segunda-feira, setembro 03, 2007

A « Rentrée »

Hélas ! Terminado o período das impostas, libações termais, aconselhadas pelo mais desapoderado discípulo de Esculápio, de que há na Historia, memória. Regressa o Barão ao convívio da blogosfera, amigas e amigos estou, feliz por vos voltar a rever.

Andei a seguir nos últimos três dias, os discursos dos politiqueiros de serapilheira que nos tocaram em sorte, as tais das “rentrées”, com discursos mais ou menos inflamados, mais ou menos indigentes, mais ou menos do mesmo.

O único que me merece algum destaque é o CDS, não pelo conteúdo farroupilha e farçola tão ao gosto do seu excelso presidente, mas pela excelente iniciativa de atacar nas novas tecnologias, esteve bem o CDS, quanto ao discurso de Portas, foi uma, catrefa de minudências demagógicas e populistas, sem alcance prático absolutamente nenhum, raiando até nalguns pontos a simples hipocrisia, como o ataque ao governo por causa da acção da GNR, durante o ataque ao milho transgénico, mas andando, a continuar assim o CDS, será sempre o grupelho reaça que sempre foi, alicerçado num aspirante a caudilho e seus apaniguados revivalistas, sedentos de Deus, Pátria e Família, coisas que em abono da verdade nunca existiram, excepto como mitos políticos de alguns que nos querem fazer de tolos, mas há quem goste, paciência, que é uma virtude que deve ser cultivada, confesso que tenho muito pouca.

Do PS, enfim, o deserto ideológico que por ali campeia, deixa aquela rapaziada um pouco à nora, não chego a perceber o que deseja o senhor PM, se quer ter um partido de esquerda se um de direita se uma terceira via blairista, se até uma quarta via, a do naufrágio, verdade verdadinha é que entre discursos mais ou menos ocos, acções populistas, como andar a enfiar computadores de três vinténs pelo gorgomilo da maralha, este PS e o Governo anda a contra ciclo do resto do país, mas como as alternativas são de arrepelar os cabelos de tão más, acredito que nas futuras eleições o fado seja o mesmo, a ver vamos se me assiste a razão.

O PSD, igual a si próprio, cinzento, sem ideias, com um discurso vazio de conteúdo e pobre de espírito, Mendes não se manca, o partido também não se não tiver melhor alternativa que Menezes, como está, o PSD é o melhor aliado do PS. Critica-se a uns o que outros no passado fizeram, responsabiliza-se outros pela culpa de todos, ainda assim o melhor mesmo é Jardim, o mãos largas do Atlântico, continuo a disparatar a torto e a direito sem literalmente dar cavaco a ninguém.

Louça, e o seu Bloco, continua a não perceber que o seu trotskismo sectário, é a sua ruína, estão à laia do CDS, são um grupelho, esquerdeirote, caceteiro e mal amanhado, sem réstia de préstimo, cheguei a acreditar que aqui existiria alguma alternativa, mas não, instalados como já estão no poleiro, acomodaram-se depressa, os arroubos de pseudo irritação e alegada provocação intelectual, ficam-se pelas costumeiras calinadas, típicas desta rapaziada das foices e dos martelos, até chateia, porra.

O PCP, lá anda, a julgar pelos cada vez menos e mais idosos voluntários da festa do “Avante” qualquer dia, não vão mais avante, porque os que faziam algum à borla bateram a pataleta, esperado o discurso de Jerónimo, que fazendo, uso dos meus dotes sibilinos aqui reproduzo já, “ Blá, Blá, Blá os trabalhadores e tal, blá, blá, blá, o grande capital, blá, blá, blá, os interesses do imperialismo e assim por diante…” Rematando tudo com um “Avante Camaradas” e tá feito, guarda lá as folhinhas que para o ano muda-se a data e os substantivos e chega.

Resumindo, isto é tudo de uma atroz pobreza franciscana, de uma indigência intelectual fantástica, ninguém discute realmente nada daquilo que a nós cidadãos preocupados e pagantes impenitentes desta salada toda, interessa, ninguém levanta uma sequer pequena frase que intelectualmente seja desafiante, que nos ponha a pensar que nos tire deste pântano, não, a bitola é tão baixa que é degradante viver num país governado por gente desta semelha, mas que fazer, desistir? Jamais! Por isso vamos à luta.

