quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Semana Europeia da Mobilidade

Neste nosso mundo insalubre que estagna lentamente com a estupidez e laxismos de uns e de outros, é sempre ver que se vão fazendo coisas boas, ou coisas com boa intenção, ainda que todos saibamos que de boas intenções está o inferno cheio.

Uma delas é esta semana europeia da mobilidade, onde os cidadãos são aconselhados a deixar o carro na garagem, isto é aqueles que ainda não a transformaram num anexo, deixando a carripana na rua a entulhar ainda mais a dita, pede-se ao cidadão que anda a pé, de bicicleta de patins, enfim que largue a maldita dependência do petróleo, larga a porcaria do carro e anda a pé ou de transportes públicos, é uma excelente iniciativa, aqui os labregos da minha terra bem faziam por aderir em massa, mas andando.

Num grupo de 2000 mil cidades de vários países que concorrem ao prémio instituído pela União Europeia que visa premiar a cidade que melhor faz por cumprir os desígnios deste evento, que conta com várias dezenas de cidades de Portugal é com um orgulho desmedido que vejo o nome de Almeirim, nos dez primeiros, ou seja esta pequena terreola, está a ombrear com cidades com Franqueforte, Budapeste, Sheffield, entre outras, estamos a disputar o primeiro prémio com aqueles gigantes, isso meus caros enche de orgulho quem como eu gosta da sua terra, dia 13 de Fevereiro em Bruxelas, será anunciado a cidade vencedora, ainda que Almeirim não ganhe, o facto de estar entre os melhores é por si só uma nota de excelência neste mar de sensaboria.

Estão de parabéns todos aqueles que pugnaram para o sucesso desta candidatura, a autarquia, os funcionários e responsáveis políticos que levaram este feito avante, é destas coisas, claro que para o matarruano normal são incipientes, dizia eu é destas coisas que se faz o edifício da participação cívica deste país, óbvio que a participação de todos terá de ser mais e melhor, mas e desculpem a soberba, estou impante de orgulho com esta notícia, é coisa pequenina, cá calhando sem alcance mas é bonito ver, que quando se quer e se trabalha com seriedade e dignidade as coisas boas acontecem e os exemplos edificantes aparecem.

Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

8 comentários:

ruth ministro disse...

Espera... Deixa-me engolir bem estas tuas palavas, que hoje, ao contrário do costume, vão ser mais fáceis de digerir :) Tu não envenenaste nadinha desta vez!

Beijinhos

C Valente disse...

Será que adiante alguma coisa, enquanto os governos não fazem nada para melhor a vida das populações
saudações amigas

Jay Dee disse...

Sempre em grande!

Anónimo disse...

Viva Almeirim!

A Professorinha disse...

Por acaso nãos ou um grande exemplo de cidadã móvel.. Como trabalho longe é difícil andar a pé... E quando chego a casa e tenho que ir às compras estou tão cansada que nem penso em ir ao pé...

Mas olha, o meu pai é um grande exemplo de um cidadão móvel...

Já não é mau...

C Valente disse...

Bom fim de semana
Saudações amigas

Andreia disse...

Bom fim de semana!

O Pinoka disse...

Parabéns pela iniciativa aí em Almeirim. È de valorizar o que por vezes localidades mais pequenas com boa vontade conseguem fazer, ficando muitos pontos acima das grandes cidades em termos de civismo.
Não posso deixar de destacar a excelente Sopa da Pedra.
Abraço