quarta-feira, dezembro 16, 2009

A desordem desta Ordem!

Os Italianos inventaram a Máfia, diz a história que em 1282 os reis franceses da casa de Anjou, dominavam a Sicília com mão de ferro, cansados da opressão os camponeses revoltaram-se ao grito de "Morte Alla Francia Italia Anelia!" traduzindo de forma mais ou menos livre será algo como, a morte da França e o grito de Itália. Essa frase formaria mais tarde o acrónimo Máfia, têm muito que aprender os Italianos sobre a verdadeira máfia connosco Portugueses.
Após este pequeno intróito, queria falar-vos do senhor bastonário da Ordem dos Médicos e das suas declarações acerca da abertura de um novo curso de medicina. Foi um fartote de rir, o senhor não conseguiu despir a fatiota de chefe de um sindicato, o esforço que fez para justificar a vergonhosa situação da Medicina em Portugal, a manutenção desse corporativismo anacrónico que representa a Ordem dos Médicos e seu poder absolutamente discricionário.
O argumento de que estão médicos em formação e que daqui a dez anos haverá médicos em excesso, é anedótico, primeiro porque o meio milhão ou mais de pobres diabos que por agora sofrem sem médico, só podem ter uma de duas saídas ou morrem ou adiam a doença, depois, porque a falta de médicos deve-se pura e simplesmente aos senhores doutores não quererem sair dos grandes centros urbanos, senão como explicar que no Centro de Saúde aqui da minha terreola a uns meros quarenta e cinco minutos de Lisboa, faltem médicos, sim como explicar isso!
O senhor bastonário ainda atirou ao ar com argumentos técnicos de falta de qualidade do ensino, pois caro amigo, até lhe dou razão, mas tendo em conta as muitas bestas de carga que por aí abundam portadoras de licença para praticar medicina, estou em crer que pior não será. Outro argumento técnico foi o do número de cursos de medicina por cada dois milhões de habitantes ser de um, número constante de recomendações da OMS, ora uma recomendação serve para isso mesmo recomendar, podendo o número ser maior dentro claro está de uma lógica de necessidade efectiva, essa recomendação destina-se essencialmente a fazer progredir os países de terceiro mundo, como o nosso, esse argumento até seria tido como válido caso os cursos de medicina em Portugal não sofressem de uma coisa cretina, obra da tal Ordem, que se chama numerus clausus, ainda mais exacerbado pelas completamente imbecis notas de ingresso, como se ter um dezanove queira dizer obrigatoriamente que se é melhor do que quem teve um catorze.
O senhor Bastonário, perdeu mais uma excelente oportunidade para estar de boca calada, evitaria assim o chorrilho de asneiredo que proferiu, por outro lado a querer dizer alguma coisa, o senhor saudaria a iniciativa. Pode até ser contraproducente mas haja alguém que faça alguma coisa para acabar com essa verdadeira Máfia.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: