segunda-feira, novembro 20, 2006

O Reino do Faz de Conta

Uma vez, era um reino, que ficava à beira do mar oceano, semeado de criaturas estranhas e muito, muito complicadas. Neste reino existiam muitos tipos de criaturas, umas menos boas outras assim e outras do piorio, neste reino reinava em real reinação um rei que não era rei excepto quando tinha o bolo, o tal das migalhas do bolo-rei.
Este reino tinha várias ilhas, numa delas habitava um Ogre-papão, que dominava toda a ilha e desatava a desancar e a enxovalhar toda agente por dá cá aquela palha, ninguém o conseguia ou queria meter na ordem, por várias e ridículas vezes o Ogre-papão havia dito cobras e lagartos deste ou daquele fulano, vilipendiado sicrano e arrasado as instituições do reino, no entanto, por artes de poderes encantatórios o Ogre-papão sempre conseguira que os papalvos de quem ele dizia as maiores barbaridades, lhe fossem comer à mão, aparecendo nos ecrãs da Televisão do reino como se fossem os maiores amigos do mundo, entrementes anteriormente, havia arrasado o elfo chamando-lhe tudo quanto era mau.
O último tinha sido o Elfomendes, uma criatura pequenina e irritadiça, uma espécie de grilo da consciência do partido a que pertencia o Ogre-papão, este elfo subira ao poder, e sentira-se o maior, no entanto quando o Ogre-papão, a propósito do anunciado corte nos dinheiros do erário público que alimentam as suas ruinosas prestações, se inflamou, soltando chispas de fogos pelas narinas, o Elfomendes ao invés de o colocar no sitio, preferiu ir-lhe beijar a mão, abanando o rabinho e curvando-se perante o Ogre-papão, que uma vez mais não perdeu a ocasião para achincalhar tudo e todos excepto o elfo, do qual revelou ser o seu mais insigne e dilecto amigo.
Mais uma vez alguém se vendera a interesses comezinhos e medíocres, mais uma vez o líder do partido do Ogre-papão, se rebaixara e engolira em seco, o Ogre devia estar a rir a bandeiras despregadas, como era possível que ele um simples Ogre de uma ilha perdida no meio do mar oceano, conseguisse por em sentido todos os líderes do seu partido, que cambada de vermes sem espinha, fazia deles o que queria, nem o actual chefe do reino quando outrora ainda líder do partido do Ogre-papão conseguira fazer nada, o Ogre ria muito, na sua voz cavernosa, queimado pelos charutos cubanos, apesar de detestar cubanos, e pelo bagaço, que ao que dizem o Ogre tem uma queda para o copo, coisas da vida, não há bela sem senão e ao que consta este Ogre é um belo dum beberrão.
O Elfomendes, ao ir, miseravelmente prestar vassalagem e fazer o beija-mão ao Ogre-papão, dera mais um exemplo de tibieza e fraca qualidade que os líderes destes partidos demonstravam, prestava um péssimo serviço ao reino e ao seu partido, mas confiado em que a memória é curta lá seguia a fazer de conta que mandava alguma coisa, realmente excelente exemplo de futuro líder de um reino que nem um pelintra beberrão de uma ilhota miserável consegue por na ordem.
Quando fossem as eleições para chefe dos elfos, Elfomendes ganharia, seria eleito o Elfo-mandão, sendo mais um excelente exemplo do tipo de nulidades que fazem de conta que governam neste Reino do Faz de Conta.

Um abraço, deste vosso amigo
Barão da Tróia

32 comentários:

Francis disse...

A analogia é simplesmente... perfeita :-)
Esse Ogre é a prova viva da razão do Ditado: Em terra de cegos, quem tem olho é rei!
Um abraço!

João Moutinho disse...

O Elfomendes é papado pelo Ogre.
Afinal a Cicuta não ficou entregue a quem sera esperado.

Prof disse...

Só tenho um pequeno reparo a fazer à tua história: os elfos são seres superiores e inteligentes e tais epítetos não cabem à personagem por ti descrita.
Uma boa semana!

A Sonhadora disse...

Os Ogres estão-se a clonar...kkkkk
Uma semana radiosa para ti...
Beijão da sonhadora

Andreia disse...

Pois...

Boa semana!

V.P. disse...

Oi!!! Já não venho aqui a algum tempo, passei para dar um beijinho e uma óptima semana!!!

Miguel disse...

Ehhehe! Bem visto!

Caciques locais... Não está o reino cheio deles?

Alexandra disse...

está optima.....mas eu não queria viver neste reino.

beijocas

Mixikó disse...

Muito bem visto...O REINO DO FAZ DE CONTA...todos os dias temos provas vivas desse reino, chamado Portugal...beijinhos

P.S. Elfomendes...ehehehehahahahah...masElfos irritadiços???lol...

"Os Elfos seriam imortais e imutáveis de forma que viveriam para sempre, contanto que a terra vivesse. Eles nunca saberiam o que era a doença e pestilência, mas seus corpos estariam como a terra em substância e poderiam ser destruídos. Eles poderiam ser mortos com fogo ou poderiam ser mortos na guerra, poderiam ser assassinados e até mesmo morrer de grande aflição. O seu tamanho seria igual ao dos Homens que ainda estavam para despertar, mas os Elfos seriam mais fortes em espírito e em corpo e não ficariam fracos com idade, apenas mais sábios e justos".

isabel mendes ferreira disse...

vim "buscar" o meu abraço....


__________________




e tres.ler. o excelente texto.

Isabel Magalhães disse...

É sempre um prazer ler-te.:)





deixo um abraço.
I.

Tales da Gardunha disse...

Bela parábola...

Tales da Gardunha disse...

Bela parábola...

deep disse...

Bela alegoria!

Nos últimos dias tenho dito muitas vezes que estamos num país de faz de conta... estou mais descansada: afinal, não é delírio meu!

Araj disse...

Esse Ogre e o outro Ogre do futebol (Binbo da Costa) no início as suas “bocas” até tinham alguma piada, agora não passam de piadas de mau gosto… ainda não se aperceberam que vozes de burro não chegam ao céu

antónio paiva disse...

...................
estimado Barão

conheço tão bem essa história

daqui quase vejo o Ogre
....................


Bom dia

eu mesma! disse...

mais uma vez chamas a atenção para os casos deste Pais de Faz de Contas de uma forma que considero magistral.

beijinhos

ruth ministro disse...

Vim deixar um beijo :)
Excelente texto.

just me, an ordinary girl disse...

Adorei a tua historia mas penso que se chegasse aos ouvidos dos Elfos eles ficariam mesmo muito ofendidos!
:)

Quanto ao Ogre, penso que por causa dele nossos netos se rirão muito de nós: de nossa figura patética, ridicula. e cobarde.

Um beijo e boa semana!

Anónimo disse...

Pois é Barão, os nossos Élfinhos" andam todos assanhados. O elfo-mor de momento passa o tempo a berrar a toda a hora, tal qual um possesso do demónio. Mas se lhe derem um combóinho para matar a birra vai acabar por berrar menos, mas aí já nós estarem bem F....., porque o brinquedo vai desxar os elfinhos pequeninos nas horas da miséria. Espero que não. Boa sorte.

Al Berto disse...

Viva Barão:

Perfeito.
Nessa comunidade de "ogres" parece reinar uma "cândida" solidariedade... a prazo certo.

Um abraço,

Anónimo disse...

Parabens, linda obra de ficção que na verdade é uma realidade de todos os dias, e a talho de foice, caro Barão cá da Rua e da Tróia, para quando um livro, isso é que era tabaco, e se fôr necessário alguma ajuda conta comigo.

Pelos animais disse...

Foi criado um novo blog... em nome dos animais de almeirim... o objectivo é tentar criar uma entidade que ajude os nossos bichinhos... tudo o que queiram divulgar acerca de animais basta dizerem... ou então ajudem-me nesta causa e publiquem o blog comigo....
obrigado...
espero que divulguem o blog...bo

Diogo disse...

O Reino da Informação do Faz de Conta:

Target: USA – Alvo: Estados Unidos

Durante um dia inteiro, a CNN fez um levantamento de todas as situações em que poderiam ocorrer ataques terroristas nos Estados Unidos, programa a que deu o nome de: «Target – America». Jon Stewart, do Daily Show, com um humor excepcional dá-nos os pormenores.

Jon Stewart:
- Portanto o que a CNN nos está a dizer é que somos vulneráveis em todo o lado. O perigo está circunscrito a localizações geográficas. Vocês sabem: lugares.

Vídeo – 4:32m

Rosario Andrade disse...

Bom dai Barao!
Simplesmente deliciosa esta tua capacidade de tranformar as tragedias em comédias!!!!... ejeheheheheh
Bjicos

Dafne disse...

Olá
Vim aqui ter a este cantinho e gostei de conhecer este Barão de Troia. Não és nada um gajo chato...lol.
Bastante interessante....
Uma boa semana...

BlueShell disse...

Gostei de ler.

Um Beijo ternurento
BShell

Eric Blair disse...

quando for grande quero ser ogre-papão

Anónimo disse...

interessante...a registar.

maresia disse...

na fogueira está quentinho ;)

Anónimo disse...

No reino do Faz de Conta ...
Tudo pode acontecer
e, como por Magia...
Vinda do Reino da Noite
o vento soprou num acoite
e me trouxe a naufragar...
a este teu Mundo de encantar ...
...
Bjs
Mel

Anónimo disse...

O ogre de Bele´m já tomou uma decisão: a data do referendo do aborto que vai ser dia 11 de Fevereiro