quinta-feira, dezembro 03, 2009

A Treta Continua!

O famigerado desacordo da ortografia Portuguesa, que mares de tinta, verteu pelas veredas alvas do papel, de referir que o reciclado é meio amarelado e mais carote, está a bem dizer nas ruas da amargura. À boa maneira portuguesa ninguém se entende a começar por essa coisa chamada Ministério da Educação, que apesar da recauchutagem, continua a leste do mundo.
É um facto que um fato, passar a ser o outro não sendo de vestir, é um fato que o Ministério pretende incluir as alterações já no próximo ano lectivo, é um fato que as editoras estão à nora sem saber o que por ao prelo, é um fato que tanto fato e tanta subserviência em prol de uma inutilidade, excepto daqui a vinte anos a literatura brasileira invadir o mercado português, tirando esses fatos, o que resta são minudências.
O facto é que isto tudo é uma incomensurável palhaçada, uma pertinente cretinice, uma burrada estúpida e inqualificável, precisamos tanto de um acordo ortográfico como de pústulas sarnentas nos entre folhos, a bem dizer o acordo beneficia o maior e o mais apto dos PALOP, é a Darwinizição da Lusa língua, a mais apto evolui sobrevive, o rebotalho adapta-se ou perece, numa espécie de determinismo linguístico que exacerbou e exasperou os ânimos de uns e de outros.
Nada me opõe ao Brasil, aos brasileiros à literatura brasileira, oponho-me a esse colonialismo linguístico invertido, oponho-me à falta de nervo destas elites traposas do lado de cá, que as do lado de lá fazem o papel que lhes cabe. Por mim facto será a certeza de que até que em mim intervenha a negra segadora dos corpos, porque dizem que as almas são imortais, farei por escrever como aprendi, o meu português, quem não me entender, que compre um dicionário.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

P.S. O título é assumidamente um plágio, singela homenagem ao António Feio que vive lutas duras e a quem muito prezo pelas horas de fantástico riso que me proporcionou.

Sem comentários: