segunda-feira, novembro 12, 2007

Mais um Visionário

«Melhores indicadores com menos dinheiro…, …o sistema de ensino em Portugal está a dar «resultados» …, a seguir à ideia mirabolante do cheque/ensino, as duas primeiras frases são as maiores barbaridades que ouvi sobre o actual estado miserável da paupérrima Educação deste país. Piores ainda do que a pérola seguinte, «há menos professores, mais alunos e menos desperdício de dinheiro». Donde se depreende que os professores são um desperdício de dinheiro.

Caro e excelentíssimo senhor Primeiro-ministro, as suas infelizes, incorrectas e anedóticas afirmações, não passam de vento dentro de um saco. Vejamos, melhores indicadores, a que melhores indicadores é que o senhor se refere, à ligeira descida do abandono escolar, realmente esse é um bom indicador, mas e então a qualidade desses alunos, as suas apetências linguísticas e científicas, a julgar pelos resultados dos vários exames nacionais, valha-nos São Sinfrósio, ou o senhor primeiro dos ministros não deu pela absoluta desgraça que foram esses resultados, ou esse seu impagável sentido de humor, fez que esteja de novo a reinar com a malta. Pois claro com menos dinheiro, porque os pais andam a pagar tudo, os professores a meter dinheiro do bolso, as câmara e juntas de freguesia à socapa a meter dinheiro nas escolas para tapar os buracos que a política inteligentíssima do governo de vossa excelência para a área da Educação tem levado a cabo, pois assim percebo.

O sistema está a dar que resultados, não percebo, então ainda agora começou e já é um sucesso significa que os alunos provavelmente já estão até doutorados, percebo é uma coisa parecida como o famoso Processo de Bolonha, é o processo Residência Oficial do Primeiro-ministro, começando hoje amanhã fazem o inglês técnico e já está. Porreiro, pá!

Ó, Senhor Primeiro-ministro, a catástrofe só se verá daqui a uns anos, como hoje se nota como começou a catástrofe anterior, cujos exemplos são sobejamente conhecidos, pessoas importantes que não sabem fazer contas, que não sabem os cantos dos Lusíadas e por aí adiante.

Vossa excelência é um visionário, os danos que a sua política educativa está a causar a este país ainda serão visíveis daqui a 50 anos, o desleixo e desinteresse por aquela que deveria ser das áreas mais sensíveis do país, onde deveria imperar a excelência o mérito e a qualidade, onde infelizmente campeia o desinteresse, o laxismo, a mediocridade e a falácia, factos esses para aos quais muito o seu excelso governo tem contribuído de forma tão ufana.

Não é a fechar escolas, a despedir professores, a fazer turmas de 30 alunos, a cortar até no papel higiénico que vossa excelência conseguirá educar este país, pode também ser o caso de a intenção ser a oposta, quanto mais ignorantes melhor e mais depressa os conseguiremos enrolar, pois parece ser esta apolítica dos senhores do poder em relação à Educação, sendo que os actuais, não são piores nem melhores que os anteriores, são a mesma coisa, mudam só as moscas.

Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

17 comentários:

deep disse...

Este governo, em especial os senhores "apensos" ao Ministério da Educação, quer fazer omeletes sem ovos. De preferência, sem professores e, com um jeitinho, sem alunos. Mais do que nunca se desperdiçou dinheiro com o ensino: a fazer obras em escolas que fecham no ano seguinte, porque se decidiu que se havia de juntar toda a gente em pólos; a transportar os alunos deslocados; a alimentá-los; a garantir-lhes acompanhamento nos transportes; a financiar as escolas com o pretexto de cursos de formação desajustados das necessidades do mercado e dos interesses dos alunos; etc, etc, etc!

Eu peço desculpa por tão longo desabafo, mas este texto veio mesmo a calhar!!!

Boa semana. :)

Nunovsky disse...

Acho que o comentário de cima resume tudo... leiam-no!
Reduzir escolas, reduzir professores, desencorajar alunos, diminuir qualidade, aumentar o analfabetismo... é esse o lema e é para isso que se marcha. Revolução sangrenta precisa-se.

Anónimo disse...

Somos todos uns mentecaptos, excepto o nosso primeiro-ministro!
Ao ponto a que isto chegou...

125_azul disse...

Olha que eles te fecham o blogue, querido! Sabes como são democráticos estes senhores... Onde se acina para os mandar dar uma curva ao bilhar grande?
Boa semna

susana disse...

Diziam muito mal do Fidel Castro e que o povo era pobre, mas uma coisa é certa, a educção e a saúde estão asseguradas! Existem prioridades maiores???
beijinhos bom fim de semana

Andreia disse...

Olá
Uma boa semana para ti!
Um abraço!

Sofia Melo disse...

Toda a razão, caríssimo Barão: eles andam a fazer o esterco todo, que daqui a uns anos vem por aí abaixo. mas aí, estes papalvos já estão longe, com as suas altíssimas reformas, a gozar os rendimentos...
Saudações!

A Professorinha disse...

Eu não sei porque é que ainda há professores... Sou da opinião que deveríamos dar o diploma do 9º ano à nascença... Isso poupava ainda mais dinheiro...

Anónimo disse...

Meu amigo, este é o post que eu gostava de ter escrito! Concordo, concordo e concordo!
Chegam a faltar-me as palavras para expressar a minha indignação perante as actuais politicas ensino. Corpo docente, alunos e a comunidade em geral, todos saem prejudicados.
Sabes que mais, é o que faz dar maioria absoluta a um governo. A oposição é fundamental para o equilíbrio!
Abraços

Anónimo disse...

A professorinha tem toa a razão! lololololololol

Cucagaio disse...

Venham os próximos,que estas já esgotaram o seu tempo.

Anónimo disse...

Os comentários e os ditos do PM dá vontade de rir ÁS GARGALHADAS .
E não é que o PM está mesmo convencido que é um BOMBEIRO e dos BONS deste País.
Nota-se o cheiro ao estrume que o PM tenta lançar sobre o desgraçado do CONTRIBUINTE.
No final o PM lança descaradamente a BOCA que este Governo é um dos MELHORES que este Portugal teve.
Chiça penico.
touaqui42

Odele Souza disse...

A nossa liberdade de expressão o que ainda consola.
UM ABRAÇO.

C Valente disse...

Mas que maravilha de governo, ou de desgoverno
Bom fim de semana
saudações amigas

São disse...

Mas ainda não sabe que Portugal, na boca de todos os Governos, se encontra no bom caminho?!
Só que o malvado é mais comprido do que um ano sem pão e está todo esburacado!!
Bom fim de semana!

Klatuu o embuçado disse...

Tanto furacão e não há nenhum que venha para Lisboa... até nas catástrofes não temos sorte!

Anónimo disse...

É. Tirem Eça, Camões, Cesário - e ponham os miúdos a ler...os 'records e a bola'.(Mais depressa arranjarão empregos...na corrupção,claro está! )