terça-feira, janeiro 15, 2008

Nada de Novo

Estive a dar uma olhadela à nova lei do Ensino Especial, leia-se cretinice, mais uma vez, mais um Governo, outro, perde a oportunidade de fazer a diferença, de realmente, pelo menos no papel, fazer de conta que dá atenção aos seus cidadãos que necessitam de um acompanhamento pedagógico especial.

Disse e volto a repetir que a par de outro tipo de legislação que contempla os cidadãos portadores de deficiência, o Ensino Especial em Portugal é uma mentira, é uma absoluta imbecilidade, que funciona bem num ou noutro local, funcionando de forma atroz e imbecil na maioria do país, quem tem uma criança com este tipo de necessidades sabe muito bem daquilo que falo.

Infelizmente esta nova Lei, é mais uma grande imbecilidade, promove-se a inclusão, essa farsolice imbecil dos tempos modernos, não que não acredite na inclusão, acredito, mas até agora essa tal coisa foi unicamente direccionado para o mais óbvio, os pretinhos e os ciganinhos e tal, os deficientes ficam como é óbvio a milhas de distância de todas essas actividades cretinas.

As necessidades especiais abarcam um sem número de coisas, défice de atenção, surdez, hiperactividade, deficiência mental, paralisia entre outros problemas, muitas destas situações exigem um professor a tempo inteiro, caso a criança esteja integrada numa turma normal e se este fosse um país normal, para além do professor e ou educador existiria a tempo inteiro um professor do ensino especial que trabalharia com a criança, pois erro crasso, cá no burgo a infeliz criança é largada na escola, onde o professor tem de prover às suas necessidades mais à das outras 20 e tal crianças, uma turma normal num país normal teria não mais de 15.

Daqui resulta, a mais absurda e inenarrável confusão, o docente não consegue prover às necessidades da turma, o aluno com necessidades especiais absorve o tempo todo, a auxiliar a existir, desempenha o resto das tarefas, imaginem a confusão que não deve ser, para além disso, existem ainda os milhares de papéis que o docente tem de preencher, entre projectos e programas e demais imbecilidades, ou seja na realidade esta turma está condenada ao insucesso.

Com a nova lei, tudo fica ainda pior, deslocações de dezenas de quilómetros, chegando mesmo à centena, para um apoio miserável, coisas do tipo; uma hora de terapia da fala por semana. É vergonhoso, é triste, é uma grade trampa, bem ao nível dos galos do poleiro, que gastam horas a discutir minudências imbecis e a presumir de grandes importâncias com ares de putéfia rafeira. Que cambada meu Deus!

Um abraço deste vosso amigo

Barão da Tróia

10 comentários:

Francis disse...

Somos um país de Mar, um Mar de Demagogias.
Só um idiota os levará a sério.

Quando ouço que não há dinheiro para "isto" e para "aquilo", mas temos ex-Deputados a receber entre 3 mil e 4 mil euros de "reformas".

Carambita, deve haver 'prai, algum quintal de terra tão fértil que até dá para plantar dinheiro!!!

Alien David Sousa disse...

Barão, não podia estar mais de acordo com o que li. E apenas te digo isto, para mim:

"uma hora de terapia da fala por semana."

São migalhas para tapar os olhos dos portugueses e para poderem dizer que estão a fazer alguma coisa, mesmo que "essa coisa" seja um nada comparado com o que deviam de fazer.

Saudações alienígenas& beijo

Chanesco disse...

É bem verdade Caro Barão!

Triste o fado de quem precisa.
As leis são feitas no conforto dos gabinetes longe do contacto com a realidade, muitas vezes arbitrariamente ou porque dá mais jeito assim ou assado.

Um Abraço.

PS: Tenho andado ausente destas lides mas estou a tentar voltar. Já com algum atraso, mas ainda chego a tempo de lhe desejar um BOM ANO, com saúde principalmente.

Anónimo disse...

Também li e não posso estar mais de acordo com o que escreves!

Bom resto de semana. :)

Natureza disse...

concordo, podia fazer-se tanto por essas crianças de modo a torná-las mais integradas e activas numa sociedade, em adultos!... Muito Portugal, e acho que mesmo o Mundo, têm a melhorar!

Anónimo disse...

Ai ai amigo Barão.
Tens razão , estes POLITICOS estão sentadinhos pensando pensando mas não rebentam de tanto pensar e no fim fazem Merda.
E quem se lixa sempre é o mexilhão.
Tantos Milhões tantos isto e tanto aquilo e o que chega aos tais mexilhões nem dá para comprar um palito, claro que fica tudo pelo caminho daqueles corredores dos Ministérios e Parlamento.
SE acaso visses a MOÇÃO DE CENSURA pela TV como eu a vi , darias razão a quem diz que aquilo é um CIRCO pegádo.
Cada Um tenta levar a BRASA á sua SARDINHA.
Alguns ainda falam a lingua que o POVO percebe, mas alguns utilizam os tais termos que ficamos pensando se realmente nos encontramos em PORTUGAL, tais os meios termos que se utiliza.
Boa sorte Barão.
touaqui42

ALeite disse...

Oi Barão passei por cá e fiquei esclarecido. Tens toda a razão. Um abração e passa lá pelo condomínio.

Ana disse...

Concordo ctg!

Ainda mais pk conheço um caso desses de perto... é triste =(

Boa semana ;)

Isabel Filipe disse...

... uma tristeza ...

mas não somos um país normal... daí toda a porcaria que nos cerca ...


beijinhos

ruth ministro disse...

... Mais uma vez, tenho que te dar razão. Excelente crítica.

Mil beijos e uma boa semana :)