Um abraço deste vosso amigo

Barão da Tróia

22 comentários:

125_azul disse...

Meu caro Barão, já o Eça malhava nos nossos políticos há bons cento e muitos anos, nada há a fazer. Aí vem mais uma festa do Avante e mais uma vez com os convidados terroristas colombianos do costume... suponho que a malta do milho trangénico também lá estará, assim como os Xutos e os adeptos das bifanas do costume. Mais do mesmo, não vá a malta ficar mal acostumada!
Beijinhos e feliz rentrée para ti.

Capitão Merda disse...

Vamos à luta, diz-nos o Barão...
Arranja as guilhotinas à malta?

Meg disse...

É a Rentrée, em todo o seu esplendor, meu caro. Novidade?
Claro que não. Resta-nos o naufrágio.
Abraço

Anónimo disse...

E que rentrée!!! lool
Um abraço amigo

SA disse...

boa descrição a do B.E, mas amim eles nunca me enganaram... são um grupelho de idiotas com tanta vontade de poder como os outros. só faltam os plagios do Menezes... um dos fait divers da silly season

Beko the Great disse...

A isto chama-se ser anti-partidário!

Passa em:
www.antitutti.blogspot.com
e em
picklescompresunto.blogspot.com

ruth ministro disse...

Boa análise :)
Excelente crítica.

Beijo e boa semana

Anónimo disse...

Resumindo e muito bem continua a pobreza franciscana nesta Politica á Portuguesa.
Os mesmos sermões badaládos que andam a enganar os Portugueses á 34 anos.
Então aquela de um Ministro dizer (OTA o que é isso).
Afinal quanto se gastou em ESTUDOS nessa OTA, alguém explica aos PORTUGUESES quem foram os FREGUESES que lambuzaram essa MASSA.
touaqui42

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Bom regresso com um esclarecedor panorama da política nacional.

Que fazer...? como dizia o outro.

Sobre Raúl de Carvalho muito há na net. Aguardo um trabalho sobre o mesmo Poeta para publicação.

Um abraço

Zig disse...

Das duas uma: As ideias ficam todas para as próximas eleições legislativas, ou então, a hora é dos independentes!

A Professorinha disse...

Políticos? Eu já penso em desistir de tentar compreender essa corja...

Sofia Melo disse...

perder tempo � ouvir o que esses gajos da pol�tica dizem. Falam muito, n�o acertam nada. Bah. j� n�o h� pachorra.
Sauda�es, e bom regresso!

Anónimo disse...

Isto é que vai uma crise!!! Vamos à luta Barão!!!

peciscas disse...

No início de mais um ano escolar, e num momento em que o presente e o futuro dos professores está carregado de incertezas, injustiças e armadilhas, desejo-te, ainda assim, boa sorte ( que sempre é precisa nesta profissão tão imprevisível) e que as coisas, do ponto de vista pessoal e profissional, te corram o melhor possível.
Eu, já estou de fora, mas continuo a acompanhar a saga dos colegas no activo...

O Micróbio II disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Micróbio II disse...

Ora seja bem-vindo Barão... mordaz e acutilante sempre com uma dose de ironia à mistura! Receita que fica sempre bem a um texto crítico. No entanto, e tal como os discursos que descreveste e muito bem, isto bem espremido resulta numa miscelânea que mais parece uma junção do Portas com o Louçã... mas, verdade seja dita, já estava com saudades do Barão!

Patrícia Pêra disse...

Barão de volta à sua acutilante análise política. A blogoesfera precisava de si. Bem-vindo novamente.

Cucagaio disse...

Já o outro dizia, mudam-se os tempos, muda-se a vontade, e eu acrescento, só não muda é este país. Bom regresso.

Suso Lista disse...

Benvido, con esa forza arrolladora.

A. João Soares disse...

Ao Barão felicito por uma reentrèe cheia de actividade, muita energia, prometedora de uma temporada em cheio.
Um abraço

Anónimo disse...

Benvindo das "termas".

Vamos combater:COMO? COM QUÊ? e o mais importante COM QUEM ?....

Perdemos a oportunidade há 33 anos.Nessa altura,havia maneira de o fazer,havia gente para isso e havia com quê.

Um abraço

Anónimo disse...

O Benvindo é mesmo assim:Benvindo (Tudo pegado),