sábado, março 10, 2007

(In)Cultura

Estava sentado a degustar a sopinha da mamã, quando uma reportagem na televisão me chamou a atenção, os museus nacionais estão semi-abertos, porque não existem funcionários, grandes áreas destes museus estão encerradas porque não existem funcionários para acompanhar os visitantes, obras emblemáticas da nossa cultura como os Painéis de São Vicente, não estão disponíveis ao visitante.

Brilhante, a todos os títulos brilhante. Os exemplos sucederam-se, museus com quadros orgânicos de 40 funcionários, possuem 7 ou 8, sendo que metade está a contratos, daqueles precários, onde um tipo vê chegar a data do fim do contrato e fica com a garganta seca, começando a ter dificuldades em dormir, ando assim vai para 10 anos.

Faz todo o sentido neste país que os museus estejam encerrados por falta de gente, com o desemprego que grassa por aí, é mais um exemplo concreto da excelente visão dos nossos amigos do poder, é o exemplo acabado da barbárie em que esta terra está mergulhada.

Mas que interessam os museus quando, vamos ter um TGV, para poder fugir daqui mais depressa, quando temos ADSL de Banda Larga, ainda que a maioria de nós não tenha dinheiro para comprar um computador e muito menos instalar a Internet cujos tarifários são autênticos roubos, que interessa a cultura, num país de analfabrutos e asnos de categorias várias.

Curioso foi que não vi ninguém, nem da oposição nem da situação insurgir-se contra este triste facto, uns andam mais preocupados com a embaixada no Iraque, que prestam um serviço tão grande como um furúnculo no traseiro da sogra, outros preocupados com as lutinhas torpes e mesquinhas dos seus partidozecos de vão de escada, outros ainda os arautos da cultura dormitam sobre as memórias o passado e da tentação revisionista.

Brilhante país, este que encerra a sua cultura, brilhante sem dúvida, uma terra acéfala e parola, habitada por criaturas que tardam em dar atenção à lógica e ao que realmente importa, como raio é que conseguimos sobreviver durante 864 anos, como?

Um abraço deste vosso amigo

Barão da Tróia

27 comentários:

Cristina disse...

Realmente é triste, especialmente porque o nosso Portugal tem tanta história e cultura

Manel do Montado disse...

(...) como raio é que conseguimos sobreviver durante 864 anos, como? (...)
Porque é necessário, como em tudo na vida, haver países medíocres ou mesmo maus, para haver termo de comparação com os bons e os excelentes.
Como a cultura é apanágio da actual sociedade portuguesa, assim como o interesse pela mesma, estamos conversados.
Um abraço

Archeogamer disse...

O pior é que muitos tem escolaridade precária, não se interessam por cultura, mas sim por os míseros euros que recebem ao fim do mês.

Kalinka disse...

Apetece-me sentar-me no parapeito da janela e olhar o céu em silêncio, contemplar as estrelas, sentir-me envolvida pela luz da lua.
Apetece-me embrulhar-me num cobertor e chorar até que as forças me faltem, deitar toda a dor, mágoa, tristeza, desilusão, arrependimento, amargura, medo, tristeza…

Palavras para quê…???
Estou de férias…vou tentar «estar» muito bem.
Beijokas.
Bom domingo.

Eric Blair disse...

E pur acazo a coltora começe?

Anónimo disse...

Ora e muito bem estás explicando as 7 maravilhas de PORTUGAL eheheheh.
Mas que querias de um GOVERNO que só olha para a esquerda e não olha em frente , aliás , todos os anos a história é a mesma , mas soluções é que ZERO.
CULTURA eheheheh , basta-nos ver o estado em que se encontra PORTUGAL.
Só temos dinheiro para festas e convivios , o resto é para PAISAGENS.
Pergunta o manuel do montado , como é que se conseguiu sobreviver durante 864 anos , bom , bem explicádo até daria uma boa resposta.
Lembra-se daquela casa de banho (WC) que custou 10.000 contos na CULTURA , pois , caga-se fino agora e com papel higiénico de quatro folhas.
touaqui42

SA disse...

escandaloso., de facto!

Quintanilha disse...

Os portugueses têm o país que merecem!

Anónimo disse...

