sexta-feira, setembro 11, 2009

Tá na Moda!

Agora a moda é a “Asfixia Democrática”, propalada pelo caso da TVI, todos os politiqueiros da treta se atiram à tal asfixia como gato a bofe, pronunciando as mais atrozes bojardas e cretinices que alimentadas pela comunicação social indigente que temos, assumem proporções de tema nacional, deles, porque os restantes nove milhões e tal estão mais preocupados com a verdadeira falta de democracia e liberdade que se agudizou ao longo destes últimos 30 anos de merdocracia.
Alias a única asfixia que vislumbro actualmente por cá é uma asfixia intelectual, que parece dominar as elites políticas e os seus apaniguados, como diria o enorme poeta a inteligência destas damas e cavalheiros manifestasse por não se manifestar. Então num país onde várias leis são diária e compulsivamente atropeladas, onde existem locais onde eu cidadão deste país não posso ir porque lá vivem uns quaisquer selvagens que por eu ser de outra cor me fincam logo a dentuça, um país onde recorrer à Justiça é menos fiável que jogar no Euromilhões, um país onde ter problemas com certo tipo de escumalha significa ter de mudar de terra, porque a polícia não protege ninguém e o tal Estado de Direito muito menos, um país onde cada vez mais a liberdade, a segurança de bens e pessoas e a Democracia são palavras vãs, em tal país, andam meia dúzia de indigentes intelectuais a queimar tempo por causa de um programa de telelixo?
Tenham dó! Pressões sobre os jornalistas, é coisa que não falta nestes 30 anos de Democracia, nem um só dos partidos, pode clamar inocência, bem talvez os bloqueiros que como são novatos ainda não tiveram tempo de exercer a dita asfixia, dos outros não há um que possa atirar pedras, todos a seu tempo exerceram essa asfixia, uns mais que outros claro, uns mais afincados que outros, mas todos a seu tempo censuraram, amordaçaram e impediram a liberdade e a democracia, e são estas alimárias que agora vem clamar aqui d’el Rei, ora vão às malvas!
Existe claramente um défice democrático neste país! Decorre essencialmente de um modelo constitucional e social falido, ainda há dias discutia esta coisa da democracia participativa com uns amigos, a falta dessa participação activa, a falta de valores de cidadania participativa de largos sectores da sociedade enviesa claramente a democracia, os políticos não sabem, não querem e ou não conseguem ouvir o povo, não conseguem entender as pessoas, nem perceber as suas reais necessidades, junte-se a isso um modelo politico cretino, falido, impróprio e obsoleto e temos este afastamento completo da sociedade em relação à politica e aos políticos, o descrédito dos seus actores principais lança a Democracia ao fundo de um poço de desconfiança e alheamento do qual será muito complicado sair.
Curiosamente instalados no poder os politiqueiros, não tugem nem mugem, o sistema mantém-se inalterado como se alguma coisa hoje seja imutável. Ele é fausto e estadão, presidentes e vice-presidentes, primeiros-ministros, segundos e terceiros, casas civis e militares, assessores disto e daqueloutro, secretárias e secretárias das secretárias, motoristas, escoltas e toda uma parafernália de inutilidades que dá lugar a uns milhares de tachos inúteis que consomem uma fatia importante do orçamento de estado, mas quanto a isto, quedam-se uns mudos e outros calados.
Asfixia democrática, o tanas! Antes asfixia de neurónios, é o que revela esta Corja, que se alimenta do cadáver deste país, que se alimenta do nosso dinheiro, que se alimenta do trabalho de milhares de miseráveis mal pagos, que vegetam nesta entre vida miserável, porra que já não há pachorra!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

Sem comentários: