segunda-feira, abril 02, 2007

Porque os Perigos Existem II!

A palestra sobre a utilização segura da Internet pelas crianças e adolescentes foi um sucesso, no entanto importa reter algumas conclusões, assim o post de hoje versa sobre isso.

Fazendo um pouco de história, esta actividade começou em 2002, aqui no Espaço Internet de Almeirim, desde esse ano até à mais recente iniciativa do passado dia 31, já passaram por aqui cerca de 100 pessoas, um feito dado que só tínhamos 6 computadores, recentemente foram-nos dados mais 2.

Para que serve esta actividade e a quem se destina. Esta actividade serve essencialmente para despertar a consciências das pessoas para um problema real, que, passa despercebido, à maioria delas, destina-se a todos os agentes de educação, pais, avós, tios, educadores, professores, enfim todos os que directa e indirectamente estejam envolvidos no processo educativo das crianças e dos adolescentes.

Várias conclusões ficaram à vista, com mais esta palestra, desde logo que os pais não têm a mínima noção dos hábitos de navegação dos seus filhos, também não têm a mais ténue noção dos problemas e perigos que um uso desregrado da Internet possa provocar.

Mas não são só os pais, os professores idem, partilham a mesma santa ignorância apesar da sua atitude e resistência mental em frequentar estes eventos, basta para tanto dizer que desde 2002 até agora ainda não houve um único professor e ou educador a frequentar estas actividades, facto que é claramente esclarecedor da pobreza de espírito da classe neste capítulo.

As próprias instituições governamentais e locais, também não estão de modo nenhum despertas para este sensível e preocupante problema, fiquem a saber que esta actividade só se realiza ao que sei no Espaço Internet de Almeirim, não havendo nenhuma outra actividade paralela em todo o país. Que por exemplo a FCCN, Fundação para a Computação Científica Nacional, responsável pela introdução do acesso à Internet nas escolas, não considera esta questão importante, sendo o objectivo único, fornecer acesso à Internet nas escolas, esquecendo de dizer que esses acessos comportam riscos, ainda por cima se falamos de crianças.

Resumindo, a malta não sabe nem quer saber e só quando elas acontecem é que vão a correr por velinhas a Fátima, o que não resolver porra nenhuma. Fiquem portanto cientes de uma coisa, os perigos são vários e comportam riscos grandes, com situações que por vezes tomam contornos preocupantes e sérios, envolvendo até riscos de rapto, abuso e até de morte para as crianças e adolescentes, podemos ter duas atitudes, aquela que é tipicamente portuguesa do laxismo e do deixa andar ou podemos ser pessoas preocupadas e procurar informações, exigindo aos governantes medidas sérias.

Resta dizer que destes perigos o maior é só vermos os defeitos e não os tremendos benefícios que a Internet veio trazer ao nosso mundo e se é verdade que a televisão é a janela do Mundo, a Internet é a porta, e as portas servem para entrar e sair. Se quiserem saber mais consultem este excelente sítio: www.miudossegurosna.net.

P.S. Continuo sem PC, deve vir amanhã, (I hope so)

Um abraço deste vosso amigo

Barão da Tróia

26 comentários:

Isabel Filipe disse...

"...

As próprias instituições governamentais e locais, também não estão de modo nenhum despertas para este sensível e preocupante problema, fiquem a saber que esta actividade só se realiza ao que sei no Espaço Internet de Almeirim, não havendo nenhuma outra actividade paralela em todo o país.
..."

é inacreditável.
vou divulgar aos meus contactos que têm crianças o endereço que indicas.

boa semana
bjs

ALG disse...

Caro Barão:

Este seu Post está excelente e retrata a situação de "abandono" que esta questão de utilização da Internet levanta.
Sou do tempo dos primórdios da Informática e da Internet e, actualmente a leccionar a disciplina de TIC ao ensino secundário, sinto e apercebo-me de que os nossos jovens, de modo geral, utilizam estas tecnologias sem estarem devidamente salvaguardados e avisados dos perigos inerentes. E concordo inteiramente com o seu ponto de vista relativamente ao papel que a sociedade em geral, e os responsáveis públicos em particular, não têm desempenhado.
Lamentável sem dúvida.
Um abraço.