Estou de acordo, os portugueses têm o que merecem.
Chegámos ao descalabro absoluto. Isso dos museus é inacreditável. Batemos no fundo! Mas infelizmente o nosso povo parece estar mais interessado em promover as filhas a 'Floribelas'!

Anónimo disse...

Está claro que para obras avulsas, de interesse duvidoso, há sempre verba disponível para esbanjar e para encher sacos azuis, mas para o que é realmente de interese público tem de se fazer um peditório ao mecenato que nem sempre está "impostamente" disponível.

Um abraço raiano

vinte e dois disse...

Em relação à Net, apregoam a torto e a direito que é a mais barata da Europa... tudo bem, e vamos comparar ordenados para ver se realmente é a mais barata? ;)

Isabel Filipe disse...

"...

com o desemprego que grassa por aí, é mais um exemplo concreto da excelente visão dos nossos amigos do poder,
..."

como sempre um optimo texto ...
é infelizmente a nossa realidade

boa semana
bj

ALG disse...

A culpa caro Barão é toda nossa, que assitimos impávidos e serenos, a tudo isto, a este desmoronar de um País cada vez mais atrasado!
Um abraço e boa semana.

RCataluna disse...

Exactamente!

Nem mais!

Abraço!

susana disse...

Não me importava nada de pedir transferencia para um museu e deixar de aturar aquela escumalha com quem trabalho....era já hoje! Adoro arte, seria jumtar o útil, ao agradável. Se houvesse um museu em Braga que me aceitasse, era já hoje, xauuuuuu pescas! Talvez isso seja, porque trogloditas como somos, nem visitamos museus, então eles acham que nem merece apena ter alguém lá, para estar ás moscas!
Tenho lá um post dos que gostas!
beijos miss

Anónimo disse...

Caro Barão,
Mais uma vez brindou-nos com uma pérola do seu pensamento. Efectivamente, a situação que relata é de ficar abismado: num país de iliteracia e analfabetismo (sim!), deixar os museus neste estado é um crime!
Quando é que Portugal assume os seus valores culturais?
Um abraço

Isa Maria disse...

se eles, os ministros com letra pequena, saõ uns incultos, porque deveriam preocupar-se com a cultura? é tudo só fachada. e o ior é que a oposiçã são iguais a eles, por isso se mantêm de boca fechada.
jinhos meus

Anónimo disse...

É uma vergonha! Conheço pelo menos duas pessoas com formação na área da museologia que estão desempregadas e ansiosas por encontrarem trabalho na sua area de especialidade!
Uma chatice!
Beijinhos

BlueShell disse...

O teu texto é riquíssimo....gostei da ironia!mas é pena que assim seja!
Adorei as tuas palavras lá no meu canto: o meu muito obrigada!
beijo-te
BShell

Andreia disse...

Pois é, que interessa a cultura se vamos ter outro aeroporto... Ohbalhamedeusss... :S

eu mesma! disse...

não votaram neles? agora aguentem-se!

Belzebu disse...

Eu já suspeitava que a cultura era o parente mais pobre da nossa governação, mas isto ultrapassa todos os limites! Realmente também estranhei o silêncio de todos aqueles que não perdem nunca, uma oportunidade de criticar e isso ainda me preocupou mais.

Se estivessemos a falar de um problema relacionado com futebol, aí sim, o país entrava em estado de sítio!

Enfim! Saudações infernais!

Aragana disse...

BRilhante... qualquer outro termo não seria melhor!
Verdadeiramente brilhante!

LOl

RIR é o melhor remédio.

SoNosCredita disse...

"má gestão" acho que explica muita coisa, se não tudo!

Anónimo disse...

a cultura purtuguesa já tá encerrada há muito tempo!
http://jeremyspoken.blogs.sapo.pt/

antónio paiva disse...

.....................

ora meu caro

mas sabemos muito bem fazer de conta

é nisso que somos mesmo muito bons!

....................

Abraço

_+*Ælitis*+_ disse...

Parece ter sido uma reportagem de qualidade!! e que pena que o patrimonio que poderia dar tanto emprego estar assim tão mal empregue...

obrigada pela visita ao meu blog :) e desculpa pela minha ausencia tão demorada... mas nao tinha internet em casa, mas agora estou de volta!

Beijos enormes!

Elite