segunda-feira, novembro 16, 2009

In Memoriam!

Ontem dia 15 de Novembro, comemorou-se o Dia da Memória, anualmente no terceiro domingo de Novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada foi adoptado pela ONU para evocar as vítimas de acidentes de viação.
Em Portugal nos últimos 10 anos faleceram 13 mil pessoas em acidentes de viação, número falacioso, porque de fora ficam todos os que morrem, em trânsito do local do acidente para os hospitais e os que morrem já nos hospitais, vitimas das sequelas desses acidentes, se todas estas mortes, fossem contabilizadas, estou em crer que o computo geral seria muito pior, creio até que chegaríamos bem perto dos 20 mil.
Não poucas as vezes, neste espaço, surgiram alertas sobre esta infeliz situação. Daí para cá tudo mais ou menos igual. Numa análise de leigo e sem fundamentação científica que possa sustentar opiniões, ainda assim, procurar causas é fácil exercício, começando pelo mais óbvio, que é a falta de cultura e de civismo deste povaréu, com exemplos tristes dados por senhores ministros, deputados e outros do género. O facilitismo dado na obtenção da habilitação legal de condução, vulgo carta de condução, o ensino é mau, mais um drama educacional, caro e completamente estapafúrdio, existe por aí muita gentinha, que não tem perfil nem capacidade psíquica e psicológica para conduzir viaturas, mas que no entanto é encartada, à conta da santa ganância.
A legislação é outra das pechas do sistema, má legislação, molduras penais ridículas, cumprimento das mesmas próximo do insuficiente, desresponsabilização de todos os agentes envolvidos, primado da cultura do laxismo e do deixa andar, opção tão cara aos governantes e aos governados deste país.
Estradas mal concebidas, sinalização péssima, opções de construção medíocres, falta de fiscalização e de meios para a efectivar, quadros policiais mal preparados, sem meios, destruição da Brigada de Trânsito para agora voltar atrás, falaremos disto outro dia, falhas estruturais de coordenação, entre a administração central e local, absoluto miserabilismo das estradas municipais e a mais atroz desorganização dessa tal Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no capítulo da prevenção registe-se porém o bom trabalho que tem sido feito, apesar de já sabermos que em Portugal, ninguém presta atenção a nada, excepto claro está quando são multados e reclamam logo que se devia era ter uma politica de maior prevenção.
Parece evidente que existem imensas causas para este estado de anarquia, que existe nas estradas nacionais, parece evidente que as autoridades nacionais da área são clara e completamente incompetentes, parece evidente que a falta de civismo e educação da gentalha que temos por população engrandece a equação no mau sentido, parece evidente que não conseguimos por cobro a nada disto, parece evidente, que continuaremos a lamentar as mortes, a chorar as desgraças e a não responsabilizar os culpados.
Parece evidente, que dificilmente sairemos deste atoleiro, se não forem tomadas medidas sérias, que só pecam por tardias, muitas mortes se evitariam, caso se pense com seriedade nas coisas e se defendam as pessoas, não os interesses económicos e os compadrios, mas as pessoas!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

tron disse...

Eu em 1997 fui atropelado, fquei com sequelas, e na rua da palma onde fui atropelado continua a haver apenas um semáforo onde devera de haver dois em cada ponta da rua