Anónimo disse...

Considero mais importante a formação moral da criança. Porque os perigos, meu caro, há-os cada vez em maior quantidade e por muito que o desejemos, não conseguiremos evita-los todos. Duma ou doutra maneira, chegará o tal dia em que o filho longe da alçada dos pais terá que optar sem recorrer a segundas opiniões.
Mas tudo bem. prevenção é preciso e venha de onde vier, será sempre benvinda!
Um abraço!
FRANCIS

Cristina disse...

Barao,
Ainda é cedo, eu sei! Mas não ver oportunidade de voltar á blogosfera, e sendo assim, deixo aqui os meus votos para que a tua páscoa seja muito feliz,
não comas muitos chocolates :)
Beijinhu, até para a semana

Blossom disse...

Passei para desejar uma boa semana...espero que o ballet esteja a correr bem lol

peciscas disse...

Já agora:há uma Ministra que consegue vencer um duelo com jovens estudantes.
É de gritos!
Pode ser visto e ouvido no Peciscas.

Diogo disse...

«a televisão é a janela do Mundo»

Esta janela tem um vidro cheio de impurezas. O que nos chega é cada vez mais baço e distorcido.

Anónimo disse...

Ainda bem que foi um SUCESSO.
Por mais avisos que se possa avisar no SISTEMA INTERNET, existe o perigo de sempre aparecer um chico esperto que consegue desencaminhar esta juventude , que pensa que a sabe toda , mas que fica pelo caminho.
O arrependimento depois será tardio e no amanhã farão a mesma coisa .
Nem sempre os pais estão com o olho no burro e outro no cigano, ao mais breve distração a juventude encontra maneiras de contactar o sistema.
Em casa dos amigos , nas bibliotecas , nas escolas , enfim.
touaqui42

Al Berto disse...

Viva Barão:

É isso aí amigo.
O pessoal não quer aprender nem de empurrão.
Boa semana.
Um abraço,

Casemiro dos Plásticos disse...

interessante de facto.

ruth ministro disse...

De acordo contigo, como sempre.

Beijo :)

Anónimo disse...

É preciso ter olho neles!!

Um abraço e Boa Páscoa

Aprendiz de Viajante disse...

Barão...

Passei para te desejar uma feliz Páscoa! Tem cuidado com as amêndoas.

Um bjinho

Al Berto disse...

bhViva:

Desejos de uma boa Páscoa cheia de saúde e boa disposição.
Um abraço,

Anónimo disse...

Não sabem nem querem saber, ou não estão para se chatear...
Votos de Boa Páscoa!

SoNosCredita disse...

parabéns pela iniciativa! ;)

A Professorinha disse...

Feliz Páscoa para ti :)

Fica bem :)

Andreia disse...

Boa páscoa!

heresias consentidas disse...

olá

paxei apenax pa desejar boa Páxkua!... hi hi hi

xi-coração
herc


"Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.




"Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoa tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer."

(...)


(PS: Este texto é erradamente atribuído a Vinicius de Morais, mas não se conhece a autoria...)

Carla disse...

Passei por aqui e deixo votos de uma Páscoa FELIZ!
Beijos

Anónimo disse...

Caro Amigo Francisco:
Votos sinceros de uma Santa e Feliz Páscoa.
Um Abraço.
Filipe

isabel mendes ferreira disse...

um abraço...............com flores.





sei lá....


porque sim:









:))))))))))))

Isabel Filipe disse...

boa semana para ti
bj

Klatuu o embuçado disse...

Bom site.
(Eles «andem» aí...)

Abraço.

Anónimo disse...

ola miga hj vim te prepor um desafio espero k adiras vai ser giro, por te apensar...lol

beijitos dp passo ca para conferir

para saberes mais passa no meu blog

Alien David Sousa disse...

Barão, do que li vou apenas acrescentar isto a esta frase do teu texto:

"a Internet é a porta, e as portas servem para entrar e sair"

No passado os raptores apanhavam as crianças na rua.

Hoje em dia a Internet é a porta por onde eles entram e saem com as crianças.

Saudações alienígenas