segunda-feira, junho 07, 2010

Escola Canguru

Portugal, o país que deu novos mundos ao mundo, nunca percebi esta, deu o quê se as terras já lá estavam, mas andando, dizia eu que Portugal esta egrégia e nobre nação, não cessa de espantar o mundo com a clareza e argúcia do alcance dos seus governantes, que quais argonautas, lançam mão de cabos e enxárcias para timonar a nau que aparenta perdição, mas não se deixem ludibriar ó incautos nautas da cibernética navegação, os visionários governantes portugueses levam milhas marítimas de avanço dos seus congéneres do mundo.
Veja-se essa maravilhosa ideia da actual ministra da Educação, de fazer os mocinhos com 15 anos que ainda vegetam no 8º Ano, fazerem uns exames e saltarem para o 10º, uma inaudita ideia que segundo a senhora ministra serve de incentivo ao estudo, claro só se for estudar as lesmas que vegetam pelas escolas e completa falta de aprumo que as escolas vivem nos dias que correm.
O conceito não é de todo inovador, dado que na língua inglesa existe já uma coisa chamada “Kangaroo Court”, este tribunal canguru, significa que uma pessoa passa por um processo que arrepia a Lei e é uma completa farsa, ora estou pois em crer que a medida proposta pela senhora ministra desta espécie de educação, conhece bem o conceito de tribunal canguru, decidido por isso criar em Portugal a Escola Canguru, onde os cretinos dos alunos, vão saltando de ano em ano.
Permita senhora ministra que este pobre escrevinhador de cretinices blogueiras, dê uma sugestão, que estou em crer muito melhorará o ensino em Portugal, fazendo-nos saltar nos ranquingues estatísticos que a senhora e seu governo tanto gostam. Assim que o garoto e ou a garota entrarem na pré-escola, faça-se um exame terrível, e podem saltar logo para a primeira classe, aí fazem um exame que é dizer quantos dedos tem uma mão e passam para o 1º ano depois podem fazer um exame duríssimo em que terão de dizer quantos gormitis existem e passam para o 10º ano. Aí chegados, fazem um outro super exame, que passará pela elaboração de uma redacção de cinco linhas versando o tema, “Um dia a ver televisão e a jogar playstation”, tendo sucesso, entram de imediato na universidade, aí fazem um exame de inglês técnico, de preferência ao domingo, e acabam o curso, podendo até quem sabe um dia serem primeiro-ministro ou mesmo presidente da república. Faço apenas uma ressalva, nos cursos de medicina, os meninos e meninas, só terminarão os cursos, se souberem tirar as espinhas a uma posta de bacalhau e se conseguirem comer uma perna de frango sem engolir nenhum osso e ou cartilagem, aqui pede-se a máxima atenção e a mais rigorosa inflexibilidade dos examinadores.
Obrigado pela atenção senhora ministra desta espécie de educação, estou certo que com a sua escola canguru em breve estaremos a ombrear com os melhores, teremos com certeza mais de cem por cento da população com graus académicos superiores a doutoramento, aliás teremos de encontrar novos graus académicos, porque neste altura doutor será coisa pouca, como agora, na televisão e no parlamento é tudo doutores. Estou consigo senhora ministra, este é o impulso que a escola portuguesa precisava, é um grande salto para a humanidade, viva Portugal que inventou a escola canguru.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

Gonçalo disse...

Olá caro amigo,
Mais uma vez,tivemos sorte com a ministra que nos apareceu para tomar conta do futuro das nossas crianças. Agora nem sequer é preciso estudar, basta chegar-se ao 8º ano, não fazer nenhum, depois estudar 2 dias para uma exame, e saltamos 2 anos de estudar num piscar de olhos... Que sorte a Sra. Ministra ter uma visão espetacular para estas coisas... enfim, nao me vou alongar, isto dava pano pra mangas... um abraço