segunda-feira, outubro 26, 2009

Chapadas e Pontapés

Por mais despropositadas e pouco edificantes, que sejam as cenas de agressões, no Colégio Militar. Elas enquadram-se numa lógica de estupidificação massiva da sociedade em vivemos, acontecem em todas as escolas deste país, cenas mais ou menos degradantes como esta. A celeuma que levantou deve-se apenas ao facto de ter acontecido numa escola dita das “elites” e não naquelas escolas onde estuda a rataria do bairro social.
Porque cenas canalhas como essa são comuns, ora acontecerem num meio que tem por mania ser diferente, a coisa pia mais fino e tem logo direito a televisão, a comentadores “especializados” e a toda a panóplia de manifestações, opiniões e dichotes mais ou menos aparvoados.
Intrinsecamente ligado a isto está o tal “ranking”, inglesismo dispensável, das escolas, neste rol dos estabelecimentos de ensino ficamos a saber quais são os que tiveram melhores notas, ou antes ficamos a saber nada! Uma lista séria de escolas, com gradação de qualidade, seria aquela em que se discriminaria preto no branco quantos casos de violência, agressões e roubos ocorreram no local da escola e nas suas proximidades, onde constaria o estado das salas, a qualidade da escola, a suficiência e ou insuficiência dos fundos, o número e tipo de laboratórios, para ensino prático e as necessidades de equipamentos, onde se diria da quantidade, qualidade e formação do pessoal não docente, onde se exporia a qualidade, quantidade e formação do pessoal docente, onde se mostraria a existência de gabinetes de apoio psicológico e gabinetes de acompanhamento do aluno ajudando esse aluno a escolher antecipadamente o percurso académico mais adequado a cada caso, isto seria uma excelente base de escolha, porque meus caros, isto das notas e das médias é uma treta, uma cretinice pegada, porque em todas as escolas os bons têm boas notas e os maus não têm, as boas escolas estão em ambientes mais ou menos saudáveis do ponto de vista social, as más escolas estão onde a saúde social não existe ou é periclitante e mesmo nessas existem sempre casos fantásticos de sucesso.
O drama foi que as agressões aconteceram, na escola da elite destinada aos mais altos cargos, o que nos fará pensar sobre o tipo de energúmenos que estará ali. Pois apesar do aparato, dos desfiles de arma às costas e fardeta de soldadinho de chumbo, ali estão crianças e jovens exactamente iguais às crianças de qualquer parte de Portugal, por muito que os papás e se esforcem por ser da “elite” os fedelhos tramam tudo e mostram os reais borra-botas que são, podiam até ser da favela que não seriam piores nem melhores.
Resumindo, as agressões na dita escola, são condenáveis e alunos deveriam ser castigados, mas não mais nem menos que em todas as outras escolas onde isso acontece, por isso gostaria de ver os trauliteiros de esquerda a aparecer também nas outras escolas e a exigir processos disciplinares em todas as outras centenas de ocorrências semelhantes.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: