segunda-feira, maio 04, 2009

Pela Lei e Pela Grei

O General Nelson dos Santos actual comandante da Guarda Nacional Republicana, foi certeiro no seu discurso comemorativo do dia da GNR, foi certeiro nas suas declarações, mostrou ser alguém com carácter, outra coisa não seria de esperar de quem passou pelo Regimento de Comandos, alertou para a necessidade de os governos de atacarem as causas da criminalidade, alertou entre outras coisas para a dimensão social do crime e para a necessidade de intervir nessa área.
Zurziu também, pois claro na nova Lei Orgânica da Guarda, que claro nada acrescenta de bom, ou muito pouco, elimina umas burocracias o que é excelente e pouco mais, quanto aos meios, capacidades técnicas e demais questões que se prendem com o funcionamento daquela espécie de polícia, nada.
Continua a acreditar que a GNR, para crescer e evoluir enquanto instituição necessita de abandonar a orgânica paramilitar tão cara ao terceiro mundismo, herdeira das tradições das republicas das bananas da América do Sul, claro que podem sempre contestar que nós somos uma verdadeira República de bananas, será claro verdade, mas cortejando Malraux e a sua corte pessimista que lhe atazanou a cachimónia, também eu vejo com péssimos olhos uma GNR militar, mas andando que há quem goste e esta trampa ainda é uma Republica semi-democrática.
Os homens e mulheres das nossas forças policiais merecem toda a nossa atenta colaboração e estima, como povo civilizado que deveríamos ser, eles deveriam ser acarinhados e defendidos, pois passa-se o oposto, infelizmente, somos uma sociedade infecta de indigentes intelectuais, infelizmente também os alertar sobre as condições em que esta gente desempenha tão ingrata tarefa, são poucos, nós os paisanos, somos as mais das vezes coniventes com o permanente estado de guerrilha surda que o cidadão comum vive contras as polícias e só deles nos lembramos quando ficamos com o rabo a arder.
Registo com apreço a frontalidade do senhor General Comandante, “Res Non Verba”, diria eu a este Governo e aos futuros, porque de mais actos, pensados planeados e sem mácula, se fará mais e melhor, para tal urge repensar a defesa interna, os meios, a organização, a legislação, as novas tecnologias, tudo o que parece nunca ter passado pelo cérebro dos nossos, “sapientes” governantes, porque cada vez mais as organizações criminosas têm, mais e melhores meios mais e mais complexas organizações, alias analisando certas organizações criminosas, ficamos abismados como o profissionalismo e planeamento, por oposição à atroz falta de competência e falta de brio profissional de quem está do outro lado. Queiramos acreditar que melhores dias virão! Se quiserem saber mais sobre o assunto GNR visitem o blog Securitas, que sabe muito mais disto que eu!

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

1 comentário:

jardinsdeLaura disse...

Barão de Tróia,
Não podia estar mais de acordo! E pode desde já contar comigo!

Então depois que vivo neste país e que vejo o quanto investem quer na educação das crianças e jovens deste país quer na saúde, espanto-me com o rigor da aplicação de certas leis que, note-se, para serem alteradas são sujeitas a votação em todo o país, quer na receptividade e respeito pelas mesmas por parte deste povo que "alguém" me anunciara "frio" e fechado em si mesmo! O que é falso, completamente falso!