sábado, outubro 27, 2012

O problema da GNR!



Esta é apenas mais uma acha para a fogueira do descontentamento que reina no seio da Guarda Republicana, facto que passou muito despercebido ao grosso da maralha analfabruta, mais peocupada com as noveluchas e as futeboladas do que com aquilo que realmente lhe deveria importar.
Passou-se então que um Coronel da GNR de seu nome Albano Pereira, que a julgar pelo seu currículo é um excelente polícia e profissional, resolveu interpor uma providência cautelar em sede judicial, para impedir que o rebotalho do Exército continue a transitar para os quadros de comando da GNR relegando para posições inferiores os oficiais oriundos dos quadros próprios da Guarda.
Ora o actual comandante geral da GNR, um general oriundo do exército, vendo-se também colocado em cheque, resolve exonerar o coronel Pereira, prepotência já anteriormente exercida contra outro oficial pelas mesmas razões, no caso o Tenente-coronel António Martins. Ora e o que é que isto tem de grave? Perguntar-se-ão os mais desavisados sobre estas questões. O mais grave é que ministro após ministro, nenhum tenha a coragem de desmilitarizar a GNR, de a tornar num mais eficaz e melhor força policial, o actual detentor da pasta, Miguel Macedo, é mais outro triste exemplo de cobardia de falta de conhecimento e de inépcia no que concerne a esta questão.
Nada justifica, que no actual quadro de desenvolvimento a GNR se mantenha como uma estrutura pesada, militar e por vezes doutrinariamente desenquadrada da sua missão, a justificação prende-se unicamente com duas pequenas questões, a primeira para servir de escoadouro ao rebotalho da oficialidade oriunda do Exército que enquanto não passa à situação de reserva, vai ganhar uns milhares a manter a disciplina do Zé Guarda, que é a segunda razão, depois de andar uma vida a roçar o cu pelas paredes na cavalaria ou na artilharia, o senhor general vai para a GNR servir de cão de fila dos políticos que querem manter os guardas na linha.  
Ora o desconforto que tal situação, perfeitamente evitável, provoca na estrutura da Guarda, não pode nem deve ser descurada, um governo inteligente, faria a diferença, um governo inteligente, acabaria com esta situação, um governo capaz e decente não permitiria esta verdadeira repressão ao bom estílio pidesco, um governo inteligente seria capaz de solucionar uma cretinice desta dimensão, isto se tivéssemos um governo inteligente ao invés da porcaria que temos! 
A Guarda Nacional Republicana, enfrenta muitos problemas, como todos nós, um dos mais graves, é o facto de, de uma forma anacrónica, despropositada e incompreensível se manter como estrutura militar!

Um abraço, deste vosso amigo 
Barão da Tróia

1 comentário:

Vacaremetu disse...

Queria comentar... mas não posso, sinto-os por perto!