segunda-feira, maio 14, 2007

Surpresa

Como bem sabemos nem todas as surpresas são agradáveis, umas serão até bem desagradáveis, no entanto esta que assisti foi agradável. A Câmara de Almeirim através da pessoa do seu Presidente, entendeu convidar munícipes para ir dar uma volta pelo Concelho e tomar conta das realidades locais, de certa forma ir ver por onde pára o dinheiro de todos nós.

Devo confessar que, desde logo pensei em mais uma daquelas visitas aborrecidas em que o próprio só fala dele e das suas obras. Foi com surpresa, uma agradável surpresa, que o que se passou foi precisamente o contrário, o Edil, fez uma excelente apresentação daquilo que se passa no concelho, dos investimentos que se fazem e dos que se irão fazer, falou sem exacerbar em demasia a sua figura, num tom claro, aqui e ali com pontinhas de orgulho, pois que assim tem de ser, em resumo esta visita foi sem dúvida uma agradável surpresa.

Esta iniciativa da Presidente da Câmara de Almeirim, é uma excelente atitude, deveria realizar-se mais vezes, para que as pessoas, tenham noção do que é gerir e fazer funcionar um Concelho de Portugal, um Concelho de interior, que parecendo que não, está muito longe dos centros de decisão, serve também para os habitantes constatarem a dimensão dos projectos em execução e dos que ainda são só meros sonhos, obtendo assim uma mais correcta visão desses projectos, podendo depois concordar ou discordar em absoluto da sua pertinência, foi esta iniciativa algo de bem pensado e que importa repetir, terminou com um bom almoço, o qual foi pago a expensas dos participantes, como deve ser.

Esta iniciativa é um pequeno exemplo daquilo que os autarcas podem, se o desejarem, fazer em prol de si e dos seus munícipes, é uma iniciativa simples, que funciona e que tem, com mais valia o facto de as pessoas constatarem “in situ” com as realidades, não foi isenta de propaganda, pois claro nem o poderia ser, no entanto essa propaganda foi educada e de bom gosto, subtil, sem ofender, até porque nesta iniciativa ia gente de todos os quadrantes e cores políticas.

Iniciativas como esta deveriam multiplicar-se pelo país, os munícipes tem o direito de perceber para onde vai o seu dinheiro, tem também o dever de acompanhar as autarquias e de cumprir com as leis das mesmas, só assim se crescerá enquanto povo responsável.

Um abraço, deste vosso amigo

Barão da Tróia

6 comentários:

Humberto Neves disse...

Como munícipe de Almeirim, é a primeira vez que estou a tomar conhecimento de tal iniciativa. E, creio, que a sorte de participar em tal périplo coube a munícipes muito especiais, the chosen ones!

Talvez esses escolhidos possam agora fazer o papel de jornalistas e dizer bem das grandiosas obras socialistas. Mas será que passaram pelo Jardim dos Charcos, que dois anos após a sua "re-inauguração" foi votado ao abandono? Ou será que também passaram pelo Centro Coordenador de Transportes, que coordena tudo excepto os transportes?

Já agora, também foram a Benfica do Ribatejo? Ou esta freguesia foi deixada de lado por ser duma cor política diferente?

Anónimo disse...

Caro Barão
Também fui convidado, não participei porque as divergências politicas que tenho com a Câmara convenceram-me a não participar num acto de mostrar obra feita, e ao mesmo tempo dar cobertura a um executivo com o qual tenho profundas divergências.
É óbvio que Sousa Gomes é um autarca com obra feita, mas para mim não chega, quando olho para a Câmara e vejo o lá se passa, passando pelas injustiças em relação a funcionários, quem manda em quem, quem são os preferidos e os que são afastados, com a teimosia do presidente em manter situações que só ele parece não ver, não posso nem consigo estar de acordo com estas politicas.
De qualquer modo acho interessante este tipo de atitudes, porque no mínimo é alguma informação que se dá, apesar de politicamente estar muito distante do Humberto, não lhe deixo de dar razão no comentário que escreveu.

Carla disse...

nem tudo é mau... e por vezes as surpresas acontecem...
beijos

RCataluna disse...

Boa!! Óptima iniciativa!!

Anónimo disse...

Não me digam que houve convites para o pessoal do OTL DOS INUTEIS...

SA disse...

o barão a falar bem do poder, ainda por ciam dom poder local? é estranho. mas ainda bem que de vez em quando surgem bons exemplos :)