terça-feira, junho 12, 2012

A educação. Uma questão!


Ao contrário do que o título possa sugerir, este artigo não pretende falar da Educação, do seu triste estado, de um ministro que prometia muito, mas não passa afinal de mais um erro, um erro grosseiro. Muito poderíamos discorrer sobre como o actual ministério, tal como os anteriores, trata mal a Educação, os cortes cegos, os “merda-Agrupamentos” desculpar-me-ão o torpe recurso ao vernáculo pouco educado, mas na realidade essa agrupação outro termo não pode ter.
Objectivamente, quero falar-lhes de Xadrez. Se o senhor ministro, desejasse realmente fazer algo pela educação, ao invés de “rankings” de escolas, de projectos e projectinhos, de papeladas inúteis e relatórios infindáveis, uma medida simples seria colocar o Xadrez, esse extraordinário jogo, como disciplina curricular.
E porquê o xadrez? E porquê tão aparentemente disparatada ideia? Simples, o xadrez encerra em si tudo, o que é excelente para a criançada, o xadrez é matemática, é filosofia, é estratégia, é desenvolvimento cognitivo puro! Claro que o senhor ministro correria o risco de começar a formar gerações que sabem pensar, que sabem questionar, que sabem usar a cabeça, para mais coisas do que usar chapéu e dar cabeçadas, seria um risco muito grande ter uma população assim, percebo perfeitamente.
O que interessa é continuar a criar gerações de imbecis analfabetos, incivilizados e cretinos, que a esses pelo menos basta acenar com um qualquer osso que eles abanam de imediato a cauda, a esse tipo de grunho bastará continuar a existirem comezainas e alarvices alcoólicas, pateguices futeboleiras e labreguices televisivas, para que tudo esteja bem!
Será por isso que uma simples, barata e muito profícua medida, simples de por em prática, não verá a luz do dia. Xadrez senhor ministro, o xadrez faria milagres!

P.s. - Esta ideia surgiu de um caro amigo, temível xadrezista, que a explanou muito bem, a ele é devida a autoria intelectual do conceito, eu apenas escrevinhei umas lérias, sobre um tema muito inteligente. Um abraço António. 

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Antonio disse...

Viva. Se fosse para lançar sobre os portugueses mais um imposto (roubo) comunitário o xadrez já estaria nas escolas.
Podes ver aqui ( http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//TEXT+PV+20120315+ITEM-010+DOC+XML+V0//PT&language=PT ) que já foi recomendada a introdução no ensino Europeu.
É engraçado ver que por cá não querem saber do xadrez para nada e depois alguns deputados como o Diogo Feio acabam por subscrever o documento.
Com o que andaram a gastar em mini campos de futebol de 3 (???) com publicidade do BES, como não podia deixar de ser, dava para fazer 10 planos de xadrez nas escolas.
Enfim! Cada povo tem o que merece, e este merece mesmo o que tem!