam, Educação, Justiça ou Saúde, Portugal revela ser uma país completamente terceiro mundista, revela sintomas de um retrocesso civilizacional grave, que não é apenas produto do actual governo de neo parvos, muito antes desta súcia chegar ao poder já se notava um esgar de retrocesso. Somos e continuaremos a ser um país miserável, que por breves momentos achou que era Europeu e civilizado, se é que esse binómio realmente exista, facto do qual não estamos completamente certos.
A saúde mental em Portugal não existe, os pobres doidos andam por aí escondidos em instituições, por vezes de qualidade duvidosa, varridos para baixo do tapete, os governantes fecham os olhos e esperam que corra tudo bem, mas não corre, e muito menos é assim que se conduz um país, pior que qualidade têm governantes que deixam alienar aqueles que juraram proteger e cuidar?

Sem comentários: