segunda-feira, dezembro 18, 2006

Monstros e Mostrengos, Diabos e Diabretes, Tiranos e Tiranetes.

O Século XX foi fértil em monstros, que levaram multidões ao êxtase e ao extermínio, uns melhores outros piores outros nem por isso, existe porém uma barreira cronológica que permite classificar estas aberrações, essa barreira é a Segunda Guerra.
Até 1945, aparecem os grandes monstros, Estaline e Hitler. Os mostrengos, Franco e Mussolini e o tiranete Salazar, fizeram e ainda fazem a delícia dos historiadores e de quem gosta de história, para além da paranóia e das personalidades atormentadas, alguns destes homens eram verdadeiros doentes mentais, curioso que de todos só Salazar desponta como alguém intelectualmente capaz, sendo que os outros eram todos um pouco limitados.
A seguir à guerra, a libertação traz a Guerra-fria, surge a mais longa e distinta lista de tiranos e tiranetes regionais, verdadeiros mostrengos homicidas, capazes das mais torpes vilezas. Os europeus assistiram ao aparecer, sob o patrocínio do antigo papão vermelho, tiranetes vários do quilate de um Ion Ceausescu na Roménia, de um Enver Hoxa na Albânia ou de Erich Honecker, na antiga RDA, rapaziada que levou os países que tiveram a infelicidade de os aturar, à beira da ruína. Á Polónia tocou em sorte, Wojciech Jaruselzski, todos se recordarão ainda de Lech Walesa e dos Estaleiros de Gdansk, bem como do Solidariedade, menos conhecidos serão Dimitrios Ioannides da Grécia ou o Arcebispo Macários do Chipre. Em comum o facto de todos terem cometido todo o tipo de atropelos à dignidade do Homem.
África viu também nascer no seu seio dos mais cruentos e sanguinários monstros da segunda metade do Século XX, recordemos Idi Amim e Milton Obote do Uganda, Jean-Bédel Bokassa da antiga Republica Centro Africana, Haile Mariam Menghistu da Etiópia, Hissène Habré do Chade, Ibrahim Babangida da Nigéria, Felix Houphouet-Boigny da Costa do Marfim e o talvez mais famoso Muhamar Kadaffi da Líbia, entre uma longa lista de homicidas cleptomaníacos e desvairados.
Relembre-se os monstros asiáticos, Mao Tsé Tung da China, um assassino lunático, Pol Pot do Cambodja, um monstro sedento de sangue, Thojib Suharto da Indonésia mais um cleptomaníaco, Nursultan Nazarbayev Khazakhstan o amigo do Borat, Ruhollah Khomeini do Irão, a tal criatura desprezível e macilenta que sob aquele ar de ancião frágil escondia toda a demência de uma besta sanguinária, Ferdinand Marcos, outro excelente exemplo da pirataria de Estado e porque não para terminar a secção asiática, Saddam Hussein por demais conhecido.
As Américas também não ficaram indemnes, de Pinochet no Chile a Somaza na Nicarágua, passando por Alfredo Strossner do Paraguai, Papa Doc e Baby Doc e os seus Tonton Macoute do Haiti, misturando feitiçarias e política. De Humberto Branco do Brasil, a Fulgêncio Batista e Fidel Castro de Cuba ou Jorge Videla da Argentina.
A esta longa lista de loucos assassinos que em maior ou menor grau cabem aqui ainda muitos mais que por exiguidade de espaço não serão referidos, existe porém um denominador comum todos eles foram criados alimentados, treinados, financiados, armados e posteriormente abandonados por uma das grandes potências da altura, os Estados Unidos ou a antiga União Soviética.
Neste capítulo os Estados Unidos levam a melhor sobre os seus antigos inimigos, actuais amigos assim, assim. A “Pax Americana” produziu os mais insignes monstros do Século XX, quem armou e alimentou e treinou, Saddam, Amin, Papa Doc, Batista, Videla, Pinochet, Somoza, Marcos, Boukassa, Suharto, Strossner, entre outros, quem foi? Adivinharam! Foram os Estados Unidos, a rapaziada de Langley, andou numa roda-viva nos últimos 50 anos, promovendo tiranos, branqueando as monstruosidades dos seus protegidos e vendendo-lhes armas. Isso ou minando os governos que por um outro motivo não interessavam, treinando e financiando guerrilhas, fornecendo apoio logístico e armamento, durante a nossa guerra colonial os Estados Unidos vendiam armamento secretamente a Portugal, à Unita, à UPA ao MPLA e à Renamo.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

35 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Excelente texto. A qualidade de sempre.


(O último parágrafo, mal comparado, claro! é assim como o senhor da mercearia da esquina. vende a 'gregos e troianos'!)


Um Beijinho. Boas Festas. (se for de festas, que hoje em dia já não sabemos bem o que havemos de dizer) :)

Wellvis disse...

...Como escreveu José Simão na FOLHA DE SP "vamos fazer um minuto de garglhadas pela morte de Pinochet" Muito bom texto. Um abraço

P.S. E "tiranete" foi mesmo hilário.

eu mesma! disse...

um texto excelente como sempre! este para além disso, mostra-nos os teus enormes conhecimentos sobre os mentecaptos tiranóides que existem ou existiram. Devo confessar que não me tinha apercebido que eram tantos e de alguns nem nunca tinha ouvido falar...

Andreia disse...

Andam por aí esses monstrengos disfarçados...

José Manuel Dias disse...

...mt interessante...Abraço

Mariazinha disse...

São os seres humanos no seu pior, o
mal é que nunca se aprende e a História repete-se.
Boa semana, um abraço.

ruth ministro disse...

Excelente, como já é habitual por aqui...

Beijinhos e boa semana :)

Anónimo disse...

Ó Barão tens aqui uma extensa lista dos maiores patifes do mundo, uma lista dos maiores inimigos da Humanidade. Alguns deles, como o mais recente Augusto Pinochet morreram com as mãos cheias de sangue das suas vítimas, sem serem julgados e condenados. É este o nosso mundo. Um abraço

naoseiquenome usar disse...

O sórdido mundo subjacente, mais ou menos oculto...

Adorei o "tiranete" ! :)

Unknown disse...

Pessoa como tu deviam ser obrigadas a escrever sempre trazes sempre coisas fantásticas. Parabéns. Beijinho

Savonarola disse...

Caro Barão,
Os meus parabéns por este post, da mesma e sempre elevada qualidade a que nos habituou. Acredito que, de facto, nenhum tirano foi colocado no poder por mera vontade do povo: porque iria este escolher um opressor? O tirano - embora possa ter sido escolhido, por exemplo, na pele de "salvador" - impôs-se. À história, à vontade dos povos. No entanto, manteve-se sempre com uma "ajudinha". Por exemplo: a dos States, não é?
Um abraço e obrigado pelo link

Leonor disse...

ola barao.
será que os ditadores são limitados intelectualmente?
repara... eles tem o poder na mao e conservam-no por meios que parecem resultar. se sao humanos, isso é outra historia.
acho eu.

abraço da leonoreta

isabel mendes ferreira disse...

a tua lucidez de sempre.

a excelência.



_________________

obrigada

Barão.


por tudo...:))))


beijos.


Piano/Ysa

Cucagaio disse...

Sempre existiram, e sempre vão existir. É a dura realidade. Podem adoptar formas diferentes, outros nomes, não interessa, porque no essencial, eles vão andar por aí.

Luna disse...

monstros sempre existiram na historia e sempre vão existir, e os cordeirinhos também continuam a habitar a terra
beijos

Pelos animais disse...

achei que gostarias de saber que já publiquei um novo post no "Somos Pelos Animais de Almeirim"...
espero que desta vez respondam ao meu apelo...

RCataluna disse...

Sei que digo sempre a mesma coisa. Já sabes o que penso sobre a tua escrita. É mais do mesmo. E ainda bem!

Abraço e boa semana!

Cristina disse...

............♥
...........***
..........*****
.........*Feliz*
........*********
......************
.....******Natal****
....****************
...******************
..********************
..........****
..........****
..........****

Um feliz Natal para ti, e para todos que te são queridos,
Um beijinhu sincero...

antónio paiva disse...

...............
continuamos rodeados de monstros e monstruosidades
...............

Abraço Barão

Dad disse...

Desejo-te um feliz Natal!
Beijinho,

Anónimo disse...

È SÁDICO demais lembrar estes maus momentos da HISTÓRIA MUNDIAL nesta época festiva que atravessamos.
Mas que se passou passou e não tenhamos dúvidas que os que mencionástes são autenticos ASSASSINOS.
BOAS FESTAS
BOM NATAL
touaqui42

Diogo disse...

Excelente post.

Anónimo disse...

Na lista que apresentas esqueces o "artista"Ben Laden,um produto Made In USA.O veneno que lhe deram foi tanto,que ainda sobrou algum para eles...Mas é bom que o pessoal não se esqueça,que no dia 6 de Agosto de 1945,um aviãosito chamado Enola Gay,mandou um presente com a alcunha de Little Boy,para as cidades japonesas de Hiroxima e Nagasaki,causando "só" um numero aproximado de 150 mil vitimas.A PRIMEIRA BOMBA ATOMICA.
Estes senhores no campeonato dos Pol pot,Pinochet(já agora a terra lhe seja leve,como as Portas do Sol),Saddam e outros "Crakes" eram sempre campeões.Amigo Barão umabraço e continua.Abril

Anónimo disse...

Uns são monstros, outros mostrengos ou tiranetes. Ou ainda mafarricos! Ainda assim há diferenças, não se pode comparar Salazar a Saddam ou a Bin Laden.Poupem-me!
Enfim, tiranos não faltam. Mas nesta quadra natalícia, respiremos fundo e lembremos a existência de inúmeros seres humanos grandiosos. Se começasse aqui a mencioná-los, levava uma eternidade...

antónio paiva disse...

...............
gosto deles, depois de mortos
..............

Abraço Barão

Francis disse...

Grande verdade, mon ami. Grande verdade!!!

sem-comentarios disse...

Monstros e mostregos ....andam tantos por aí.

Excelente post!

Boas festAS***

A Sonhadora disse...

Assino por baixo em tudo o que aqui dizes....não há duvida que o mundo sempre esteve e está cheio de esquizofrénicos....só que uns andam + ou - adormecidos e os outros quando entram em delirios......fazem de nós todos o que lhes apetece...
Um abraço de amizade e espero, que pelo menos nesta época todos nos lembremos, que o que é preciso é nós próprios sermos felizes....
Beijinhos da sonhadora

ruth ministro disse...

Deixo os votos de Boas Festas :)

Beijinhos

Diabólica disse...

Excelente texto, como aliás já vi ser apanágio desta tua "casa".

Passei para te desejar um santo e feliz natal.

Tudo em grande, afinal esta quadra tem que ser digna do "nosso barão de serviço"!

Beijos.

jaime fernandes disse...

Amigo Barão

Desejo, para si e para os seus, um Natal de Paz e um 2007 Feliz (pelo menos livre deste género de gente)

Um grande abraço

O Micróbio II disse...

UM SANTO NATAL E QUE 2007 SEJA DE FACTO UM "ANO ÍMPAR"...

Mac Adame disse...

Realmente... ao pé destes até o Sócrates é um amigalhaço.

Klatuu o embuçado disse...

__________FELIZ NATAL__________

____________$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
__________$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
________$$$$___$$$$$$$$$$$$$$$___$$$
______$$$$______$$$$$$$$$$$$______$$$$
____$$$$$________$$$$$$$$$$________$$$$
___$$$$$__________$$$$$$$$___________$$$$
__$$$$$____________$$$$$$____________$$$$$
_$$$$$$____________$$$$$$$____________$$$$$
_$$$$$$___________$$$$$$$$$___________$$$$$$
_$$$$$$$_________$$$_$$$_$$$_________$$$$$$$
_$$$$$$$$______$$$$___$___$$$$______$$$$$$$$
_$$$$$$$$$$$$$$$$$___$$$___$$$$$$$$$$$$$$$$$
_$$$_$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$_o$$
_$$$__$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$__$$$
__$$$__$'$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$__o$$$
__'$$o__$$__$$'$$$$$$$$$$$$$$'$$__$$_____o$$
____$$o$____$$__'$$'$$'$$'__$$______$___o$$
_____$$$o$__$____$$___$$___$$_____$$__o$
______'$$$$O$____$$____$$___$$ ____o$$$
_________'$$o$$___$$___$$___$$___o$$$
___________'$$$$o$o$o$o$o$o$o$o$$$$'
______________'$$$$$$$$$$$$$$$$$$

JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA!!!!!!!

Anónimo disse...

E como foi possivel milhares de pessoas obedecerem às ordens desses monstros? Na sua maluqueira têm um poder manipulador muito grande!
Beijinhos meu amigo