segunda-feira, dezembro 14, 2009

É sempre a aviar!

Fui sempre muito crítico em relação ao sector Defesa Nacional, reportando-nos apenas ao período de 1974 ao presente, a longa sucessão de ministros da defesa é um lamentável e triste cortejo de casos de homem errado no local errado.
Não terão sido todos péssimos, verdade seja dita, de 1974 até 1982 a coisa nem foi má de todo, homens da estatura de Firmino Miguel, Vítor Alves e Loureiro dos Santos, conhecedores do meio tiveram desempenhos razoáveis tendo em conta que vivíamos tempos de vacas magras, a Defesa andava na incerteza!
De 1982 ao presente é a miséria total, cada um pior que o outro. Os últimos quatro então, é de bradar aos céus, Portas, Amado, Teixeira e Santos Silva, respectivamente, são excelentes exemplos daquilo que não deve ser um Ministro da Defesa, honra seja feita ao último que ainda não teve tempo de meter a pata na poça, aguardemos. Teixeira, foi inócuo, foi uma espécie de “melhoral” à Defesa nem fez bem nem mal, é um intelectual, sente-se mais à vontade com papéis, com livros e aulas em universidades, o papel que deveria ter cumprido era o de alguém firme e decidido com profundos conhecimentos sobre a área, infelizmente, nunca o foi capaz de preencher, foi o único dos quatro em que depositava alguma confiança, mas apresentou-se frouxo e limitou-se a gerir, mal, as abstrusidades causadas por Portas, que diga-se em abono da verdade é do ponto de vista do trabalho um tipo com garra, mas peca por perceber tanto de Defesa como eu de patinagem no gelo, resultado está à vista, trapalhadas e mais trapalhadas, dinheiro gasto a esmo e sem objectivo nenhum. Foi incoerente, acumulou disparate a seguir a disparate, não chega ter uma excelente capacidade de trabalho, é necessário entender, saber e perceber de Defesa, o que claramente não foi o caso.
Amado, foi mais um “melhoral”, apagado, completamente anódino, caiu na Defesa como poderia ter caído na Cultura ou no Ponto Cruz, daria no mesmo, uma nulidade, mais uma. Quanto a santos Silva, prevejo mais um desempenho para cumprir calendário e pouco mais, não se sente à vontade, não vê um boi daquilo e pior tal como os demais será completamente manobrado e enganado pelos lobbies da Defesa.
O resultado deste fadário de ignorância, temo-lo à vista desarmada, como convém à Defesa, nos milhares de milhões de euros malbaratados, que como é costume ninguém assume a culpa de ter feito desperdiçar, presumindo alguns dos propiciadores do disparate de capacidades superiores tal é a verve de superioridade e as certezas que apresentam quando falam em público na qualidade de deputados de líderes partidários e ou membros de governo, aqui das duas três ou nos estão a tentar enganar, ou são tão ignorantes que acreditam verdadeiramente que fizeram um bom trabalho, mesmo quando todas as provas apontam para o contrário.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia insignes

Sem comentários: